24 março 2022

Muito difícil a transferência de Trincão para o Sporting; Mendes 'ataca' Darwin e Arsenal pode avançar; O defesa que ganha protagonismo e está nos planos de Rúben Amorim para a pré-temporada

José Marsà está a convencer os responsáveis técnicos do Sporting a darem-lhe um bilhete para a pré-época. O central espanhol de 20 anos, segundo O Jogo, estará em linha de conta para fazer parte da pré-temporada da equipa principal e está a demonstrar qualidades a Rúben Amorim, aproveitando que Coates está na seleção do Uruguai e que Gonçalo Inácio milita às ordens de Fernando Santos para se destacar nos treinos da equipa principal.
Marsà tem mostrado os dotes que eram referenciados pelos departamento de scouting do Sporting para o recrutar à formação do Barcelona, exibindo-se competente na forma como define na primeira fase de construção, dando critério ao passe na saída de bola. Também em termos defensivos, o posicionamento e a intensidade têm vindo a melhorar e o espanhol vai ganhando protagonismo. O momento do jogador é de tal forma bom que foi titular, alinhando os 90 minutos das últimas nove rondas da Liga 3, pela equipa B do Sporting. Longe parece estar a dificuldade inicial para se adaptar ao nosso país e a polivalência de Marsà é, de tal forma assinalável, que tanto tem jogado como defesa central como a defesa esquerdo, um pouco ao jeito do que Matheus Reis vai permitindo na equipa principal.
Marsà vai ganhando pontos a Chico Lamba, jogador de 19 anos e também no radar de Amorim, mas a promoção à equipa A não invalida que os leões vão buscar outro central. Com a situação de Feddal incerta, o Sporting tem alvos definidos para o eixo, colocando Marsà como alternativa, resguardando o sector de lesões ou castigos ao mesmo tempo que pode continuar a evoluir na equipa B.

Muito difícil a transferência de Trincão para o Sporting. Um ano depois, o Sporting reativou o interesse no extremo Trincão, sondado no início da última época a par de Marcus Edwards e de Rony Lopes (agora no Olympiacos, emprestado pelo Sevilha). Na altura a operação fracassou e o Sporting conta que numa segunda investida, dada a dificuldade de afirmação do jogador nos Wolves, possa ter sucesso. Porém, o Barcelona tem outros planos, que passam pela sua saída definitiva para ajudar a reforçar o plantel.
Trincão já trabalhou às ordens de Amorim, no Braga, e aos 22 anos soma apenas 24 utilizações no Wolverhampton, com Bruno Lage ao comando da equipa (marcou duas vezes e fez uma assistência, totalizando 1192’). Mesmo como habitual suplente, os números ficam aquém da época de estreia nos catalães com Ronald Koeman: 1308’ em 42 jogos (três golos e duas assistências). O técnico leonino acredita que pode voltar a colocar o extremo numa curva ascendente e que este pode dar muito mais sob o seu comando.
O Barcelona pretende trocar o passe de Trincão com o de Adama Traoré, que está cedido nos catalães desde a janela de mercado de janeiro. O valor das opções de compra de cada jogador é igual, e a Imprensa catalã já chegou a mencionar que o Barcelona pode até incluir na transação o passe de Riqui Puig, que não entra nos planos de Xavi Hernández para o futuro. Um aspeto que o jornal Sport, daquela região de Espanha, mencionou como importante para que a operação seja levada a cabo é o facto de os Wolves terem de compensar os blaugrana em seis milhões de euros no caso de não acionarem a opção de compra, uma verba alta mas que facilitou o empréstimo a baixo custo no início da época. Caso não se concretize a troca, uma venda do luso continua a ser a primeira opção para o Barcelona, que precisa de encaixe para reforços e salários, pois já em janeiro teve dificuldades para inscrever jogadores dadas as regras financeiras da liga espanhola.
O Sporting reforçou a posição de extremo em janeiro com Edwards, já a pensar em 2022/23, mas pensa ainda em mais um jogador para a posição, dada a quase certa saída de Sarabia, que se encontra emprestado pelo PSG.

Mendes 'ataca' Darwin e Arsenal pode avançar. O nome de Darwin está a agitar o mercado de transferências ao nível dos maiores ou mais endinheirados emblemas europeus, mas, e até por isso, está a gerar também um conflito entre empresários que vai terminar com o avançado a ficar abrangido pelo radar de... Jorge Mendes. Será mesmo o superagente português quem assumirá uma transferência que, pela crescente cobiça, poderá aproximar-se dos valores definidos na Luz e que rondarão os 80 milhões de euros.
Nos planos do internacional uruguaio sempre esteve destacar-se pelo emblema da águia e valorizar-se ao ponto de, em princípio, depois da segunda temporada dar o salto para outra dimensão. Até aqui, a carreira do jogador de 22 anos tem sido acompanhada ao pormenor pelo empresário Edgardo Lasalvia, em parceria com Gerardo Rabajda, dupla que esteve presente no momento da negociação do dianteiro do Peñarol para o Almería e, no início da época passada, dos espanhóis para o Benfica.
Porém, a valorização que o camisola 9 das águias está a angariar convenceu-o a ele mesmo que, para voar ainda mais alto, necessitaria de outro comandante. Informou os seus empresários que não renovaria o vínculo que expira em junho e está a acertar agulhas com Jorge Mendes, embora a ligação possa não ser direta, mas através do seu parceiro na América do Sul, Eugenio López, que já representa, no Benfica, o central Otamendi.
Esta decisão motivou ameaças legais ao jogador, mas tudo deverá ficar resolvido em breve. “Vou ter uma reunião com Jorge Mendes. Espero que possamos chegar a um acordo que sirva os interesses de todos”, revelou Lasalvia ao jornal O Jogo, reconhecendo assim uma preocupação que tem a ver com o mandato que recebeu das águias no momento da sua contratação e que define uma fatia de dez por cento da mais-valia da futura venda do jogador, válida até junho próximo.
O agente uruguaio vai tentar assim assegurar junto do empresário de, por exemplo, Cristiano Ronaldo, uma compensação pela perda da representação de Darwin, reconhecendo já sentir-se traído pelo jogador. “Na vida temos de ser agradecidos a quem nos faz bem. Fui eu que o levei até onde está agora, dei-lhe apoio permanente, a ele e à sua família. Não mereço isto”, desabafou Lasalvia.
Certo é que será pela mão e influência de Jorge Mendes que será definido o destino de Darwin, numa decisão do jogador que visou garantir a abertura de mais portas nos principais campeonatos, sobretudo em Espanha e Inglaterra.
Será daqui que poderão surgir propostas que acompanhem as expectativas encarnadas – na SAD já existe a convicção de que Darwin não iniciará a terceira temporada na Luz –, mas também do próprio uruguaio, cujo futuro imediato passa pela seleção do seu país, estando apontado à titularidade frente ao Peru.

Arsenal na lista dos tubarões. Darwin acumula pretendentes, numa lista que já vai longa e se estende por três países. Ainda ontem ganhou expressão a informação de que o Arsenal irá atacar em força o jogador das águias, mas de Inglaterra também West Ham, Newcastle e... Manchester City já inscreveram o nome no rol de emblemas interessados no jogador. De Itália, há ecos da intenção de Inter e Milan visarem a contratação do jovem uruguaio, mas há ainda Espanha. O Barcelona está a acompanhar o dianteiro (e Grimaldo), mas também o Atlético de Madrid tem em vista a transferência, que pode estar ligada à eventual saída de João Félix. No meio deste lago de tubarões, será Jorge Mendes quem irá pescar os milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...