28 setembro 2009

Análise: Ligas Europeias


O Chelsea, viu a série de seis triunfos consecutivos na Premier League terminar, com uma derrota por 3-1 na visita ao Wigan. Quem aproveitou foi o Manchester United, que assumiu a liderança da Liga inglesa mercê da vitória por 2-0 no reduto do Stoke City. O Liverpool esmagou o Hull City por 6-1.
Os "blues"somavam por vitórias os jogos disputados na Liga inglesa até ao momento, mas cedo o dia começou a correr mal, quando Titus Bramble cabeceou para o 1-0, aos 16 minutos. Um erro de Chris Kirkland (a bola passou-lhe por baixo das pernas) permitiu a Didier Drogba (47') empatar na segunda parte, mas apenas quatro minutos volvidos, Petr Čech viu o cartão vermelho directo por derrubar Hugo Rodallega na grande área. O português Hilário entrou para a baliza londrina, mas não defendeu o penalty do avançado colombiano. Paul Scharner selou a derrota do Chelsea, ao acorrer a um cruzamento de Maynor Figueroa, já em período de descontos e com o adversário reduzido a nove jogadores (Ashley Cole saiu lesionado).
O United, aproveitou o deslize do Chelsea com uma vitória ante o Stoke City. Ryan Giggs entrou na segunda parte e revolucionou o futebol dos "red devils", servindo Berbatov (62') e John O'Shea (77') para os dois tentos do desafio. Os comandados de Alex Ferguson são agora líderes, estando o Liverpool a três pontos. Os "reds" esmagaram o Hull City em Anfield por 6-1. Fernando Torres apontou um "hat-trick" nos primeiros 47 minutos e Ryan Babel bisou. Steven Gerrard marcou o outro golo do Liverpool, enquanto o ex-benfiquista Geovanni fez o tento de honra do Hull.
Noutras paragens, o Arsenal cumpriu e ganhou por 1-0 no derby de Londres com o Fulham, tento de Robbie van Persie (52'), enquanto o Tottenham goleou o Burnley por 5-0, tendo Robbie Keane marcado por quatro vezes. O Everton, adversário do Benfica na UEFA Europa League, bateu o Portsmouth por 1-0 na casa deste, enquanto o Blackburn Rovers superiorizou-se ao Aston Villa por 2-1 e o Bolton bateu Birmingham pelo mesmo resultado.

O Hamburgo recuperou a liderança da Bundesliga, e logo na recepção ao Bayern M.. No jogo mais importante da oitava jornada do campeonato, os homens da casa venceram por 1-0. Num encontro muito disputado e equilibrado, foi Petrić quem acabou por decidir a contenda para o Hamburgo, aos 72’. A jogada foi conduzida pela esquerda, pelo ex-Bayern, Zé Roberto. O internacional brasileiro cruzou e Petrić surgiu no coração da área a atirar para o fundo das redes. Foi a segunda derrota dos comandados de Louis Van Gaal na Liga germânica.
O Bayer Leverkusen continua em grande na Bundesliga e desta feita foi vencer por 1-0 ao terreno do Colónia, que apresentou Petit e Maniche a titulares e continua na cauda da tabela. O Leverkusen colocou-se na frente através de Simon Rolfes, que passou por dois defesas e rematou com sucesso a oito minutos do final da partida. Pouco depois, aos 86’, Maniche viu o cartão vermelho. Os visitantes vão já em sete partidas sem perder na Liga alemã.
O Schalke 04 também venceu por 1-0 fora, com Farfán a apontar, aos 31’, o tento que bateu o Borussia Dortmund. O Estugarda, está em plena recuperação, desta feita vencendo por 3-0 no reduto do Frankfurt. O campeão Wolfsburg também ganhou, por 4-2, na recepção ao Hannover, tendo o Werder Bremen, sem Hugo Almeida, batido o Mainz por 3-0, em casa.
Péssimo está a ser o inicio de campeonato do Hertha que tem cinco derrotas nos primeiros seis encontros da Bundesliga. Esta jornada a equipa de Berlim foi goleada por 5-1 frente ao Hoffenheim.

