02 agosto 2022

Bordéus quer jogador do Sporting; Schmidt não “sobreviveu” em três das cinco fases de qualificação que já enfrentou; "O Midtjylland, em Portugal, lutaria pela manutenção"

Decorreu uma década desde o jogo de estreia de Roger Schmidt, enquanto treinador, num jogo de qualificação para a Liga dos Campeões e não foi de boa memória, com uma derrota ante os luxemburgueses do Dudelange e eliminação do seu Red Bull Salzburgo, da Áustria. Esta foi a primeira vez em que foi riscado da prova, mas de um total de cinco, ainda somaria mais dois desaires.
Depois da queda em 2012, pela mesma equipa austríaca não conseguiu superar o Fenerbahçe no ano seguinte, mas ainda averbou mais um momento negativo, curiosamente, diante do Benfica. Na última época, no embate com as águias de Jorge Jesus, perdeu na Luz (2-1) e empatou a zeros em Eindhoven, tendo o PSV sido afastado no play-off da Champions, já depois de ter ultrapassado Galatasaray (2ª ronda) e... Midtjylland (3ª eliminatória).
Na carreira tem ainda dois sucessos pelo Leverkusen: em 2014 eliminou os... dinamarqueses do Copenhaga, e em 2015 a Lázio. Nesta campanha atingiu o seu máximo na prova, os “oitavos”, que repetiria em 2016/17, perdendo ambas com o At. Madrid.

Bordéus quer jogador do Sporting. De fora das contas de Amorim para esta temporada, Geny Catamo, após ter sido apontado como possível solução dentro de portas, tem agora em equação uma cedência para uma liga estrangeira. Isto porque, de acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, o Sporting encontra-se em negociações com o Bordéus tendo em vista um empréstimo de uma temporada do extremo de 21 anos ao emblema que irá disputar a 2ª divisão gaulesa em 2022/23. Em cima da mesa está uma cedência com opção de compra, sendo que as partes seguem em conversações. No entanto, na ótica da Direção liderada por Frederico Varandas, uma possível saída de Geny por empréstimo rumo a França nesta época, deve fazer cair uma solução relativamente ao dossiê de outro jogador: Pote.
A SAD leonina quer negociar com o Famalicão 50% do passe de Pote – remanescente ainda na posse do clube minhoto – e tinha Geny como um trunfo negocial, pois o internacional moçambicana esteve na lista de alvos dos famalicenses neste defeso. Os leões chegaram a encetar conversações com a SAD do Famalicão, acenando com uma verba (abaixo dos 6,5M€) e a cedência a título definitivo de 50% de Geny, com cláusula de recompra, mas as recentes declarações de Miguel Ribeiro, líder da SAD minhota, esfriaram a pretensão. “Interesse em negociar Pote? Não. É questão complexa”, frisou. Recorde-se que Geny, que chegou a iniciar a pré-época com a equipa principal, esteve perto de ser cedido ao Marítimo, mas o negócio caiu por terra.

"O Midtjylland, em Portugal, lutaria pela manutenção". O Benfica faz a estreia oficial da nova época frente ao Midtjylland, em partida a contar para a primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. As águias tentam repetir o trajeto realizado na última temporada, na qual enfrentaram o Spartak de Moscovo, em idêntica fase da competição, seguindo-se depois o PSV, então orientado por Roger Schmidt, no playoff que deu acesso à fase de grupos da prova milionária, que o Benfica deixou apenas nos quartos de final frente ao Liverpool. 
Agora, a caminhada europeia dos encarnados começa com o Midtjylland, uma formação que Pedro Henriques acredita que terá poucos argumentos para colocar em causa diante de um Benfica que vê como favorito na teoria para esta eliminatória da mais prestigiada competição de clubes da UEFA.
A este propósito, o antigo jogador das águias admite mesmo este Midtjylland, se fosse uma equipa a jogar no principal campeonato português, lutaria pela manutenção.
"Comparativamente com o Benfica é uma equipa que eu diria que, em Portugal, lutaria pela manutenção. Não conseguiria fazer mais", avalia Pedro Henriques.
Em comentário na Sport TV, o antigo futebolista diz mesmo que está "perfeitamente convencido disso". "Não sei se descia ou se faria uma época tranquila", indica Pedro Henriques.
Por conseguinte, o antigo jogador de futebol frisa também que "a diferença é grande em qualidade individual e coletiva mas é preciso provar dentro de campo".
Deste modo, Pedro Henriques espera que a equipa portuguesa saiba dentro de campo confirmar esse mesmo favoritismo que tem, a seu ver, no plano teórico.
Contudo, o antigo jogador de futebol profissional lembra que parte dos convocados de Roger Schmidt para esta primeira mão da 3.ª pré-eliminatória com o Midtjylland estavam presentes no embate de há duas temporadas quando, então com Jorge Jesus e a uma só mão por conta da covid-19, o Benfica caiu perante o PAOK, em Salónica, na Grécia.
Desta vez, como na época transata, a eliminatória é jogada a duas mãos e Pedro Henriques acredita que o Benfica tem argumentos para afastar o Midtjylland da Liga dos Campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...