29 maio 2009

Rubrica: Eu fui bola de ouro

Vencedor da Bola de Ouro de 1964

Nome: Denis Law – Nacionalidade: Escocesa (Aberdeen) – Data Nasc.: 24-02-1940 – Posição: Avançado – Clubes/jogos/golos: Huddersfield Town 81 (16) - Manchester City 68 (30) - Torino 27 (10) - Manchester United 309 (171) – Selecção: Escócia 55 (30)

Denis Law começou em 1956 no Huddersfield Town, indo em 1960 para o Manchester City. Após uma temporada em Maine Road, foi contratado pelo Torino, mas ficou também apenas uma temporada em Itália, retornando à Manchester como jogador do Manchester United, o grande rival de seu ex-clube.
Na sua primeira época no United, ganhou uma FA Cup e tornou-se o carrasco do City ao marcar o golo do empate 1-1 que decretou a descida dos azuis na liga inglesa.
Law participou na grande equipa dos Red Devils que dominou o cenário inglês nos anos 60 e fez do United, até então um clube de média expressão em Inglaterra abalado pelo acidente aéreo que matou promissores jogadores do clube em 1958, numa potência europeia. Ao lado das estrelas Bobby Charlton (um dos sobreviventes do acidente) e George Best (de quem foi amigo até o fim da vida deste), ajudou o clube a ganhar dois campeonatos ingleses e a primeira conquista de uma equipa inglesa na Taça dos Campeões, em 1968, sobre o Benfica de Eusébio.
Law recebeu a Bola de Ouro como melhor jogador europeu de 1964. É até hoje o único jogador escocês a receber este prestigiado prémio.
Sinais de decadência vieram no início dos anos 70, quando passou a sofrer com problemas no joelho. Voltou ao Manchester City em 1973, para o que seria a sua última temporada. Na última jornada do campeonato inglês, novamente um golo seu decretou a descida de seu ex-clube, desta vez o do United. Law não comemorou o golo, na vitória por 1-0 do City no dérbi de Manchester, sem saber que mesmo um empate já faria descer os vermelhos.
Na selecção Law recebeu a sua primeira convocação para a Seleção Escocesa em 1958, já após o Campeonato do Mundo. A convocação foi feita por Matt Busby, que seria seu treinador posteriormente no Manchester United. Busby estava ocupando provisoriamente o cargo de técnico na Selecção Escocesa naquele segundo semestre de 1958.
O maior momento com a selecção da Escócia foi em 1967. Uma vitória de grande significado nacional para os escoceses, embora pouco considerada externamente, Law marcou o primeiro golo na vitória por 3-2 sobre a campeã do mundo Inglaterra em Wembley - resultado que fez os escoceses se autoproclamarem os novos campeões do mundo, em disputa oficiosa.
Law deixou para encerrar definitivamente a carreira após o Campeonato do Mundo de 1974, realizado ao fim de sua derradeira temporada (a de 1973/74, quando jogou pelo Manchester City), no que foi o primeiro mundial para o qual conseguiu classificar-se com a Escócia. A equipa caiu na primeira fase mesmo sem ter perdido um único jogo. Law, aos 34 anos, jogou apenas contra o Zaire, na vitória por 2-0, ficando de fora dos empates contra Brasil e Iugoslávia.
Vivendo actualmente nos arredores de Manchester, foi homenageado pelo United com uma estátua no Old Trafford, entre seus ex-companheiros Best e Charlton. E, mesmo sem nunca ter actuado por clubes da Escócia, seus 30 golos em 55 jogos pela Selecção Escocesa e seus anos de glória em Manchester renderam-lhe o título de melhor jogador escocês dos 50 anos da UEFA, nos Prêmios do Jubileu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...