06 janeiro 2010

Opinião: Horizonte vermelho

Com o ano terminado e a primeira volta a uma jornada do fim e enquanto os clubes vão ajustando os seus planteis, comprando e vendendo ou dispensando jogadores, pode-se fazer uma ligeira análise aos principais clubes.
O SP Braga é até agora o clube com melhores resultados, sendo também a grande surpresa do campeonato. O Braga tem vindo a crescer de uma forma sustentada, de época para época, não tendo semelhanças com o Leixões do ano passado, que após um bom campeonato vendeu os seus principais jogadores, sem se acautelar com reforços à altura. O Braga venceu o Sporting, o Porto e o Benfica e pode por isso ser considerada a melhor equipa até a este quase fim da primeira volta. Os seus principais jogadores têm sido o guarda redes Ricardo, os médios Hugo Viana e Andrés Madrid e os avançados Meyong e Alan. Já sem João Pereira, rapidamente substituído por Miguel Garcia, o Braga irá dar muita luta ao Benfica e ao Porto, tendo a vantagem de já não estar a competir na Europa, o que lhe poupará a sobrecarga de jogos e viagens.

O SL Benfica tendo embora perdido com o Braga e tendo sido afastado da Taça de Portugal pelo Vitória de Guimarães, tem sido a equipa mais espectacular do campeonato, com trinta e oito golos marcados e nove sofridos. Tem grandes assistências no seu estádio e faz com que outros clubes também as tenham quando o Benfica a eles vai. É o responsável por a média de assistências no nosso futebol não se ter ressentido da crise em que vive o país e os golos dos seus jogadores são comentados no mundo do futebol. No entanto está longe de poder ser considerado o principal candidato ao título. A motivação extra de todas as equipas que defrontam o Benfica, sendo o Olhanense o maior exemplo, o desgaste provocado pelos jogos internacionais e respectivas viagens, tanto ao serviço do clube como das selecções e o tipo de futebol de risco que a equipa pratica, aliado à incapacidade de virar resultados que tem mostrado, levam-me a pensar que a luta vai ser muito dura mas, claro que entendo que os benfiquistas devem ter grande esperança e que devem continuar com o enorme apoio que têm dado à equipa. Acrescente-se que se não fosse a protecção que o Porto teve no princípio do campeonato, o Braga seria agora o nosso único adversário para o título. Destaque na equipa para Cardozo, David Luiz, Ramires e Saviola. Mas manda a verdade dizer que quase toda a equipa se tem portado muito bem.
O FC Porto, como é hábito começou um pouco indeciso e à procura do estilo de jogo apropriado. Isso deve-se à venda todos os anos de jogadores fulcrais que não têm substituto à altura, obrigando o treinador a apalpar terreno à procura do conjunto mais eficaz. Como de costume também, o Porto foi durante esse período protegido pelos árbitros, escapando quase incólume a esse período de adaptação. Agora já estabilizado o Porto apresenta uma equipa muito forte do ponto vista físico, com alguma técnica mas pouca imaginação. Também acho que Jesualdo não tem grande capacidade de leitura de jogo hesitando muito até tomar decisões. Evidentemente, o Porto é um grande candidato ao título e tem grandes jogadores com Hulk, Falcão, Rodriguez e Bruno Alves, que seria um óptimo central caso fosse menos violento e maldoso.
Quanto ao SC Portugal, é difícil analisar uma equipa que, quase com o mesmo plantel, está muito abaixo da época passada, tendo já mudado de treinador. O Sporting por razões que desconheço desmoralizou, desmotivou-se, perdeu o apoio dos seus adeptos sendo penoso para a equipa jogar no seu próprio estádio. Precisa desesperadamente de um bom resultado fruto de uma grande exibição, que relance a moral do grupo, permitindo uma maior auto-confiança. Dos jogadores do Sporting refiro apenas Liedson, também afectado pelo ambiente à volta da equipa, não estando a ser esta época o ganha-pão do Sporting. Desejo-lhe rápida recuperação.
Quanto aos jogos disputados, temos uma vitória normal do FC Porto sobre a Oliveirense no tal jogo para a Taça de Portugal que estava para ser disputado antes do Porto – Chelsea. Apesar da desproporção de forças o Porto não dispensou o apoio da equipa de arbitragem, o que também é normal.
Nos jogos da taça da Liga disputados pelos três grandes o maior destaque vai para a vitória do Sporting sobre o Braga. Foi a primeira derrota da época do Braga perante os maiores clubes e há a destacar o grande golo de Miguel Veloso. Talvez o Sporting estabilize a partir deste jogo.
O Benfica venceu o Nacional mas fez uma má exibição, tendo o clube madeirense merecido que o jogo terminasse empatado visto que até foi o primeiro a marcar. Foi um golo limpo, que foi mal anulado. Não gosto de ver o Benfica ganhar assim, claramente beneficiado pela arbitragem. Valeu ao menos não haver agressões no túnel, o que talvez mostre que os jogadores do Nacional poderão ser piores jogadores mas terão melhor formação cívica do que outros de outro clube... É que ao que parece não foram só Hulk e Sapunaru!
O Porto venceu o Leixões com uma equipa em que só Varela e Álvaro Pereira são titulares e Varela nem sempre. Foi agradável de ver a reacção do Leixões na segunda parte, mas quando não se acerta com a baliza...
Que o Ano Novo nos traga bons jogos e que a nossa selecção faça com que nos orgulhemos dela. Feliz Ano Novo para todos.



3 comentários:

  1. o Bruno Alves ao lado de outro que joga de ENCARNADO é um gatinho

    ResponderEliminar
  2. Lá isso é verdade. LOl
    Quanto aos jogos, tirando os 50 casos do jogo do Benfica, tudo foi normal.

    ResponderEliminar
  3. "os jogadores do Nacional poderão ser piores jogadores mas terão melhor formação cívica do que outros de outro clube..."

    *cofobenficaestásempreenvolvidocof*

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...