04 maio 2009

Análise: Liga Espanhola

Por: Rui Almeida Santos

Em semana de decisões, o Barcelona deu um recital em Madrid, atropelando o Real por 2-6. Já o Sevilha praticamente garantiu o terceiro lugar, enquanto Villareal, Atlético de Madrid e Valência lutam pela última vaga milionária. No fundo da tabela, destaque para um imparável Espanhol, que já vai no sexto jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota.

O jogo do ano em Espanha acabou por ser de confirmação da superioridade catalã demonstrada durante grande parte da temporada. O Barça deslocou-se a Madrid para galantear os presentes no Santiago Bernabéu com uma exibição de gala, da qual o resultado é espelho fiel. Ainda assim, coube a Gonzalo Higuain a honra de abrir o marcador, honra essa que seria manchada pela máquina ofensiva catalã, que contou com um inspirado Messi, bem ajudado pelo goleador Henry. Os dois ases de Guardiola contaram ainda com a colaboração de Puyol e Piqué, tendo juntos construído a goleada blaugrana. Pelo meio, Sérgio Ramos ainda deu esperanças ao Real, que voltou a sofrer, pela segunda vez na sua história, seis golos no seu reduto.
E se o Barcelona praticamente garantiu o título, já o Sevilha solidificou a terceira posição, depois de ter vencido, no El Madrigal, o Villareal, por 0-2. Luís Fabiano e Kanouté foram os rostos do trinfo andaluz, que assim aumenta distâncias sobre o quarto classificado.
Isto porque o Valência foi derrotado por um sensacional Espanhol, em franca recuperação no campeonato. Os catalães despacharam a equipa "ché" por 3-0, com destaque para o primeiro golo, da autoria de Roman Martinez, que disferiu um remate fortíssimo ao ângulo superior direito da baliza de César, que apenas assistiu, impotente, a trajectória perfeita da bola.
Quem aproveitou os deslizes de Villareal e Valência foi o Atlético de Madrid, que venceu o Bétis de Sevilha (0-2). Sem Simão em campo, castigado, brilhou Diego Forlan, ao bisar e, por conseguinte, fixar o resultado final.
Em perseguição ao grupo europeu continua o Deportivo da Corunha, que bateu, no Riazor, o Valladolid (1-0), com Lassad a ser o herói galego.

Numância renasce e Getafe em queda livre
Na luta pela manutenção, destaque para a vitória do Numância frente ao Málaga (2-0), que permite à turma da cidade de Soria ainda sonhar com a manutenção na Liga. Ainda para mais depois de o Getafe, 17.º classificado, continuar a somar desaires, desta feita com o guarda redes do Sporting, Stojkovic, a ficar muito mal na moldura, ao oferecer o golo do triunfo ao Maiorca (2-1).
Já o Osasuna foi derrotado, em casa, pelo Recreativo de Huelva (1-2), enquanto que Sporting de Gijón e Atlétic de Bilbao empataram a um golo.

Confira os resultados da 34.ª jornada da Liga Espanhola.

Golo da jornada: Roman Martinez (Espanhol)*


*Devido à inexistencia de outro vídeo, ficam os golos da partida entre Espanhol e Valência, sendo que o tento da jornada é o primeiro do encontro.

1 comentário:

  1. Foi simplesmente categórico o Barcelona desta semana. Palavras para quê... tudo o que poderia dizer não poderia demonstrar a qualidade desta equipa.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...