Por: Rui Almeida Santos
Barcelona, Real Madrid e Sevilha garantiram os serviços mínimos para segurarem as três primeiras posições da tabela classificativa. Já o Villareal foi goleado em Almería, numa jornada marcada pelas expulsões dos portugueses do Bétis, Ricardo e Nelson.
Com um autentico banco de luxo, o Barcelona superou o Valladolid (0-1), mantendo os seis pontos de vantagem sobre o Real Madrid. Sem Daniel Alves, Thierry Henry e Lionel Messi, todos suplentes, brilhou o "pichichi" Samuel Eto'o, que com um bonito chapéu a Ansejo creditou mais três pontos na excelente campanha interna dos catalães.
Na perseguição ao líder, o Real Madrid não escorregou em Málaga, batendo a equipa sensação da Liga por 0-1. Gonzalo Híguain, numa interpretação a solo, foi o grande herói "merengue", concluindo com sucesso uma jogada que o próprio iniciou ainda antes da linha de meio-campo. Impressionante!
Resultado idêntico garantiu o Sevilha, em Huelva, com Kanouté a fazer, na transformação de uma grande penalidade, o único golo do encontro. A vitória sevilhana ganhou maior relevo depois do Villareal ter sido goleado pelo Almería, por 3-0. O "submarino amarelo" entrou bastante mal na partida, e em pouco mais de 30 minutos, viu o adversário construir o resultado. O encontro fica ainda marcado pela lesão grave de Santi Cazorla que, ao que tudo indica, irá perder o restante da temporada.
Na luta por um lugar europeu brilhou o Valência, que mostra sinais de recuperação, pelo menos a nível desportivo. Na recepção ao Getafe, a equipa "ché" não teve meias medidas, e despachou o conjunto madrileno por 4-1, com David Villa a bisar da marca da grande penalidade.
Em sentido contrário, o Atlético de Madrid sofreu mais humilhante derrota no Vicente Calderón, ante o Osasuna, por 2-4. Os inúmeros erros defensivos dos "colchoneros" foram bem aproveitados pela formação orientada por José António Camacho, que somou três importantes pontos na luta pela manutenção.
Ricardo e Nelson não terminaram a partida frente ao Numancia
Na parte de baixo da tabela, o maior destaque vai para a vitória do Espanhol de Barcelona frente ao Deportivo da Corunha (3-1). Guiados pela qualidade de De La Peña, os "periquitos" levaram de vencida um "Depor" que esteve uns furos abaixo do habitual. Contudo, o triunfo não permite à equipa catalã abandonar o último posto da tabela classificativa, podendo porém ser um importante tónico para o que ainda falta jogar esta temporada.
Já o Bétis, não foi além de um empate caseiro frente ao Numancia (3-3). O jogo fica marcado pelas três grandes penalidades assinaladas pelo árbitro do encontro. Em duas delas, os portugueses Ricardo e Nelson foram mesmo expulsos da partida, com o penalti cometido pelo guardião ex-Sporting a resultar de um erro infantil do próprio.
Confira todos os resultados e a classificação da Liga Espanhola. Veja ainda todos os golos da 29ª jornada.
Golo da Jornada: Híguain (Real Madrid)
gostei muito da análise, parabens
ResponderEliminar