11 maio 2009

Análise: Ligas Europeias

Na Premier League o Manchester United deu um passo importante para conquistar o terceiro título seguido ao vencer o Manchester City, por 2-0, no 115º derby entre ambas as equipas no campeonato. Cristiano Ronaldo e Carlos Tévez fizeram os golos ainda na primeira parte da partida disputada em Old Trafford.
Com esta derrota o City desceu à décima posição e ficou a três pontos dos lugares de acesso à UEFA Europa League, a formação de Alex Ferguson, que defronta o FC Barcelona na final da UEFA Champions League a 27 de Maio, em Roma, tem agora 83 pontos e aumentou para três a diferença relativamente ao Liverpool, isto com uma partida a menos, a disputar na quarta-feira no terreno do Wigan.
O Liverpool FC derrotou fora o West Ham por 3-0. O capitão do Liverpool, Steven Gerrard, adiantou a sua equipa apenas 76 segundos depois do apito inicial do árbitro em Londres, passando pelo guarda-redes Robert Green na sequência de abertura de Fernando Torres, antes de efectuar com êxito a recarga ao penalty por si marcado e defendido por Green a sete minutos do intervalo, a castigar falta do português Luís Boa Morte (titular na formação de Gianfranco Zola) sobre Torres. Ryan Babel apontou nos instantes finais o terceiro tento do conjunto de Rafael Benítez.
No derby londrino, o defesa-central brasileiro Alex adiantou os "blues" ao dar a melhor sequência de cabeça a um livre apontado por Didier Drogba à passagem o minuto 28 e viu Nicolas Anelka aumentar a vantagem ainda antes do intervalo num potente remate de longe. Kolo Touré marcou na sua própria baliza de minutos volvidos e fez o 3-0, antes de Niklas Bendtner (70) reduzir e Florent Malouda (86) fixar o resultado, confirmar a maior vitória do Chelsea no reduto dos "gunners" desde 1970. Guus Hiddink viu a sua equipa manter os três e seis pontos de diferença relativamente ao líder United e Liverpool. Para o Arsenal, agora a nove pontos do Chelsea e com dez de vantagem sobre o Aston Villa no quinto lugar, resta apenas cumprir calendário.

O Stuttgart continua em boa forma e deu mais uma dose de emotividade à luta pelo título da Bundesliga, ao bater o líder Wolfsburg, por 4-1, obra de quatro golos de Mario Gómez e corolário de uma excelente exibição do campeão de 2007. Perante 55 mil pessoas, Gómez abriu o activo logo aos 29 segundos de jogo com um bom cabeceamento e aumentou a vantagem no minuto 20. Edin Dzeko reduziu para o Wolfsburgo ainda antes do intervalo, mas mais dois tentos de Gómez (63 e 77’) concretizaram a goleada infligida à equipa treinada por Felix Magath.
Com a vitória do Bayern, por 3-1, na visita ao Cottbus, os bávaros estão agora empatados no topo com os mesmos 60 pontos do Wolfsburgo, onde joga o central português Ricardo Costa (não saiu do banco), mas quedam-se no segundo posto devido à diferença de golos.
Atrás do duo da frente está o Hertha, com 59 pontos e o Estugarda, a um ponto do terceiro.
O Werder Bremen bateu o Hamburgo por 2-0 com dois golos de Hugo Almeida e atrasou o adversário na luta pela qualificação para a UEFA Europa League, enquanto o Borussia Monchengladbach derrotou o Schalke 04 por 1-0 e ganhou alento na fuga à despromoção.

Em Itália o Inter averbou o terceiro encontro seguido sem vencer fora de casa, ao empatar (2-2) diante do Chievo, pelo que ainda não conseguiu festejar o título nesta 35ª jornada. A equipa de José Mourinho, inaugurou o marcador logo aos três minutos por intermédio de Hernán Crespo, numa recarga a uma defesa incompleta do guardião do Chievo, a remate de Esteban Cambiasso. Michele Marcolini empatou a contenda aos 27 e depois do intervalo, aos 65 minutos, Mario Balotelli colocou os forasteiros na frente da partida com um excelente remate de pé direito. No entanto, a vantagem dos "nerazzurr" durou apenas oito minutos, altura em que Luciano fixou o resultado num pontapé de primeira e que deixou o Inter com 78 pontos, mais oito do que o rival de Milão.
O AC Milan empatou a um golo com a Juventus, em San Siro, no jogo que encerrou a ronda. O Milan continua a sete pontos do Inter, depois de Vincenzo Iaquinta (60) ter assegurado um ponto á Juve, terceiro classificado, apenas três minutos após Clarence Seedorf ter aberto o activo, não conseguindo por isso recuperar pontos para o Inter.
A Roma dividiu os pontos na deslocação ao reduto do Cagliari Calcio (2-2). Alessandro Matri e Robert Acquafresca colocaram os homens da casa a vencer por dois tentos de diferença, mas no espaço de seis minutos o capitão Francesco Totti (63) e Simone Perrotta (69) empataram a partida.

Confira as classificações e os melhores marcadores:
Premier League
Bundesliga
Calcio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...