28 maio 2009

Liga dos Campeões: Final

O Barcelona venceu ontem a Liga dos Campeões Europeus, ao derrotar (2-0) os campeões em título o Manchester United.
O Manchester United chegou ao Stadio Olimpico com grande esperança de ser a primeira equipa capaz de conquistar a Champions League duas vezes consecutivas, mas limitou-se a correr atrás do prejuízo quando Samuel Eto'o abriu o activo aos dez minutos de jogo. O futebol apoiado do Barça ditou leis e estabeleceu o domínio catalão.
Quando Lionel Messi dobrou a vantagem aos 70’, a vitória ficou assegurada. Este triunfo permitiu ao Barcelona ser a primeira equipa espanhola a alcançar a tripla - Liga, Taça de Espanha e Taça dos Campeões - e deu maior fundamento à possibilidade de Josep Guardiola criar uma dinastia em Camp Nou. Com Messi (21 anos), Gerard Piqué (22), Sergio Busquets (20) e Bojan Krkić (18) na vanguarda e mais uma mirabolante colheita de talentos a emergir de La Masia, o futuro afigura-se brilhante para os "blaugrana".
Lionel Messi, culminou uma época memorável com mais uma distinção pessoal, ao terminar como melhor marcador da presente edição da Champions League.
O internacional argentino somou nove golos em 11 jogos, sucedendo assim a Cristiano Ronaldo. Esta época, o atacante do Barça terminou na frente com mais dois golos do que Gerrard, capitão do Liverpool, e Miroslav Klose, do Bayern, ao passo que Lisandro, do FC Porto, assinou seis remates certeiros.
Ainda assim, o dianteiro do Barça tornou-se o primeiro argentino a sagrar-se melhor marcador da principal competição europeia de clubes desde que Alfredo di Stéfano o fez com um total de dez golos ao serviço do Real Madrid, em 1957/58.

Confira os resultados da Liga dos Campeões

1 comentário:

  1. No Olímpico de Roma, num dos jogos mais aguardados desta década, entre dois colossos do futebol mundial, o Barcelona impôs o seu jogo perfeito de posse e passe, derrotando o Manchester United, anterior detentor do troféu, por 2-0. No tão falado duelo individual entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o argentino levou a melhor e culminou uma temporada de sonho, com um golo na final e a conquista da Champions.

    O Manchester ainda dominou os primeiros 10 minutos, graças sobretudo a algumas iniciativas de Ronaldo. Mas o golo de Eto'o virou completamente o cariz do jogo e a partir daí só deu Barça. Iniesta e Xavi comandaram as operações a meio-campo com a habitual mestria e o United nunca mais se conseguiu encontrar, passando largos períodos a correr atrás da bola e dos adversários. O golo de Messi, já na segunda parte, foi o corolário lógico da superioridade e maior qualidade dos catalães.

    Para mim, este Barça de Guardiola pratica o melhor futebol desde que acompanho este fenómeno. O desempenho em todas as frentes foi simplesmente soberbo e a 'tripleta' - conquista da Liga Espanhola, Taça do Rei e Champions - só surpreende quem não assistiu à excelência do jogo exibido pelos catalães ao longo de toda a temporada. Josep Guardiola começa assim, de forma brilhante, uma carreira de treinador que se espera de sucesso. O Barcelona foi, sem dúvida, a melhor equipa desta época e mereceu os triunfos que alcançou. Xavi, Iniesta, Messi, Henry e Eto'o foram um hino ao futebol! E Guardiola um autêntico maestro.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...