06 abril 2009

Análise: Liga Espanhola


Por: Rui Almeida Santos

Barcelona, Real Madrid e Sevilha garantiram os serviços mínimos para segurarem as três primeiras posições da tabela classificativa. Já o Villareal foi goleado em Almería, numa jornada marcada pelas expulsões dos portugueses do Bétis, Ricardo e Nelson.

Com um autentico banco de luxo, o Barcelona superou o Valladolid (0-1), mantendo os seis pontos de vantagem sobre o Real Madrid. Sem Daniel Alves, Thierry Henry e Lionel Messi, todos suplentes, brilhou o "pichichi" Samuel Eto'o, que com um bonito chapéu a Ansejo creditou mais três pontos na excelente campanha interna dos catalães.
Na perseguição ao líder, o Real Madrid não escorregou em Málaga, batendo a equipa sensação da Liga por 0-1. Gonzalo Híguain, numa interpretação a solo, foi o grande herói "merengue", concluindo com sucesso uma jogada que o próprio iniciou ainda antes da linha de meio-campo. Impressionante!
Resultado idêntico garantiu o Sevilha, em Huelva, com Kanouté a fazer, na transformação de uma grande penalidade, o único golo do encontro. A vitória sevilhana ganhou maior relevo depois do Villareal ter sido goleado pelo Almería, por 3-0. O "submarino amarelo" entrou bastante mal na partida, e em pouco mais de 30 minutos, viu o adversário construir o resultado. O encontro fica ainda marcado pela lesão grave de Santi Cazorla que, ao que tudo indica, irá perder o restante da temporada.
Na luta por um lugar europeu brilhou o Valência, que mostra sinais de recuperação, pelo menos a nível desportivo. Na recepção ao Getafe, a equipa "ché" não teve meias medidas, e despachou o conjunto madrileno por 4-1, com David Villa a bisar da marca da grande penalidade.
Em sentido contrário, o Atlético de Madrid sofreu mais humilhante derrota no Vicente Calderón, ante o Osasuna, por 2-4. Os inúmeros erros defensivos dos "colchoneros" foram bem aproveitados pela formação orientada por José António Camacho, que somou três importantes pontos na luta pela manutenção.

Ricardo e Nelson não terminaram a partida frente ao Numancia
Na parte de baixo da tabela, o maior destaque vai para a vitória do Espanhol de Barcelona frente ao Deportivo da Corunha (3-1). Guiados pela qualidade de De La Peña, os "periquitos" levaram de vencida um "Depor" que esteve uns furos abaixo do habitual. Contudo, o triunfo não permite à equipa catalã abandonar o último posto da tabela classificativa, podendo porém ser um importante tónico para o que ainda falta jogar esta temporada.
Já o Bétis, não foi além de um empate caseiro frente ao Numancia (3-3). O jogo fica marcado pelas três grandes penalidades assinaladas pelo árbitro do encontro. Em duas delas, os portugueses Ricardo e Nelson foram mesmo expulsos da partida, com o penalti cometido pelo guardião ex-Sporting a resultar de um erro infantil do próprio.

Confira todos os resultados e a classificação da Liga Espanhola. Veja ainda todos os golos da 29ª jornada.

Golo da Jornada: Híguain (Real Madrid)

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...