24 março 2022

Dupla apontada ao FC Porto; Quem pode avançar por Gonçalo Inácio; Continuidade ou dispensa de Taarabt sob escrutínio da SAD até ao final

Adel Taarabt, expulso no arranque do Benfica-Vizela, cumpriu um jogo de castigo no Benfica-Estoril, entrando para o seu lugar Soualiho Meité, mas deve reassumir o estatuto de titular do meio campo de Nélson Veríssimo no dia 1 de abril, no regresso das competições de clubes, quando a equipa encarnada enfrentar, no Minho, o SC Braga, para o Campeonato.
Será o primeiro de nove jogos já garantidos até final da temporada — se as águias ultrapassarem o Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões haverá, naturalmente, mais trabalho pela frente — e será, ao mesmo tempo, mais um momento de prova para o jogador, que está agora em alta na Luz, mas tem primado pela irregularidade desde que chegou ao clube, em 2015. Taarabt terá, pois, a missão de mostrar a quem decide, até meados de maio, que justifica um lugar no plantel da próxima época e não o nome entre os jogadores a dispensar/transferir no verão.
O internacional marroquino de 32 anos — festeja novo aniversário a 24 de maio — representa, hoje, mais valia para a formação benfiquista, mas nem sempre foi assim e o seu percurso, quer com Bruno Lage, que o recuperou depois de travessia do deserto, quer com Jorge Jesus, foi de altos e baixos. E foi também por isso que em janeiro passado, quando a janela de mercado de inverno abriu, Adel Taarabt figurou entre os jogadores de que a SAD estava disposta a abrir mão, considerado demasiado caro em função da relação qualidade/preço — custará aos cofres encarnados valor a rondar os €3,5 milhões/ano.
A entrada de Nélson Veríssimo significou, todavia, mais uma segunda vida para o jogador marroquino, que leva neste momento seis jogos a titular (e um golo, o único de toda a época, ao Boavista), precisamente os últimos seis em que participou, menos um apenas do que na primeira parte da temporada com Jorge Jesus. E Nélson Veríssimo nem sequer conta ainda três meses de comando técnico dos encarnados.
Taarabt começou por ser apenas suplente utilizado, mas chegou ao final de janeiro sem propostas e a SAD teve de abandonar a ideia de aliviar a folha salarial com a saída do médio. Outras ligas, menores e mais distantes, permaneceram abertas, mas foi ganhando pontos e minutos. E o estatuto de titular.

Quem pode avançar por Gonçalo Inácio. A idade, a margem de progressão mas, acima de tudo, a qualidade que Gonçalo Inácio tem demonstrado nestas duas épocas que leva de leão ao peito estão naturalmente a prender a atenção de vários clubes europeus e a imprensa inglesa avançou ontem que o Newcastle é um dos emblemas que segue atentamente o jovem (20 anos) defesa-central.
Aliás, a notícia refere mesmo que o Newcastle já tentou contratar o jogador português em janeiro, e que poderá voltar à carga novamente no verão.
Titularíssimo com Rúben Amorim, Gonçalo Inácio está integrado nos trabalhos da Seleção Nacional e, em breve, deverá renovar contrato com o Sporting até 2026, com natural melhoria salarial, mas com a mesma cláusula de rescisão (45 milhões de euros). E só uma tentadora proposta levará os leões a negociar a saída do central.

Dupla apontada ao FC Porto. Luan, médio-defensivo do São Paulo e Leonardo Zabala, central dos Sub-20 do Santos, foram associados ao FC Porto, que, em ambos os casos, não estará sozinho na corrida. Segundo os italianos do “TuttoMercato”, a Fiorentina também está atenta ao centrocampista, de 22 anos, que tem sido opção de recurso no clube tricolor. Já Zabala é um jovem defesa de 18 anos, mas já internacional A pela Bolívia, que, para lá dos dragões, terá sido alvo de observações por West Ham e Tottenham. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...