24 agosto 2009

Análise: Ligas Europeias



O Manchester United goleou o Wigan, no terreno deste, por claros 5-0. Depois de perder por 1-0 na visita ao recém-promovido Burnley, a meio da semana, a formação de Alex Ferguson regressou às boas exibições, e quem pagou a factura foi o Wigan, graças a uma segunda parte avassaladora no DW Stadium. Dois golos em três minutos, de Rooney (o seu 100º pelo campeão inglês) e Dimitar Berbatov, abriram as portas do triunfo dos "red devils", com Rooney a fazer o 3-0 pouco depois. A cinco minutos volvidos, o recém-entrado Owen recebeu um magnífico passe de Nani e fez um excelente golo, enquanto o português fechou a contagem em tempo de compensações.
Emmanuel Adebayor marcou o seu segundo golo em outros tantos jogos, o suficiente para a sua equipa ganhar 1-0 em casa ao Wolverhampton. Os "gunners", por seu turno, continuam com veia goleadora e desta feita bateram o Portsmouth por 4-1, em casa, depois de já ter ganho 6-1 na última ronda, ante o Everton. Abou Diaby bisou na primeira parte, antes de Younes Kaboul reduzir. Na etapa complementar, William Gallas e Aaron Ramsey fizeram o resultado.
O Chelsea venceu por 2-0 na visita ao terreno do Fulham. Drogba, aos 39’, e Anelka, aos 76’, assinaram os golos dos Blues. O Chelsea averbou a terceira vitória em três jogos. Na mesma situação encontra-se o Tottenham que venceu por 2-1 no terreno do West Ham. Carlton Cole, aos 49’, colocou os hammers em vantagem, mas Defoe, aos 54’, e Lennon, aos 79’, deram a volta ao resultado.
O recém-promovido Burnley voltou a surpreender ao bater o Everton por 1-0. Depois da vitória por igual resultado frente ao Manchester United, o Burnley ganhou graças a um golo de Wade Elliott.
O Hull City conseguiu o primeiro triunfo, por 1-0, ante o Bolton, graças a um tento do ex-vimaranense Ghilas, enquanto Birmingham e Stoke City empataram a zero.

Por: Rui Duarte

Boas, cá estou novamente depois de uma longa paragem devidos aos estudos pretendo voltar para vós dar a conhecer melhor a Bundesliga, liga alemã.
A liga alemã já conta a com 3º jornada concluída, e que começou com um grande jogo que pôs, frente-a-frente 2 ‘’grandes’’ da Alemanha, o campeão em titulo, Wolfsburg e o candidato ao titulo, Hamburgo.
Num jogo em que o Hamburgo dominou sempre, aos 3 minutos, o ex-guarda-redes do Nacional e actual guarda-redes do Wolfsburg, Diego Benaglio a fazer um disparate e que colocava o Hamburgo logo em vantagem aos 3 minutos, golo de Guerrero e que lhes daria alguma ‘’embalagem’’ para o resto do jogo. E isso notava-se no jogo do Hamburgo estava melhor em jogo e um pouco depois aos 7 minutos o Hamburgo já aumentava a vantagem para 2-0, golo de Elia.
A 1º parte sempre dominada pelo Hamburgo, chegava a hora do intervalo e os adeptos do Wolfsburg em grande expectativa que o intervalo ajudasse a mudar a atitude dos seus jogadores.
E assim foi, o Wolfsburg entrou em campo com uma grande atitude, e aos 52 minutos, Misimovic diminui a vantagem do Hamburgo, mas o Wolfsburg não baixava os braços, e a grande contratação da época, Obafemi Martins ex-Newcastle, acabado de entrar, marcava o golo da igualdade para o Wolfsburg.
Uma grande atitude para os homens de Armin Veh, jogo que não contou com o português, Ricardo Costa.
Mas o Hamburgo que havia estado ‘’adormecido’’ , não iria deixar o marcador ficar assim, porque aos 75 o croata Petric ia colocar o resultado novamente a favor do Hamburgo e assim iria ficar porque já ao cair do pano, Castelen aumentaria a vantagem para o Hamburgo, 4-2 resultado final, a série de 20 jogos sem perder do VfL Wolfsburg na Bundesliga chegou ao fim este domingo em casa perante o seu publico.
O Borrussia de Dortmund que tinha sido goleado pelo Real Madrid durante a semana por 5-0, jogou em casa frente ao Estugarda e acabou por empatar por 1-1, o Dortmund começaria em vantagem com golo de Nelson Valdez aos 27 minutos, e o Estugarda iria empatar com golo de Niedermeier aos 47 minutos já na 2º parte.
O Hoffenheim que foi a equipa sensação da Bundesliga do ano passado, recebeu o Schalke 04 que agora conta com o treinador Felix Magath, campeão o ano passado. E o resultado foi de 0-0, um jogo muito agressivo…
O Werder Bremen, recebeu e ganhou com alguma facilidade o Borussia Mönchengladbach por 3-0, o português Hugo Almeida entrou aos 66 minutos e não teve muito impacto no resultado ou nenhum. Os golos foram ‘’bis’’ de Pizarro e um golo solitário de Naldo aos 88 minutos.
O Colónia de Petit e Maniche recebeu o Frankfurt, e neste jogo obteve-se um nulo. O Frankfurt aguentou-se cerca de 30 minutos a jogar com menos 1 devido á expulsão de Ochs.
O Bochum do guardião Daniel Fernandes, que infelizmente perdeu a titularidade do ano passado para o guarda-redes alemão Heerwagen e assim deixou de ter lugar nas escolhas da selecção, recebeu o Hertha de Berlim e venceu por 1-0, o golo foi apontado por o argelino Yahia aos 47 minutos, um jogo que ficou marcado pela fraca assistência que assistia ao jogo, menos de metade da lotação do estádio.
O recém-promovido Freiburg recebeu o líder que é o Bayern Leverkusen e ao que se esperava o Freiburg não iria aguentar o bom momento do Bayern Leverkusen, mas o futebol tem certas coisas, mas assim não foi.
O Bayern Leverkusen ‘’despachou’’ o Freiburg com uma goleada de 5-0 perante o estádio cheio de Freiburg.
Um jogo sem história, sempre dominado pelo Bayern Leverkusen e em que o Freiburg pouco ou nada conseguiu fazer e que na 1º parte ainda conseguiu fazer frente e que aguentara-se ate ao fim da 1º parte com um resultado de 1-0 para o Bayern.
Regressando ao jogo, o Bayern vinha com uma vontade ganhadora e não deu hipóteses, o suíço Tranquilo Barnetta foi a figura do jogo ou apontar 2 golos.
Os golos deste jogo foram apontados por, Stefan aos 36 minutos, Tranquilo Barnetta aos 47 e 75 e ainda o suíço Derdiyok aos 70 minutos e 84.
O Bayern Leverkusen vai com grande embalo mas isso aconteceu o mesmo no inicio da liga do ano passado e o Bayern foi caindo…
O Mainz recebeu e supreendeu o Bayern Munique, que esta a ter o pior arranque da liga dos últimos 43 anos, com o treinador Louis Van Gaal campeão da Holanda o ano passado. E que começa já a ter alguma pressão com o presidente do Bayern a dizer que Van Gaal tem agora pouca margem de manobra. O Mainz decidiu o jogo para si logo na primeira parte com golos de Ivanschitz aos 25 minutos e golo de Bancé aos 35.
O Bayern ainda diminui a vantagem na 2º parte com um auto-golo de Noveski.
O Nuremberga que voltou este ano á Bundesliga perdeu frente ao Hannover 96. A figura do encontro foi Stajaner ao marcar 2 golos aos 15 e 86 minutos.


