28 janeiro 2021

Palhinha não deverá ser despenalizado. Veríssimo assume erro mas...não chega; Sporting disposto a ir ao limite por Paulinho; Sporting seguro por Porro mas City pode ter prioridade em reaver lateral; Pepê assina 5 épocas com o FC Porto

Pepê está a uma assinatura de se tornar jogador do FC Porto a partir de 2021/22. A última ronda negocial resultou num princípio de acordo envolvendo o pagamento de 15 milhões de euros por parte da SAD portista ao Grémio, que vê satisfeito o desejo de ficar com o extremo até junho e reservou o direito a receber 12,5 por cento de uma futura venda. A oficialização do acordo, porém, carece da realização dos exames médicos e da rubrica do jogador de 23 anos num contrato que, segundo informações recolhidas pelo O Jogo junto de fontes familiarizadas com o processo, terá a extensão de cinco temporadas. O empresário do internacional olímpico brasileiro, de resto, já se encontra na Europa, pelo que o fim da novela está muito próximo do fim.
É este detalhe que tem levado as partes a abordar o tema ainda com alguma cautela. Contudo, Paulo Luz, vice-presidente do Grémio, confirmou, ontem, que “as conversas estão bem encaminhadas” e que o dossiê “está mais próximo” de ser concluído. “Num negócio deste porte, só se pode considerar concretizado quando os contratos estiverem formalizados e assinados”, lembrou o dirigente, numa entrevista de vídeo realizada para o portal “O Bairrista”, confirmando que Pepê ficará em Porto Alegre “até junho”, podendo, dessa forma, disputar as últimas jornadas do campeonato e final da Copa do Brasil, com o Palmeiras (12 e 18 de fevereiro).
Para esta aproximação entre as partes foi fundamental a pressão realizada por Pepê, que desde o primeiro instante manifestou o desejo de jogar no FC Porto. O extremo ainda alimentou a esperança de poder mudar-se para o Dragão agora, entusiasmado com a possibilidade de alinhar com a Juventus, na Liga dos Campeões, mas sabe que o adiamento para o verão não fará cair o negócio. “Ele [Pepê] também está na iminência de saber que vai para uma outra terra, um outro continente, uma outra cultura e essas coisas mexem com a pessoa. Há uma certa expectativa e ansiedade, porque é uma realização profissional e permitir-lhe-á ter autonomia financeira”, explicou Paulo Luz, antes de concluir com uma garantia: “No momento em que ele sair daqui e se concretizar, vai sair muito bem.”

Sporting disposto a ir ao limite por Paulinho. Tal como no mercado de verão, também agora, na janela de transferências de inverno, o dossier Paulinho ganha cada vez mais páginas. O avançado de 28 anos do SC Braga é, desde sempre, o desejo de Rúben Amorim para reforçar a frente de ataque e, depois da primeira oferta no verão, e de nova abordagem este mês, a SAD do Sporting está mesmo disposta a ir até ao limite para satisfazer o desejo do treinador que colocou o clube na liderança isolada do campeonato. E este tal limite, garante A Bola, pode muito bem chegar aos tais 15 milhões de euros, fasquia mínima definida desde o verão por António Salvador, presidente do SC Braga, para aceitar sentar-se na mesa de negociações pelo avançado com o qual, recorde-se, renovou em outubro até 2025, colocando-o como o jogador mais bem pago do plantel e com uma cláusula de rescisão de €30 M.
A primeira abordagem do leão nesta reabertura do mercado colocava em cima da mesa 8 milhões de euros e os passes de Ristovski e Rodrigo Fernandes, com o Sporting a abdicar igualmente do direito de preferência sobre Iuri Medeiros.
Uma abordagem que nem chegou a oferta formal, graças à intransigência de António Salvador, manifestada aos intermediários que se mantêm ativos neste negócio. O Sporting prepara-se, então, para melhorar as condições na reta final do mercado de inverno. A SAD está disposta a avançar com 12 milhões de euros, ainda que pagos em tranches, com outros 3 milhões por objetivos. E, em última análise o leão pode mesmo chegar ao limite: 15 milhões de euros.
Desta vez, porém, o limite financeiro não será o limite do mercado. É que, segundo A Bola, desta vez o leão já está a trabalhar noutra frente, uma espécie de plano B, que poderá mesmo avançar caso o teto máximo de oferta não convença o SC Braga

