Memórias é uma nova rubrica do blog Fora-de-jogo. Aqui relembraremos jogadores, dirigentes, treinadores que deixaram o seu nome gravado no mundo do futebol.
No baú de memórias, encontramos António Veloso antigo lateral esquerdo do SL Benfica. São João da Madeira viu nascer no dia 31 de Janeiro de 1957 uma das principais “bandeiras” futebolísticas portuguesas. Haveria de ser no clube da sua terra, a Sanjoanense, que Veloso iniciaria a sua carreira ao mais alto nível já na longínqua época de77/78, tendo curiosamente iniciado como avançado. Logo na primeira época na equipa principal, aguçou o apetite dos clubes de 1ª linha e rumou para o Beira-Mar onde permaneceu durante duas épocas.Em 1980/81transferiu-se para o Benfica, clube onde deixou o seu nome gravado, tanto pelo amor que nutriu à camisola, como pela sua humildade, profissionalismo e dedicação. Estreou-se sob o comando técnico do húngaro Lajos Baroti.
Veloso permaneceu durante 15 anos no “ninho da águia”, onde fez 658 jogos de águia ao peito, tendo marcado 13 golos.
Face à entrega e ao espírito de luta, a sua imensa raça, que o caracterizavam em campo, impôs-se facilmente na equipa, tendo sido Campeão Nacional e vencido a Taça de Portugal logo na época de estreia.Veloso não quebrava ante a adversidade, estimulando muitas vezes a equipa em situações de menor desempenho colectivo. Demonstrou então o espírito necessário para envergar a braçadeira de capitão, e fê-lo durante 8 anos.
Disputou a final da Taça UEFA em 82/83 e foi finalista da Taça dos Campeões Europeus em 1988 e em 1990. Fez 42 jogos pela Selecção Nacional. Ao serviço do Benfica, conquistou 7 Campeonatos Nacionais e 6 Taças de Portugal.
Na temporada de 94/95, encerrou a sua brilhante carreira, quando já tinha uns incríveis 38 anos, deixando de imediato no seio dos adeptos benfiquistas uma forte saudade, fruto da intensa aura de mística que acumulou ao longo de 15 temporadas ao serviço do Clube.

Como treinador António Veloso passou já por vários clubes, uns como adjunto, outros como técnico principal. Entre eles estão o Alverca, Benfica, Atlético CP, Benfica B, Atlético da Malveira e o Oeiras, neste último sagrou-se campeão distrital da AF de Lisboa na época que terminou.
Segundo notícias recentes é possível que António Veloso possa assumir o camando técnico do Estrela da Amadora que recentemente foi relegado para a segunda divisão devido a sua grave crise financeira.
Percurso e experiência profissional:
• 4 Internacionalizações como júnior
• 1 Internacionalização como Esperança
• 42 Internacionalizações A
• 15 Anos jogador do Sport Lisboa e Benfica, 8 dos quais como capitão de equipa
• 658 Jogos realizados pelo Benfica (até aos 38 anos de idade)
Participações e conquistas nacionais e internacionais:
- 7 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão
- 6 Taças de Portugal
- 2 Supertaças “Cândido de Oliveira” (1984/85 e 1988/89)
- 4 Taças de Honra da A. F. Lisboa
- 1 Taça Ibérica (1983/84)
- 2 Finais da Taça dos Campeões Europeus (1987/88 e 1989/90)
- 2 Finais da Taça das Taças (1980/81 e 1993/94)
- 1 Final da Taça U.E.F.A (1982/83)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...