05 maio 2009

Opinião: Horizonte vermelho

Esta jornada do campeonato parece ter definido quem o venceu e quem ficou em segundo. Quanto ao terceiro lugar, ainda nada está assegurado, mas se o Benfica voltar a jogar como nesta jornada, não será certamente o terceiro classificado.

O Académica-Sporting foi um jogo sem casos, o que é sempre de enaltecer, em que o Sporting embora atacando mais não teve em Liedson o salvador do costume. Embora seja um grande avançado, o melhor em Portugal na minha opinião, Liedson não pode marcar sempre, embora tenha feito um bom jogo. Vai o Sporting ficar, quase de certeza, num honroso e impoluto segundo lugar. De facto esta foi uma jornada em que ficou bem à vista porque é que o Sporting vai ser segundo e o Porto vai ser primeiro. Neste jogo, o Sporting não esteve inspirado e por isso não venceu. Mas também e ao contrário do Porto, não surgiu nenhum penalty fantasma salvador, nem nenhuma miraculosa fífia de um jogador adversário, nem o árbitro estendeu o tempo de jogo o mais que lhe fosse possível. Nada, não marcou, não ganhou, tal como deveria ser em todos os jogos. Bem pode portanto o Sporting festejar a ida à Liga dos Campeões de cabeça levantada.

O Benfica fez um jogo miserável contra o Nacional da Madeira. Mesmo com o estímulo do empate do Sporting, o Benfica apareceu mais uma vez em jogo numa postura de quem está à espera que as camisolas ganhem o jogo e só começou a jogar futebol quando se viu a perder. Com uma dupla de centrais muito jovem,(Luisão faz muita falta), o Benfica deu a pálida imagem de um candidato ao título, ou ao menos ao segundo lugar, que é o primeiro a não acreditar em si próprio, jogando desmotivado e desmoralizado. É uma lástima ver aquele grupo de bons jogadores a arrastarem-se pelo campo, tendo um comportamento passivo, em vez de procurarem desde o início tomar o controlo do jogo. As poucas e honrosas excepções foram David Luiz que se está a tornar um grande jogador e Cardozo, que no seu estilo muito próprio ainda criou algumas vezes perigo com os seus remates. Também Reyes a espaços tentou mudar o rumo do jogo, mas falta-lhe consistência. Foi portanto uma justa derrota do Benfica em que nem o penalty que ocorreu a seu favor e que como de costume não foi marcado, pode servir de atenuante.

No Marítimo-Porto mais do mesmo: Ridículo golo madrugador, falta sobre Djalma por assinalar quando ainda estava 1-0 a favor do Porto e mais uma vitória à maneira a caminho do título. Ainda não é este ano que o Porto que até tem uma boa equipa, talvez a melhor, ganha o campeonato de uma forma digna. E, mais uma vez, o grande prejudicado é o Sporting, perante a apatia geral dos sportinguistas, a começar pelo seu presidente. Existem honrosas excepções, como Zé Diogo Quintela, que no “A Bola” de dia 2 de Maio expõe de forma clara o que se passa no nosso futebol. Com uma equipa tão boa o Porto provavelmente nem precisaria de truques sujos para ganhar o campeonato, mas é um sistema que já rola por si mesmo. Estamos portanto perante uma situação em que, em termos de credibilidade, o maior inimigo do Porto-equipa, é o Porto-clube e mais o sistema que ele montou. Veremos até quando isto vai durar.

2 comentários:

  1. Não podemos culpar sempre o FC Porto nos seus títulos. Tanto os Benfiquistas como os sportinguistas antes deveriam pensar em seguir o exemplo dominador do FC Porto a nível nacional. O ano passado venceu por 20 pontos, ninguem deu luta, este ano apesar da aproximação do Sporting, o campeonato acaba por ser facil.

    Quanto ao Benfica os erros mantêm-se. Penso que o Rui Costa não esta a trabalhar bem.
    Caso Reyes: já deviria estar negociado a bastantes meses, mas ao que parece ficou-se mais um bom negocio fora da orbita encarnada. Depois admiram-se de os ver de azul....

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que é um artigo de opinião e como exprime o seu pensamento mas derrubar o historial do Porto como o fez só com breve palavras é no minimo algo bestial (e não no bom sentido). Vocês andam há anos a arranjar desculpas para sucessivas épocas de merda (não vejo melhor expressão que esta e como tal peço desculpa se faltar ao respeito) e quando falam como o Porto ganham campeonatos esquecem-se como ganharam o último campeonato, e aí não viram o Porto fazer o longo choramingar. Não. Arrumou a casa e tratou de trabalhar para o fazer. O Apito Dourado não deu em nada e só uma pessoa ingénua é que não acredita que a corrupção está em todo o lado do futebol, desde o Macieirense até ao Barcelona (o jogo d'ontem contra o Chelsea foi roubo de Igreja). Vocês não são santos, por isso parem com desculpas e tratem de trabalhar para ganhar.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...