A Sampdoria regressou à liderança da Serie A, graças a um triunfo por 1-0 frente ao Inter, de José Mourinho. Tratou-se da primeira derrota do campeão em título esta época na Liga italiana. Os "blucerchiati" vinham de uma derrota por 2-0 na visita à Fiorentina, a meio da semana, mas regressaram da melhor forma às vitórias. O avançado internacional italiano Giampaolo Pazzini marcou o único golo aos 72’, após cruzamento de Daniele Mannini, numa altura em que o Inter pressionava no ataque. Mourinho lançou Ricardo Quaresma logo a seguir e o Inter tentou chegar à igualdade, mas a melhor ocasião surgiu de um livre de Lúcio, com Luca Castellazzi a efectuar uma excelente defesa.
A Juventus não aproveitou o deslize do Inter. Um golo de Adailton, aos 90’, deu um saboroso empate ao Bolonha na deslocação ao terreno da Vecchia Signora. Davide Trezeguet colocara a Juve na frente aos 24’, mas o balde de água fria chegou já em período de descontos.
O Siena de Gonçalo Brandão (90 minutos em campo) perdeu na visita a Nápoles. Eliseu (suplente não utilizado) viu a sua Lazio ceder um empate na recepção ao Palermo, enquanto a Roma de Antunes (não convocado) conseguiu empatar em Catania com um golo de Daniele Rossi em cima do apito final. A Fiorentina ganhou 1-0 no terreno do Livorno, com um golo de Jovetić de penalty, aos 76’.
O AC Milan voltou a desiludir, cedendo um empate ‘caseiro’ diante do Bari (0-0. Em seis jornadas, o AC Milan apenas venceu dois jogos, empatou e perdeu outros tantos, entre os quais pesada derrota diante do «rival» Inter (0-4). Nesta altura, os oito pontos valem apenas o 11.º posto da tabela, enquanto o Bari está apenas dois abaixo, com sete.

O Real Madrid e o Barcelona continuam sem dar hipóteses à concorrência na Liga espanhola. O Real, com Cristiano Ronaldo e Pepe, bateu o Tenerife em casa por 3-0, tendo uma melhor diferença de golos em relação ao Barça, que ganhou 2-0 na visita ao Málaga.
Os dois gigantes espanhóis ainda não perderam pontos e somente a diferença de golos os separa na tabela. O clube da capital colocou-se na frente ante ao Tenerife apenas aos 47’, através de um cabeceamento colocado de Karim Benzema, no Santiago Bernabéu. O francês ampliou a vantagem nove minutos depois, antes de Kaká sair do banco para rematar com estrondo para o terceiro da tarde, a 13 minutos do final.
Um golo que colocou os "merengues" com a tal vantagem de golos sobre o Barcelona, que teve de esperar 39’ para fazer o 1-0, por Zlatan Ibrahimović. O internacional sueco apontou o seu quinto golo na La Liga em outros tantos jogos. Gerard Piqué fez o resultado perto da hora de jogo, sendo que os catalães não conseguiram ampliar a vantagem até final.
O Sevilla FC continua no terceiro posto, e voltou a mostrar todo o seu poderio, ao golear por 4-0 no terreno do Athletic Bilbao. Renato marcou logo aos cinco minutos, e Álvaro Negredo e Frédéric Kanouté facturaram ainda na primeira parte. Jesús Navas fez o quarto a 15 minutos do fim.
O Valencia, com Miguel a não sair do banco, empatou em casa 2-2 com o Atlético de Madrid, próximo adversário do FC Porto na Champions League, tendo Simão sido titular pela formação da capital espanhola.

Confira as classificações e os melhores marcadores:
Premier League
Bundesliga
Calcio
Liga BBVA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...