Terminou mais um campeonato e o FC Porto voltou a vencer. Venceu desta vez com mérito, mas o mérito no que diz respeito às vitórias do Porto, não é o factor decisivo.
Vamos a uma pequena análise dos três principais clubes, já que os jogos que disputaram nesta ultima jornada já nada importavam (excepto para o Belenenses).
O FC Porto foi um justo campeão. Tem uma boa equipa, com uma linha avançada tremenda, bem apoiada por Lucho Gonzalez. Hulk, Rodriguez e Lisandro são um trio temível, sendo Hulk uma das revelações do ano. Tudo isto seria muito bonito se não nos recordarmos que o Porto vem ganhando campeonatos época após época quer tenha equipas boas ou más, quer tenha treinadores bons ou maus. Presidido por uma pessoa que chegou ao poder no Porto através de uma espécie de golpe de estado contra o presidente da altura, Américo Sá se não me engano, o FC Porto chegou a ter então duas equipas a treinar separadas, uma da direcção, outra dos insurrectos. Depois o discurso demagógico do Norte oprimido pelo Sul, (como se o Norte fosse só o Porto) levou à presidência a pessoa responsável por essa situação. Desde então é o que se sabe, não vale a pena falar do mesmo, simplesmente leva a que haja épocas como esta, em que uma equipa do Porto é a melhor mas mesmo assim não se livra da suspeição de que venceu não pelo seu valor, mas porque joga no campeonato de Portugal esse campeonato que há tantos anos é viciado pelo clube que montou uma rede de interesses e influências que o levam quase sempre à vitória.
O Sporting ficou em segundo lugar com toda a justiça e nenhuma suspeição, (pelo contrário). Contando com o melhor avançado a jogar em Portugal, com uma equipa jovem mas muito ambiciosa, à imagem do seu treinador o Sporting sem ter tão bons jogadores como o Porto e o Benfica soube superar-se e durante muito tempo deu a impressão que poderia chegar ao título. O seu treinador Paulo Bento, Liedson, Derlei, Moutinho, Rui Patrício e outros bem ficariam como campeões nacionais. Veremos o que vai acontecer com a mudança de direcção no Sporting, se mantêm o treinador ou se entendem que está na hora de mudar.
O Benfica que foi a equipa que mais expectativa criou na pré época, fruto também da pressão dos jornais que para venderem têm que colocar sempre em destaque o Glorioso (veja-se o que está agora a acontecer). A verdade é que não correspondeu e embora tenha melhorado em relação à é poça passada, deixou um sabor de frustração na sua enorme, dedicada e sofredora massa adepta. Com jogadores contratados ao fim de intermináveis telenovelas e que não renderam nem metade do que deles se esperava, Aimar é o exemplo maior, o Benfica chegou mesmo assim a dar ideia que poderia lutar até ao fim pela vitória. Foi apenas a partir do célebre Porto-Benfica, que foi uma espécie de jogo chave do campeonato, onde mais uma vez se viu que o Benfica está proibido de ganhar no Porto, que o Benfica esmoreceu e que o seu treinador terá tido consciência que jogava num campeonato diferente de qualquer outro na Europa. Está esse treinador ao que parece de partida, o que a meu ver será um enorme erro da direcção do clube. Oxalá me engane mas enquanto não se acabar com este ciclo infernal de um treinador por época o Benfica não vai a lado nenhum, nem cá nem na Europa.
26 maio 2009
Opinião: Horizonte Vermelho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...