21 outubro 2009

Opinião: Horizonte vermelho

Esta foi uma semana boa para o futebol nacional. Portugal conseguiu o apuramento para o play-off e já se sabe que o irá jogar contra a Bósnia, equipa em princípio muito acessível. Ocorreram também jogos da taça de Portugal, sem grandes surpresas mas, pelo menos num jogo, com muito entusiasmo.
Portugal – Malta : Com o estádio do Guimarães cheio de adeptos a apoiarem a selecção nacional, a nossa equipa fez um bom jogo, sem deslumbrar, mas sempre segura no comando da partida. Com o primeiro golo marcado muito cedo por Nani, a selecção foi dispondo de algumas oportunidades para fugir ao desconfortável resultado de um a zero, mas só ao fim da primeira parte, Simão deu mais confiança aos portugueses ao marcar o segundo golo. Quanto ao jogo em si, não houve grandes jogadas nem grande destaque para qualquer jogador português, mas Portugal jogou o suficiente para se ver que não está tão dependente de Cristiano Ronaldo, ausente por lesão, como muita gente pensava. Em minha opinião, Ronaldo embora seja um grande jogador ainda não tem o sentido táctico que permita que a equipa em que jogue tenha o melhor aproveitamento das suas jogadas. Simão voltou a marcar e desta vez Liedson ficou em branco mas o seu empenho é inquestionável e bem merece ser titular. Aguardemos então pelos jogos com a Bósnia, com confiança mas também com prudência, sabendo que a nossa presença na África do Sul é cada vez mais provável.
Na Taça de Portugal vitória dos três grandes mas com grandes diferenças na forma de a atingirem.
Monsanto – SL Benfica : Mais de que um jogo de futebol, o Monsanto – Benfica foi um grande acontecimento social, desportivo e económico para o distrito de Santarém, só possível graças ao entusiasmo que a grande massa de adeptos do Benfica sente pelo clube. Mesmo sabendo que alguns dos craques não iriam jogar os adeptos do Benfica, alguns também do Monsanto, encheram o estádio municipal de Torres Novas fazendo uma festa da taça num jogo que decorreu com toda a correcção. Este ano com o Glorioso tem sido assim, aonde vai o Benfica ganha o clube visitado com a receita que consegue, ganha o comércio local com a afluência de visitantes e ganha o futebol com os bons espectáculos que o Benfica tem proporcionado pelo país. E, claro, ganha o Benfica que tem vindo a conquistar vitórias sem precisar dos favores de ninguém. Quanto ao jogo em si, destaque para o regresso de Moreira, que defendeu bem o pouco que teve de defender, para Filipe Menezes que marcou um grande golo abrindo caminho para a vitória e para os do costume, David Luiz, Fábio Coentrão, Carlos Martins, etc. A equipa do Monsanto jogou com grande desportivismo e só baqueou nos últimos vinte minutos de jogo. Que tenha sorte no seu campeonato pois bem merece.
FC Porto – Sertanense : Mais do mesmo neste jogo em que o Porto já está a ganhar por dois zero aos dez minutos de jogo mas que mesmo assim não prescinde dos favores da arbitragem que perdoou um penalti contra o Porto e expulsou um jogador Sertanense de uma forma muito forçada. Assim se vai criando uma habituação que leva a quase parecer normal o Porto ser protegido. Aliás basta comparar a indignação de quem joga contra os outros clubes e se acha prejudicado e a forma conformada e submissa com que se expressam quando isso acontece a favor do Porto.
Sporting – Penafiel : Num mau jogo de futebol praticado num mau relvado o Sporting conseguiu passar a eliminatória mas mais uma vez sem convencer os seus adeptos. Embora tenha enviado uma bola ao poste e outra à trave durante o primeiro tempo, o que mostra que nem a sorte ajuda a equipa, o Sporting só marcou quando a defesa do Penafiel teve uma falha muito bem aproveitada por Liedson, sempre ele. Depois do golo os leões sacudiram um pouco a pressão, marcaram mais dois golos e a sua vitória é justa mas fica a sensação que falta confiança e motivação aos jogadores. Angulo continua a decepcionar, fazendo lembrar Pablo Aimar quando chegou ao Benfica. Desde então o jogador foi subindo de forma sendo já de novo jogador da selecção do seu país. Para bem do Sporting oxalá o mesmo aconteça com Angulo. Mas nem tudo é mau, Veloso, Vukcevic, Moutinho e Liedson mostram atitude de verdadeiros leões evitando males maiores para a sua equipa. Quanto à defesa, felizmente não teve muito que fazer neste jogo... Muito bonita a atitude de Liedson ao ajudar um jogador do Penafiel que estava com cãibras mesmo com o jogo a decorrer.
Esta semana temos a Europa dos clubes. Força clubes portugueses!!!

Horizonte Vermelho: Opiniões anteriores

2 comentários:

  1. Passando mais do que com pressa, estou atrasado, mas com tempo de deixar um abraço ao amigo.
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderEliminar
  2. Nada de novo nesta eliminatória da taça. Benfica, Sporting e FC Porto venceram com justiça.
    Estamos a porta dos jogos europeus e penso que muita coisa poderá começar a ficar resolvida esta semana.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...