06 abril 2009

Análise: Ligas Europeias


Tudo na mesma na Premier League, já que o Man. United, Liverpool e Chelsea venceram os seus jogos.
O Manchester United, adversário do FC Porto nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, derrotou em casa com o Aston Villa por 3-2. Os golos dos red devils foram apontados pelo internacional português Cristiano Ronaldo (14 e 80’) e Macheda (90’). Para a formação de Villa Park, marcaram Carew (30’) e Agbonlahor (58’). O Manchester United está na liderança da Liga inglesa, ao somar 68 pontos em 30 partidas. Com mais um jogo, o Liverpool é segundo com 67.
Um golo tardio de Benayoun permite ao Liverpool vencer o seu jogo. Depois de quatro bolas ao poste na primeira parte - Dossena atirou duas vezes de cabeça à barra, Alonso também atirou à barra e Torres acertou no poste -, o Liverpool continuou sem conseguir bater o guarda-redes do Fulham. Só aos 90’+2 é que Benayoun conseguiu garantir os três pontos para a equipa de Rafa Benitez. A liderança continua renhida.
Sem o contributo de portugueses, o Chelsea venceu no terreno do Newcastle, por 2-0. Golos de Lampard e Malouda ditaram estreia aziaga para Alan Shearer no comando dos ‘Magpies’.
Destaque ainda para a vitória por 2-0 do Arsenal na recepção ao Manchester City, graças a um ‘bis’ de Adebayor. Com a vitória sobre o City, o Arsenal mantém-se na perseguição aos primeiros lugares, somando agora 58 pontos na quarta posição.

O Wolfsburgo é o novo líder do campeonato alemão após derrotar o Bayern Munique por 5-1, em jogo da 26.ª jornada da competição. Os golos da equipa de Ricardo Costa (suplente não utilizado) foram marcados por Gentner (44’), Dzeko (63’ e 66’) e Grafite (74’ e 77’). O tento dos bávaros foi apontado por Luca Toni (45’). O Wolfsburgo aproveitou o desaire caseiro (1-3) do Hertha frente ao Borussia Dortmund para assumir a liderança (51 pontos). Já o Bayern Munique é quarto com 48 pontos.
O Bochum, de Daniel Fernandes, perdeu na recepção (1-2) ao Estugarda. Com este resultado, a equipa do guarda-redes português ocupa o 14.º posto com 25 pontos.
Claramente a perder gás está o 1899 Hoffenheim, que já liderou a competição. Desta vez, a equipa sensação da Bundesliga 2008/2009 perdeu no terreno (1-0) do Hambgurgo, que é segundo classificado com 51 pontos. O Hoffenheim está agora na sexta posição (44 pontos).
O Schalke 04 venceu por 2-0 na deslocação ao terreno do Arminia Bielefeld. Farfán, aos 45´, e Kuranyi, em período de compensações, apontaram os golos da partida. Após este resultado, o Schalke soma 40 pontos.

Em Itália, José Mourinho está cada vez mais perto do seu primeiro título italiano. O Inter Milão, voltou a não realizar uma grande exibição, mas somou mais três pontos ao superar a Udinese, por 1-0, no Stadio Friuli, em jogo da 30.ª jornada da Serie A. Com o triunfo em Udine, a equipa nerazzurra dilatou a sua vantagem no topo da tabela classificativa da prova, agora com 9 pontos de vantagem sobre o mais próximo perseguidor, a Juventus, que algumas horas antes não foi além de um empate (3-3) com o Chievo. O único golo do encontro, um pouco caricato, surgiu aos 77’, num autogolo infeliz de Islas, que deixou a bola tocar nas suas pernas depois de Patrick Vieira ter tropeçado quando se preparava para rematar à baliza da Udinese. Na classificação, o Inter lidera tranquilamente com 72 pontos, contra 63 da Juventus.
A Juventus não foi além de um empate (3-3) frente ao Chievo. Isto porque um “hat-trick” de Sergio Pellissier terminou com a série de cinco vitórias seguidas da Juventus na Serie A. Com o médio internacional português Tiago a titular, viu-se a perder a partir dos 25´ quando Pellissier ultrapassou Gianluigi Buffon e inaugurou o marcador. Os festejos dos forasteiros duraram pouco tempo, pois Giorgio Chiellini empatou nove minutos volvidos, num forte remate após assistência acrobática, de calcanhar, de Mauro Camoranesi. No entanto, o Chievo chegou ao intervalo a vencer com mais um tento do avançado de 29 anos a um minuto do descanso. A formação de Claudio Ranieri deu a volta ao encontro mercê de um auto-golo de Mario Yepes e de um remate certeiro de Vincenzo Iaquinta, mas Pellissier frustrou os intentos da “vecchia signora” nos instantes finais.
Já o Milan penou durante 90 minutos para bater o penúltimo classificado, marcando apenas no tempo de compensação. Ronaldinho marcou aos 90’+1, desviando uma cabeçada de Senderos, Inzagui completou a surpresa aos 90’+3, cabeceando após um cruzamento de Shevchenko. Assim, o Milan mantém a terceira posição, agora a cinco pontos da Juve, que empatou com o Chievo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...