Para quem não conhece o Grupo Desportivo de Marinhais e para quem conhece mas não tem presente o historial deste clube, aqui fica uma pequena resenha histórica do clube mais marcante do nosso concelho.
O Grupo Desportivo de Marinhais, fundado em 1928, é uma colectividade desportiva, cultural e recreativa, com estatutos aprovados em Abril de 1950.
Como denominação usa a sigla G.D.M. sendo as cores do clube o azul e o branco.
O G.D.M. tem por fim promover actividades de carácter desportivo, cultural, recreativo e formação social e cívica dos seus associados.
O G.D.M. como colectividade desportiva, cultural e recreativa é apartidária a doutrinas políticas ou credos religiosos. A nossa colectividade tem as portas abertas a todas as camadas sociais.
O G.D.M. tem o seu campo e sede social na vila de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém. A data exacta de fundação do G.D.M. não é conhecida nem quem foram os seus fundadores. As primeiras camisolas do G.D.M. eram azuis, vermelhas e brancas em riscas horizontais e calções pretos.
Assim, na data de 10 de Janeiro de 1950, houve um grupo de homens que reorganizou o G.D.M., dando-lhe um cariz mais desportivo. Apresentaram ao Ministro da Educação os Estatutos do clube para serem aprovados, consentimento, esse, que saiu em 25 de Abril de 1950 no Diário do Governo. É então a partir dessa data que o G.D.M. entra em competições federadas, através da Associação de Futebol de Santarém. O G.D.M. é então convidado pela Associação de Futebol de Santarém a participar no Campeonato Distrital da III Divisão, em que conquista o título de campeão, subindo assim à II Divisão Distrital em 1950. Iniciou a época de 1950/51 na II Divisão Distrital tendo ficado em 2º lugar, mas subiu à I Divisão Distrital tendo-se mantido aí até 1957.
Após vários anos de desenvolvimento mais ou menos atribulado da vida e das infra-estruturas do clube, na época de 1977/78 o G.D.M. foi, finalmente, campeão da II Divisão Distrital.
A época de 1981/82 foi de consagração distrital do G.D.M com a vitória do campeonato da I Divisão Distrital e consequente subida à III Divisão Nacional. Na época seguinte, um marco histórico foi conseguido pelo G.D.M.: a eliminação do Salgueiros na Taça de Portugal, que então militava na I Divisão Nacional. Jogo muito disputado que terminou nos 90 minutos regulamentares empatado a zero. Quase a terminar o prolongamento, o G.D.M. faz o golo da vitória pelo jogador Manuel Vieira (o Careca de Muge), e elimina o Salgueiros, facto a que foi dado muito relevo pela imprensa da altura. A bola que levou o Marinhais à vitória neste jogo está guardada no Gabinete da Direcção do G.D.M. Na época de 1986/87, nova vitória no campeonato da I Divisão distrital. O mesmo aconteceu na época de 1989/90 subindo pela 3ª vez ao 3º escalão do futebol Nacional, disputando este campeonato nacional pela 5ª vez na sua história.
Como se pode verificar, o G.D.M. é o clube com palmarés inigualável pelos clubes do Concelho de Salvaterra de Magos, merecendo o respeito e admiração de todos.
Assim, este é o 1º passo para dar a conhecer este clube. Novas retrospectivas históricas serão aqui relatadas de forma a dar todo o reconhecimento ao G.D.M. e a todos aqueles que contribuíram para fazer deste um dos clubes mais respeitados do distrito de Santarém.
A equipa técnica para esta época 2008\2009 foi liderada pelo Prof. Mário Agreiro.
O plantel foi constituído pelos seguintes jogadores:
Guarda-redes: Rui Machado, João Baranda e Nuno Fernandes
Defesas: Vitor Padinha, João Leitão, Bruno Mendes, Ricardo Possante, Manuel Silva, Hugo Santos, Alexandre Silva, Pedro Silva, Cláudio Silva, João Pedro
Médios: Miguel Bernardino, Nuno Duque, Vasco Domingues, José Varela, Édi Reis, Pedro Pederneira, Paulo Venâncio, Jorge Azevedo e Ricardo Coisinha
Avançados: Osvaldo Bastos, Nuno Coisinha, Rafael Morgado, Ricardo Faria
Equipamentos do G.D.Marinhais: camisa as riscas verticais azuis e brancas, calçoes azuis, meias brancas (muito semelhante ao equipamento do F.C.Porto).
O G.D.Marinhais tem escalões de formação: sub 10, escolas, infantis, iniciados, juvenis e futsal feminino além dos seniores.
Fotos do novo complexo desportivo de Marinhais:
Em nome do Grupo Desportivo de Marinhais agradeço o destaque dado ao nosso clube.
ResponderEliminarAproveito para indicar o endereço do blog do G.D. Marinhais:
http://gdmarinhais.blogspot.com/
Visitem-nos!
O gdmarinhais já foi grande, agora anda pelas ruas da amargura!
ResponderEliminarTerminou o campeonato em ultimo lugar, ganho pelo GRANDE S.C.D.GLÓRIA DO Ribatejo
Está sem euros pa rentabilizar o complexo feito, talvez até sem jogadores pro ano..etc etc...
Quem está no bom caminho é a Glória do Ribatejo!
Força CAMPEOES DISTRITAIS 2008-2009
scdgloriadoribatejo.blogspot.com
Como sempre a dor de cotovelo é bastante difícil de aturar, mas, o G.D.M- é muito maior que qualquer dorzita manhosa. Só para referir que o grande s.c.d.gloria do ribatejo, esta época em qu foram legítimos campeões praticamente não teve escalões de formação. Se isto é estar no bom caminho...parabéns GLÓRIA.
ResponderEliminarwww.soccermaiacos.blogspot.com visitem!!!!!
ResponderEliminarPois é o complexo desportivo deveria ser construido na gloria porque o marinhais nao tem dinheiro nem sequer jogadores para dar uso ao campo.
ResponderEliminarMuito interessante, é pena que tanto investimento só dê para a pratica de futebol!?!
ResponderEliminarParabens Glória!
ResponderEliminarTerminar em 1º significa efectivamente que foram os melhores.
Parabens também pelo novo piso sintético.
Se as forças do Concelho se juntassem seria muito melhor.
Força Marinhais
Força Glória
Força Foros
Força Muge
Força Salvaterra
O Concelho precisa de TODOS!
J.B.
Pessoal, para vocês que também gostam de futebol amador, acessem este site: www.clubedosboleiros.com.br. Lá é possivel organizar seu time e de graça! Vale a pena olhar.
ResponderEliminar