28 janeiro 2021

Braga fala em mau exemplo de Varandas; O plano para Lucas Veríssimo chegar a Portugal; Desmentido acordo de Marega com o Fenerbahçe; SAD do Sporting já liquidou 10% dos salários

A SAD liderada por Frederico Varandas cumpriu o acordo celebrado com o plantel durante primeira vaga pandémica da covid-19 e liquidou, este mês, a parcela inicial (10%) do total de cortes (40%) que efetivou nos ordenados de abril, maio e junho de 2020, período em que quer a sociedade quer o clube entraram em regime de layoff, medida encontrada para reduzir o impacto que coronavírus causou no futebol, neste caso no Sporting.
O acordo foi simples e não demorou a ficar selado: caso o futebol profissional regressasse, cenário que veio a verificar-se, então os atletas leoninos teriam direito a pelo menos metade desta cifra, comprometendo-se a administração a avançar com os primeiros 10% no salário de dezembro – a cair nas contas em janeiro – e reservando os restantes 10% para dezembro de 2021, não obstante poderem executar a liquidação antecipadamente.
Pergunta-se: e os 20% restantes? No mesmo documento, assinado por todos os jogadores, garantiu-se que o remanescente lhes seria devolvido caso o Sporting conseguisse o apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, um horizonte... completamente exequível neste momento, dado o primeiro lugar no campeonato, que tal como o segundo dá entrada direta na competição milionária; quem fechar o pódio vai à terceira pré-eliminatória, que na temporada passada foi a ronda disputada pelo vice-campeão (Portugal “ganhou” uma equipa).
Mesmo em processo de poupança e no final de uma reestruturação financeira complexa – recentemente foram despedidos duas dezenas de funcionários –, a SAD quer ver cumpridas as suas obrigações, como aliás tem feito junto dos fornecedores, neste caso outras sociedades e agentes, reduzindo parte da dívida junto dos mesmos.

Desmentido acordo de Marega com o Fenerbahçe. Livre para conversar com outros clubes desde o dia 1 de janeiro, Marega ainda se encontra a refletir sobre o próximo passo a dar na carreira. A garantia foi transmitida ao jornal O Jogo por fonte próxima do internacional maliano, quando confrontada com a informação da existência de um suposto acordo com o Fenerbahçe, informação que circulou ontem na Turquia. O avançado tem sido alvo de algumas abordagens e sabe que o FC Porto está disposto a renovar-lhe o contrato, que expira no final desta época, desde que aceite um conjunto de condições económicas que não levem a SAD a colocar em causa o equilíbrio orçamental. No entanto, o atleta não quer precipitar-se, a poucos meses de completar 30 anos (14 de abril), e prefere aguardar mais algum tempo para perceber qual será o projeto mais tentador para prosseguir a carreira.
A ambição de Marega, recorde-se, sempre foi poder disputar a Premier League. O West Ham ainda chegou a abrir-lhe essa porta em meados de 2018, mas a importância no seio da equipa levou o FC Porto a declinar a proposta que os londrinos efetuaram mesmo em cima do fecho do mercado de verão, e todas as outras que surgiram desde então. O maliano voltou, então, a focar-se somente nos portistas, à boleia da exigência diária de Sérgio Conceição, e surge nesta fase da temporada como o terceiro melhor marcador da equipa em termos globais, com nove golos - Sérgio Oliveira tem 12 e Taremi dez -, e o quinto elemento com mais ações decisivas (11).

Lucas Veríssimo vai fazer um desvio por Espanha para chegar a Portugal. Segundo o Record apurou, esta é a solução encontrada pelo Benfica para contornar a suspensão das ligações aéreas entre o nosso país e o Brasil. Luís Filipe Vieira decidiu mandar buscar o central, de 25 anos, enviando um avião particular ao Rio de Janeiro. Isto para que o reforço pudesse viajar para Lisboa logo após a final da Libertadores, sábado, com o Palmeiras. Face à evolução de pandemia e ao aparecimento de novas estirpes do SARS-CoV-2, nomeadamente a brasileira, o Ministério da Administração Interna informou que entre as 00h00 de amanhã e 14 de fevereiro, “estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil”, abrindo exceções para ligações de natureza humanitária e de titulares de autorização de residência em Portugal.
O Benfica mantém o plano para trazer Lucas do Rio de Janeiro, onde se encontra desde ontem, com a comitiva do Santos, mas com ajustes. O central fará os exames médicos e físicos no Brasil, viajando depois para Espanha, fazendo o resto de percurso de carro. Quando muito, estará em Portugal segunda-feira, dia em que fecha o mercado de inverno.

Braga fala em mau exemplo de Varanda. O bate-boca entre António Salvador e Frederico Varandas após o último apito na final da Taça da Liga foi um dos temas abordados pela newsletter oficial do Braga. Segundo a “Voz da Legião”, algumas reações focaram-se “no insulto (...) a jogadores, treinadores e dirigentes do Braga” e o presidente do Sporting não foi poupado pelos minhotos: “Quando o exemplo vem de cima, em plena tribuna presidencial... não se pode esperar muito mais do que isto”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...