14 setembro 2009

Directo do Brasil

Por Felipe Moraes

É incrível como o Brasileirão tem ficado mais disputado a cada rodada. Nesta, de número 24, tropeços dos líderes deixaram a diferença do topo, ocupado pelo Palmeiras, para o 4º colocado, Atlético Mineiro, ficou em míseros quatro pontinhos.

Líderes
O líder jogou contra o Vitória, no Barradão, e saiu de lá derrotado por 3 a 2. Ainda assim, graças ao triunfo do Cruzeiro sobre o Internacional, no Beira-Rio, continua líder. Como mostra o levantamento do jornalista Paulo Vinícius Coelho (aqui), o Verdão é o pior líder da história dos pontos corridos, quando se considera a campanha até a rodada 24. Uma evidência irrefutável do equilíbrio deste campeonato. Pois o 2º e 3º colocados, Internacional e São Paulo, estão a apenas um ponto do 1º e jogando um futebol consistente e sólido, especialmente o clube paulista.

Jogando futebol de líder, eu diria.
No sábado, bateu o Avaí por 2 a 0 e foi beneficiado pelos deslizes dominicais de Inter e Palmeiras. Já a agremiação catarinense, desde que teve sua série imaculada de 11 jogos perdida para o Coritiba, vem em franco declínio: três derrotas seguidas, perda de três posições nesta rodada e 10ª colocação na tabela. O Inter também perdeu, 3 a 2 para o Cruzeiro, e, ainda por cima, em casa. Ainda assim, o futebol de muita plasticidade e força ofensiva (47 gols, o melhor ataque), credencia o time gaúcho a favorito à liderança. O Palmeiras tem muito com o que se preocupar.

Os homens-gol
Adriano e Jonas, um é grandalhão, o outro é dançarino. Em comum, a artilharia, com 12 gols cada. No sábado, Adriano manteve o Sport na 19ª posição com dois gols marcados na goleada por 3 a 0, e mostra fôlego para jogar a Copa de 2010.
Jonas, que marca gols e dança (mal) como poucos neste Brasileirão, ajudou o Grêmio (6º) a vencer o quase-desesperado Náutico, 16º. E o Grêmio, enfim, venceu longe de Porto Alegre. Venceu e já incomoda o Goiás (5º).

E o Fluminense?
Não, hoje vou poupar o lanterna (18 pontos, apenas) e seus fiéis companheiros de zona do rebaixamento, Santo André (17º, 24 pontos), Botafogo (18º, 24) e Sport (19º, 20).

Classificação completa, estatísticas e próximas partidas, aqui.

3 comentários:

  1. O botafogo tambem deixa mt a desejar...

    ResponderEliminar
  2. Jonas já foi considerado o pior atacante do mundo em maio deste ano, mas agora tem se mostrado bastante útilo ao Grêmio. Sorte que ele tem aparecido bem quando Maxi Lopez fica de fora.

    Realmente ele dança muito mal...

    ResponderEliminar
  3. O Maxi Lopez é um excelente jogador e muito útil ao Grémio

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...