04 maio 2009

Análise: Ligas Europeias

O Manchester United FC deu mais um passo rumo à revalidação do título inglês. Golos de Ryan Giggs e Ji-Sung Park deram à formação de Cristiano Ronaldo (não saiu do banco) e Nani (foi titular e saiu a 15 minutos do final) um triunfo confortável por 2-0 no reduto do Middlesbrough, aumentando para seis os pontos de vantagem na Premier League, com quatro jogos por disputar.
O Chelsea também cumpriu graças ao triunfo caseiro por 3-1 ante o Fulham. Nicolas Anelka colocou os "blues" na frente logo no primeiro minutos, e Erik Nevland empatou aos quatro. Florent Malouda respondeu rapidamente e, aos dez minutos, fez o 2-1, com Drogba a bisar após o intervalo.
O Liverpool venceu em casa o Newcastle por 3-0. Um resultado que coloca a formação de Rafael Benítez a três pontos do líder Manchester United FC, embora com mais um jogo disputado.
Steven Gerrard esteve em evidência e assistiu Dirk Kuyt, que cruzou para Yossi Benayoun inaugurar o marcador, aos 22’. Kuyt fez o 2-0 de cabeça, após canto de Gerrard. Xavi Alonso atirou à barra por duas vezes, no primeiro e segundo tempos, e tudo ficou mais complicado para o Newcastle após a expulsão Joey Barton. A três minutos do final, Lucas fez o 3-0 de cabeça, após livre de Fábio Aurélio
Entretanto, o Arsenal, quarto classificado, goleou por 3-0 na visita ao Portsmouth FC, graças a um bis de Nicklas Bendtner na primeira parte – o segundo de penalty – e a um tento de Carlos Vela, que fez o resultado final aos 56 minutos.
Destaque ainda para o Everton que foi ganhar por 2-0 ao reduto do Sunderland. Steven Pienaar, aos 48’, e Marouane Fellaini, aos 71’, fizeram o resultado da partida, que colocou a equipa temporariamente no quinto lugar. O Sunderland está em 16º.

Um "hat-trick" de Edin Dzeko ajudou o Wolfsburg a manter a liderança na Bundesliga alemã e a bater o Hoffenheim, por claros 4-0. Os comandados de Felix Magath não quiseram colocar a sua liderança em risco e venceram tranquilamente. O avançado de 23 anos, Dzeko, aumentou para 19 os golos apontados na Liga, com tentos aos 66’, 74’ e 78’. O brasileiro Grafite, que havia assistido Dzeko para o segundo e terceiro golos, fez o 4-0 a um minuto do final.
O FC Bayern München também cumpriu, no primeiro jogo de Jupp Heynckes à frente da equipa, após a saída de Jürgen Klinsmann, ganhou 2-1 em casa ao Borussia Monchengladbach. O Bayern dominou por completo e Schweinsteiger e Hamit Altıntop marcaram na primeira parte, com um tento de Filip Daems, do Borússia, pelo meio, de penalty.
Já o Hamburgo e o Hertha perderam dois importantes pontos na luta pelo título da Bundesliga, após o empate 1-1 no terreno do semi-finalista da Taça UEFA. O Hamburgo marcou cedo frente ao Herta, por Jansen, aos oito minutos, após cruzamento de Ivica Olić. A equipa da casa esteve perto de ampliar, mas Gojko Kacar, aos 67’, empatou a contenda. Um resultado que deixa o Hertha em terceiro, com menos quatro pontos que o líder Wolfsburg, a quatro jornadas do final da Liga.
O Werder Bremen, adversário do Hamburgo nessa fase da prova, perdeu 1-0 no reduto do Colónia. A equipa da casa, sem Petit, marcou por Milivoje Novakovic, aos 61’. O Colónia está um lugar atrás do Bremen, em 11º.

Em Itália o Inter deu mais um importante passo rumo ao quarto título italiano consecutivo, ao bater a Lazio por 2-0 em San Siro. A equipa de José Mourinho, com Luís Figo a titular, sentiu dificuldades para criar oportunidades de golo durante a primeira parte, perante um adversário que foi superior. No entanto, aos 58’, Zlatan Ibrahimović fintou David Rozenhal e apontou o seu 21 tento na Serie A, igualando o melhor marcador, Marco Di Vaio, do Bologna FC. A 20 minutos do final, o avançado sueco ganhou espaço e serviu na perfeição Sulley Muntari, que fez o 2-0 graças a um bom remate de pé esquerdo.
O AC Milan consolidou o segundo lugar na Serie A, ao vencer na deslocação ao reduto do Catania por 2-0, aumentando assim a vantagem sobre a Juventus para quatro pontos.
Inzaghi colocou os "rossoneri" na frente aos 27’, com o veterano avançado a fugir à marcação e a corresponder a um bom trabalho de Kaká. Inzaghi desperdiçou depois uma magnífica oportunidade para bisar, cabeceando por cima quando tinha tudo para facturar. Mas aos 51’, Kaká acabaria mesmo por ampliar a vantagem, na recarga a um primeiro cabeceamento de David Beckham. Esta foi a quinta vitória consecutiva do Milan na Liga.
Já a Juve vai já em cinco partidas sem ganhar, apesar de ter estado a vencer por 2-1, mercê de golos de Pavel Nedved aos 54 e 66’, isto após o tento inaugural de Axel Cedric Konan para o Lecce, no início da partida. Só que José Ignacio Castillo empatou, já em período de compensações.
Destaque ainda para o derby de Génova, o Genoa garantiu um importante triunfo por 3-1 ante a Sampdoria, graças a um "hat-trick" de Diego Milito. As esperanças da Roma chegar a vaga de acesso a liga milionária sofreram novo revés, ao empatar a zero em casa ante o Chievo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...