Em Itália o Inter de Mourinho iniciou a defesa do título italiano com um empate caseiro, 1-1, ante o Bari. Eto'o converteu o castigo máximo aos 56’, altura em que o português Ricardo Quaresma já se encontrava em campo (rendeu Patrick Vieira ao intervalo). O avançado camaronês falhou uma boa oportunidade pouco depois, algo que o Inter viria a lamentar, pois aos 74’, Antonio Langella assistiu Kutuzov e este, sem marcação, atirou a contar.
O avançado Pato marcou em cada metade e garantiu ao AC Milan o melhor arranque possível na Serie A, graças a um triunfo por 2-1 no reduto do AC Siena, que teve Gonçalo Brandão a titular. O brasileiro parece manter a boa forma, tendo aberto o activo aos 29’. Os "bianconeri" empataram cinco minutos depois, por Abdel Kader Ghezzal, mas Pato teve a derradeira palavra, com o tento da vitória, aos 48 minutos.
A Juventus venceu por 1-0 o Chievo, e é um dos seis líderes, com Milan, Lazio, Génova, Palermo e Sampdoria. O médio português Tiago foi titular na Juve, tendo saído aos 74’, quando o resultado há muito estava feito, depois do golo de Iaquinta aos 11’.
Eliseu foi suplente não utilizado na Lazio, que bateu em casa o Atalanta por 1-0. O Palermo derrotou o Nápoles por 2-1, com o ex-benfiquista Miccoli a garantir a vitória de grande penalidade (75’).
A Fiorentina, que recebe o Sporting na segunda mão do "play-off", iniciou a participação na Liga desta temporada com um empate 1-1, mas esteve a perder em Bolonha. Pablo Daniel Osvaldo marcou ante a sua anterior equipa, aos 24’. A formação "viola" garantiu um ponto através de Adrian Mutu, aos 65’.

Enquanto a Liga Espanhola ainda não começou, este fim de semana assistiu-se a segunda mão da Supertaça espanhola.
O Barcelona conquistou a Supertaça depois de vencer no Nou Camp o Athletic de Bilbau por 3-0, na segunda «mão» da prova. Messi (2) e Bojan apontaram os golos da equipa catalã.
Após a vitória por 2-1 na primeira «mão», em Bilbau, os actuais campeões espanhóis e europeus criaram várias ocasiões de golo mas só conseguiram marcar na segunda parte. Messi abriu o marcador aos 50 minutos e voltou a marcar aos 68 na transformação de uma grande penalidade.
Bojan, que entrou para o lugar do estreante Ibrahimovic (ex-Inter), fechou a contagem aos 72 minutos.

Confira as classificações e os melhores marcadores:
Premier League
Bundesliga
Calcio
Liga BBVA

3 comentários:

  1. Minhas apostas para os títulos de campeões:

    Inglaterra: Chelsea
    Alemanha: W. Bremen
    Espanha: Barcelona
    Itália: Inter

    Por: MM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...