28 abril 2009

Opinião: Horizonte vermelho

Esta foi uma semana calma no nosso futebol, sem declarações bombásticas nem manguitos. Os três maiores clubes ganharam com naturalidade e com os habituais pormenores que ocorrem nos seus jogos.
No Sporting – Estrela da Amadora marcou-se um dos golos mais bonitos do campeonato. Foi marcado por Marcelo Goianira jogador do Estrela, mesmo no fim da primeira parte. Foi um pontapé de raiva e protesto contra o domínio do Sporting e foi também, se não erro, o primeiro e o último do Estrela durante a primeira parte. É a magia do futebol! Quanto à equipa do Sporting, sem Moutinho, Rochemback, Derlei e outros habituais titulares, mostrou mais uma vez que é constituída por Liedson e mais dez. Mais uma exibição decisiva deste grande avançado que poderá continuar ou não no Sporting, mas que já fez mais do que suficiente para ser considerado um dos melhores jogadores da história do clube. Pessoalmente, embora isso não ajude o Benfica, gostaria que ficasse, pois é com jogadores destes que o nosso futebol evolui. Vitória justa do Sporting que assim continua a pressionar o Porto.
O FC Porto venceu sem grande dificuldade o Vitória de Setúbal num jogo em que Meireles nem teve de fazer de guarda-redes. Desfalcada de dois dos seus melhores jogadores a equipa do Porto teve um Lisandro à altura das circunstâncias, respondendo presente e marcando dois golos, um deles bem bonito. Houve uma situação duvidosa decidida pelo árbitro a contento do Porto, mas isso já quase não merece referência.
Finalmente, O Benfica confirmou a sua vocação para complicar o que parece fácil, pois depois de estar a ganhar por três a zero deixou que o Marítimo, devidamente apoiado pelo árbitro, o que também é normal, marcasse dois golos, provocando uma ansiedade escusada nos sofredores adeptos benfiquistas. Destaque neste jogo para Cardozo o mais incompreendido avançado do nosso futebol. Não tendo a velocidade e a mobilidade de Liedson ou de Lisandro, Cardozo tem um remate de pé esquerdo com notável potencia e precisão, sendo também muito bom a fazer passes inesperados que desequilibram as defesas adversárias. Gostaria que ficasse para a próxima época e gosto de imaginá-lo a fazer dupla com Micolli. Seria engraçado até pela diferença de alturas e estou convencido que formariam uma dupla temível, pois são dois jogadores de características diferentes que se complementam.
Espero que nas últimas jornadas haja bom senso de dirigentes e treinadores, mas, se calhar estou a pedir muito. Vamos ver...

1 comentário:

  1. Se o baixinho vier sai o Cardozo, mais um excelente negocio à Rui Costa.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...