02 novembro 2021

Saiu do Dragão para jogar e ainda só fez...46 minutos; "O mais incrível é que chegaram ao ponto de dizer que Amorim era outro Lage"; Russos “suspeitam” do árbitro que estará em Alvalade. Leões já tiveram também razões de queixa

A chegada de Rúben Amorim ao Sporting, em março de 2020, proveniente do SC Braga, fez-se com muitas dúvidas e incertezas na cabeça de muitos sportinguistas. Frederico Varandas, presidente leonino, e Hugo Viana, responsável pelo futebol verde e branco, estavam seguros do investimento feito e da aposta. Aos poucos, Rúben Amorim foi conquistando a confiança dos sportinguistas, ainda que, nessa época, tenha falhado o objetivo 'mínimo' de ficar entre os três primeiros da classificação, sendo relegado para as pré-eliminatórias de acesso à Liga Europa onde, na época seguinte, não conseguiu o apuramento para a fase de grupos.

Porém, essa temporada, ficaria marcada pelo sucesso a nível interno através da conquista do campeonato nacional português, coisa que há 19 anos não acontecia ao Sporting. A somar a isso, uma Taça da Liga, vencida em Leiria, depois de deixar pelo caminho FC Porto e SC Braga, a que se juntou ainda uma aposta frequente em jovens da formação, já com verbas amealhadas como é o caso de Nuno Mendes, esquerdino, entretanto transferido para o PSG, depois de ser lançado por Amorim na equipa principal dos leões.
Tudo somado fazem os sportinguistas felizes da vida com Rúben Amorim e há quem lembre as dúvidas que, a dado momento, se colocaram lá atrás ao treinador.
"O Sporting há muito tempo que não tinha esta aposta na formação. O Sporting está bem, Rúben Amorim é um homem importante para este projeto, nota-se que os jogadores sabem os movimentos que fazem dentro do jogo. Os jogadores não correm só por correr. Os jogadores correm porque trabalham para que isso aconteça", detalha Manuel Fernandes.
"Normalmente, não vejo isso em muitos clubes. Falou-se, quando o Sporting teve uma quebra, não de resultados, mas a nível de exibições, que já estava a ser visto o modelo de jogo do Rúben Amorim e ele mudou. Ele muda aquilo. Ele muda e nunca se sabe como os jogadores correm, se é na profundidade, no apoio, se aparece o lateral de surpresa. Tem muitas soluções que são trabalhadas. É bonito ver este trabalho", sustenta o antigo goleador dos leões, em declarações na Sporting TV, num painel que contava também com o ex-futebolista verde e branco Joaquim Melo, que aproveitou para recordar algumas comparações feitas a Amorim.
"O mais incrível é que chegaram a um ponto em que diziam que era outro Bruno Lage. Não sei se se lembram. Chegaram a dizer isso os jornais. 'Aí está o outro Bruno Lage' quando apareceu um resultado negativo e as coisas não estavam tão bem. Já queriam comparar treinadores", afirmou Melo.
"Não se comparam. Não há comparação nenhuma. A maneira como o Sporting joga não tem nada que ver com a forma do Benfica jogar na altura. Isto diz bem da qualidade dos jogadores. Por isso é que o Rúben Amorim diz que prefere que fiquem estes", acrescentou o antigo jogador dos leões.
Joaquim Melo salienta ainda que os resultados alcançados na última época, e nesta, dizem "bem do compromisso que existe entre jogadores e o treinador". "Isto diz bem da qualidade de trabalho semanal."
"Isto não acontece por acaso, as movimentações, onde aparecem. Sabemos que o futebol tem um pouco de dinâmica, os jogadores têm de ter criatividade mas, a verdade, o que se nota é que todos eles estão muito comprometidos com o Sporting e com esta equipa técnica".

Russos “suspeitam” do árbitro que estará em Alvalade. Leões já tiveram também razões de queixa. A UEFA nomeou Sergei Karasev para dirigir o Sporting - Besiktas e a Imprensa russa não tardou em “sugerir” um eventual favorecimento aos leões, pelo facto de ir apitar um jogo da equipa que Vítor Pereira, chefe da arbitragem daquele país, disse aos meios locais, em setembro, ser a sua favorita: “Sou adepto do Sporting desde que nasci”.
Karasev, que será assistido por Igor Demeshko e Maksim Gavrilin, é, contudo, um árbitro de má memória para os leões. Dirigiu as derrotas com o Atlético de Madrid (2-0) em 2018 e com o Schalke (4-3) em 2014, que levou a uma queixa e acabou por ser decisivo para os leões não passarem de fase. O Sporting alegou um golo dos alemães precedido de fora de jogo e um penálti irregular (bola na cara de Jonathan Silva) que decidiu o jogo.

Saiu do Dragão para jogar e ainda só fez 46 minutos. Romário Baró tem ficado de fora dos eleitos de Bruno Pinheiro nos últimos jogos, dado o bom momento do trio titular no meio-campo, João Gamboa, Rosier e André Franco, e a boa resposta dada por Francisco Geraldes e Rodrigo Valente sempre que são chamados. Embora esteja fisicamente disponível, o médio de 21 anos cedido pelo FC Porto não tem de momento espaço e terá de aguardar por nova oportunidade. Baró soma apenas 46 minutos na Liga, divididos pelos jogos com Sporting (13), Boavista (1) e Gil Vicente (32).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...