1. Chegou ao fim, sem surpresas de maior, a Liga Sagres. Foi um campeonato com alguns pontos de interesse e com a vitória daquela que foi claramente a melhor equipa. O Porto apresentou o futebol de melhor nível, marcou mais golos, sofreu menos, foi mais forte. Alguns preferirão argumentar com outras desculpas … aquelas que se costuma dizer que são de ‘mau pagador’. O Futebol Clube do Porto é de longe o melhor clube Português actualmente e o único que pode ombrear com os grandes emblemas Europeus. Esperemos que continue assim por muitos e bons anos, pelo menos é o que esperam os Portistas como eu.
2. A respeito dos outros dois grandes, uma ou duas palavras:
O Sporting foi uma equipa sempre séria e bem orientada. Com o plantel de que dispunha mais não seria possível fazer. Com excepção da decepcionante eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Bayern, o Sporting foi sempre uma equipa regular e que apresentou um futebol quase sempre de boa qualidade. Com mais dois ou três jogadores de grande qualidade e teria discutido de igual para igual o título nacional. Já o Benfica é outra história. Jogadores com preço para serem de grande qualidade têm vários, mas nunca (ou quase nunca) demonstraram em campo esse valor. Como é possível que Aimar tenha tido um rendimento tão baixo ou que Reyes tenha tido tantas oscilações de forma? Como se pode pagar 4 milhões de Euros pelo Balboa? E agora que lhe fazem? Emprestam a algum clube de meia tabela da nossa Liga? Vendem por metade (só se enganarem alguém) do que ele custou? O Benfica praticou quase sempre um mau futebol. Mau tacticamente e nem sempre bom tecnicamente. Foi sempre uma equipa que ganhou em grande esforço ou então, como aconteceu muitas vezes, não ganhou. Parem de arranjar desculpas e joguem um bocadinho à bola!
3. E agora, que futuro? No caso do Porto o futuro imediato passa por tentar fazer a dobradinha no próximo domingo. Tenho muitas esperanças que isso venha a acontecer. No que diz respeito à próxima época espero naturalmente que Jesualdo se mantenha à frente da equipa. Penso que sairão dois dos principais jogadores para equilibrar as contas e aposto nos casos de Bruno Alves e Lisandro. No caso do primeiro a substituição já está a ser tratada e até com muito cuidado, sendo Nuno André Coelho e Maicom as escolhas aparentemente já garantidas. O caso do segundo é mais complexo, mas como já escrevi aqui antes, penso que o substituto será o Farías com alteração do estilo de jogo da equipa.
No caso do Sporting julgo que iremos assistir a uma continuidade. Paulo Bento deverá ficar e o Sporting venderá provavelmente uma das suas pérolas. A minha aposta vai para o Moutinho e será uma pena se o virmos sair do nosso Campeonato. Não vejo o Sporting com grande capacidade financeira para grandes contratações, pelo que me parece que o nível da equipa decrescerá um pouco.
Quanto ao Benfica a incógnita das mudanças é total, mas as consequências penso que não. Teremos uma nova equipa e provavelmente um novo treinador. Assistiremos a mais um título da pré-época em que ganharão tudo … depois a meio da próxima época começaremos a ouvir as habituais criticas aos árbitros (coincidentemente com o afastamento do primeiro classificado) e finalmente teremos o Benfica a lutar pelos títulos habituais: Taça da Liga (com as ajudas do costume), Segunda Circular e Torneio Guadiana.
Tudo normal ….!!
Ya está agregado en mis blogs¡¡¡ Yo seguiré vuestro blog COMO SIEMPRE
ResponderEliminarde cerda
un saludo