Palhinha não deverá ser despenalizado. Veríssimo assume erro mas...não chega. Após rever as imagens televisivas do lance que valeu o 5º cartão amarelo na Liga a João Palhinha, com o Boavista, Fábio Veríssimo admitiu ter errado na sanção disciplinar aplicada ao médio do Sporting, que, à luz dos regulamentos, fica fora do jogo da 16ª jornada, com o Benfica. O Sporting, por sua vez, anunciou a intenção de pedir a despenalização mal acabou a partida. Indícios que, somados, fazem aumentar a esperança dos leões para o dérbi... só que a jurisprudência deve acabar por tramar o médio-defensivo. Puxando a cassete atrás, o recurso leonino seguiu ontem para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois do mapa de o castigos ter sido publicado, onde consta a suspensão de Palhinha. Entre as diligências que serão agora realizadas, o CD dará a palavra ao chefe da equipa de arbitragem, Fábio Veríssimo, mas também aos seus assistentes (Bruno Rodrigues e Sérgio Jesus), ao quarto árbitro (Hugo Silva) e aos dois elementos que operaram o VAR no encontro de terça-feira (António Nobre e Nelson Pereira), que irão responder a duas questões: se o lance foi analisado em toda a sua extensão; e, em caso de resposta negativa, qual a descrição do mesmo, ao visionarem as imagens, à luz das Leis do jogo e se a decisão final passa por manter o juízo formulado na altura do incidente, então ao minuto 79 do encontro. E mesmo que Fábio Veríssimo assuma o erro, o relator do processo deverá manter a prática adotada desde que Cláudia Santos assumiu a presidência do CD e fazer prevalecer a decisão tomada em campo, em detrimento daquela que o árbitro venha a assumir agora.
Aconteceu, há menos de um mês, num processo semelhante que envolvia o Benfica e um amarelo exibido a Otamendi. Rui Costa, o árbitro do encontro com o P. Ferreira, admitiu ter sido “iludido” no lance que conduziu à amostragem do cartão, mas o argentino não se livrou de cumprir um jogo de suspensão.
O posicionamento do CD da FPF, relativamente aos pedidos de despenalização, alterou-se sob a liderança de Cláudia Santos. A análise posterior das imagens já não é determinante, e, pelo contrário, tem maior peso a decisão que o árbitro tomou em campo e o que escreveu no relatório. É respeitado o princípio da autoridade do árbitro, com base naquilo a que os ingleses chamam ‘field of play doctrine’ – a doutrina do campo de jogo – e que, no fundo, justifica a incapacidade do órgão disciplinar para mudar a decisão inicial do juiz. Por outras palavras, mesmo que Veríssimo jure que se enganou, o CD deve decidir manter o castigo.

Sporting seguro por Porro mas City pode ter prioridade em reaver lateral. Chegou, viu e venceu e passados apenas cinco meses desde que assinou pelo Sporting, emprestado pelo Manchester City, Pedro Porro é já uma das grandes figuras deste leão. Perante desempenho de excelência, muitos adeptos do Sporting perguntam, preocupados, quão segura está a administração leonina para poder contar com o jogador até ao final do empréstimo, junho de 2022, e depois conseguir o concurso do lateral-direito de 21 anos para lá desse período de cedência. A Bola escreve que os leões estão seguros por uma cláusula de compra de €8,5 M que pode ser exercida até final da próxima temporada (2021/2022), mesmo que antes o City receba propostas, elevadas que sejam, pelo espanhol. Mas também os ingleses jogaram pelo seguro, assegurando depois prioridade para poder reaver o passe do jogador, escreve o diário.

7 comentários:

  1. Agora só falta por o Ferrari vermelho a apitar o Jogo! Tristes...Vergonhosos...Podres...Escumalha...o futebol está entregue a uma corja de Gatunos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó GEBO O OTAMENDI CUMPRIU UM JOGO MESMO NÃO TENDO TOCADO NO ADVERSÁRIO. Repito: MESMO NÃO TENDO TOCADO NO ADVERSÁRIO. O PALHINHA PELO MENOS TOCOU NO AVERSARIO. Sempre é diferente para pior do que não ter tocado. Quanto ao Ferrari roubou um pênalti ao Benfica na última jornada. Tem calma porque vais lá ter o Ferrari verde o Hugo makron Miguel. GEBO TIRA AS PALAS.

      Eliminar
    2. Gatunos??? Eheheh. Concordo. Exemplos: Pote marcar um golo com a mão no final do jogo com o Moreirense e o SLB ser o único clube do MUNDO dos que lutam pelo título. Que não tem um único pênalti a favor.

      Eliminar
    3. Anónimo das 9:58
      Eh pá, é escusado insultares assim os sapos, eles estão com medo de jogar com menos um titular contra uma equipa que está sem meia equipa, incluindo GR e defesa completa. Eles são assim deixa lá. não vale a pena insultar. Nós sabemos que eles são tudo isso. Só não percebi aquela do ferrari vermelho...já podem ter carros dessa cor no alvalixo?
      Olha caríssimo estão a chamar-me a atenção que deves ser do clube de alvalade. Equivoquei-me, os adjetivos que utilizas-te caracterizam-vos tão bem que confesso fui enganado. Já agora aconselho-te a ver o jogo Juventus - Spal de ontem á noite para a Taça de Itália, ou então só o minuto 85, e repara nas semelhanças. Esta é de borla.
      Abraço Benfiquista. Sempre ao dispor.

      Eliminar
  2. Já safaram o pote e andam doidos p safar este... bem vistas as coisas é injusto concordo... já devia ter sido castigado por acumulação de cartões faz tempo, com a quantidade que lhe têm perdoado..

    ResponderEliminar
  3. Só tiro as palas por E mail!

    ResponderEliminar
  4. Quem é que encomendou a amostragem do amarelo a esse otamendi?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...