15 setembro 2009

Opinião: Horizonte vermelho

Voltou o campeonato, com muitos golos e algumas goleadas e entretanto Portugal mantém a esperança num apuramento milagroso.
Hungria – Portugal: O futebol tem destas coisas, com a Dinamarca que é uma boa equipa, jogámos bem e empatámos e a seguir fomos à Hungria jogar contra uma equipa fraquíssima e ganhámos jogando mal. O primeiro e único golo foi marcado muito cedo e deveria ter dado confiança e motivação para a selecção ir à procura de um resultado mais de acordo com a diferença de qualidade entre as duas selecções. Nada disso, Portugal seguindo a teoria de Queiroz, de que é preciso é não sofrer golos, passou a deixar correr o tempo, contra uma equipa que embora estando a perder em casa também não se esforçou muito para marcar golos. Assistiu-se assim a um mau jogo, que só animou um pouco quando a Hungria quase no fim do jogo esboçou uma pálida atitude ofensiva, que embora fraca ainda assustou Portugal. Se por acaso a Hungria tivesse então marcado, lá se ia a teoria da contenção e as esperanças no apuramento.
FC Porto – Leixões: O Porto venceu com toda a justiça e o primeiro golo é produto de um lance lindo do ataque portista. Logo a seguir mais um golo, este na sequência de mais um penalti à Porto, isto é, inexistente e que serviu para dar tranquilidade e quebrar a equipa adversária. Não há meio de o Porto ganhar (ou empatar) um jogo sem mácula. Mas, como já referi, o Porto ganhou com justiça e estes casos só servem para esbater o mérito dos seus jogadores. Hulk regressou mas pareceu-me inibido, com pouca iniciativa, temendo talvez ser castigado pelos adversários ou pelo árbitro. Hulk é um jogador que emprega o físico, mas não o acho maldoso, apenas protesta muito e está a aprender à sua custa que em Portugal há árbitros que nem amarelo mostram perante uma falta capaz de partir a perna a um jogador, mas que ficam todos melindrados perante um desabafo do jogador atingido e aí sim, já há cartões com fartura.
Belenenses – Benfica: Mais um bom jogo do Glorioso perante um Belenenses muito fraquinho. Começando a marcar muito cedo através de um grande golo de Saviola, feito de técnica, raça e sorte, o Benfica venceu com todo o mérito, só não marcando mais golos porque só voltou a carregar no acelerador na segunda parte marcando então mais três, o último dos quais com fora de jogo de Ramires. O brasileiro podia ter marcado antes e mostrou que é um grande jogador, que se adaptou rapidamente ao nosso futebol e que ainda tem muita margem de progressão como melhorar a precisão do remate. No oposto está César Peixoto, implacavelmente assobiado pelos adeptos do Belenenses que ainda se lembram da forma indigna como ele foi para o Porto. Sinceramente e com todo o respeito por Jorge Jesus, não sei o que é que ele vê neste jogador. De assinalar o regresso do grande Maxi Pereira, esse sim, um jogador à Benfica.
Sporting – Paços de Ferreira: Jogo muito fraquinho com um Sporting muito confuso, criando muito poucos lances de golo e com uma defesa muito insegura. A defesa é mesmo o sector mais fraco do Sporting com laterais que não defendem nem atacam bem. O central Carriço é um bom jogador, daqueles que não enganam, mas às vezes nota-se que está ainda muito “verde”. Felizmente Liedson “ is back in the business”, perdoem-me o estrangeirismo e com ele volta a eficácia atacante e também a primeira linha de defesa dos leões. Mas é pouco e o Sporting quase de certeza terá de ir ao mercado de Inverno, isto se ainda valer a pena.
Temos esta semana vários clubes em provas europeias. Boa sorte para todos excepto para o que corrompe o nosso futebol. Mas nada dura para sempre e ainda virá o tempo em que também desejarei a melhor sorte a esse clube.
Por ultimo uma referência a uma notícia que surgiu esta semana: A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, entre duzentos clubes avaliados, considerou o Sport Lisboa e Benfica o nono clube mais importante do século XX. Os clubes portugueses que vêm a seguir estão em vigésimo nono e em quadragésimo sétimo. Nem vale a pena dizer mais nada.

Horizonte Vermelho: Opiniões anteriores

1 comentário:

  1. Não compreendo porque se bate sempre no mesmo. O video da onda azul foi bem metido.
    O benfica este fim de semana fez dois golos de fora-de-jogo e um de bola parada de falta inexistente e depois os arbitros estão com porto?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...