11 novembro 2020

Presidente do Instituto do Desporto tentou bloquear investigação a claque do Benfica; O que propõe o Benfica ao Santos para ficar com Lucas Veríssimo; Jovane não quer mexidas na cláusula em Alvalade

O Sporting pretende rever o contrato de Jovane, no entanto, o processo deverá envolver discussões de parte a parte, dado que existem aspetos, nomeadamente relacionados com a cláusula de rescisão a aplicar, que merecem discórdia. Com efeito, e de acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, a SAD quer aumentar a atual cláusula de rescisão, que se fixa nos 60 milhões de euros, tendo em conta o assédio de que o atacante foi alvo na última janela de transferências; no entanto, e por sua vez, Jovane e os seus representantes não querem mexidas na fasquia, isto é salvo se a administração de Frederico Varandas apresentar uma proposta de aumento salarial condizente com a eventual nova cláusula.
De qualquer forma, existe, isso sim, uma base de entendimento quanto aos anos do vínculo: o luso-cabo-verdiano está ainda amarrado a Alvalade por mais três anos e, com a renovação que se perspetiva, verá essa ligação dilatar-se por mais dois, ou seja, até 2025. A este propósito, sublinhe-se que a negociação não conheceu avanços recentes, dado que a SAD e os empresários do jogador, a Invictus Team, ainda não têm agendada nova reunião. Enquanto isso, Jovane permanece pacientemente à espera de novidades, que são prováveis até ao regresso do campeonato.

O que propõe o Benfica ao Santos para ficar com Lucas Veríssimo. A contratação de Lucas Veríssimo, em janeiro, é uma das prioridades do Benfica e, segundo o Record, a SAD encarnada até já procura seduzir o Santos incluindo logo na oferta a possibilidade de o clube brasileiro poder antecipar a totalidade do pagamento junto de uma instituição financeira. Na proposta já enviada ao conjunto brasileiro, está prevista a hipótese e todos detalhes para que o Peixe possa receber logo – a taxa de juro está fixada em cinco por cento –, se assim desejar, os 6,5 M€ oferecidos pelas águias. Caso a operação seja feita sem intervenção desta terceira parte, os encarnados propõem-se pagar a dita verba ao longo de cinco anos (a validade do contrato a assinar pelo jogador) e com início do pagamento apenas no ano que vem. E é sobre aspetos que agora as partes debatem argumentos.
Este método de pagamento já foi utilizado pelas águias em outras transferências, como foi por exemplo o recente caso de Pedrinho (Corinthians). Esta é, pelo menos, a forma que o Benfica tem para agilizar o processo, sobretudo numa altura em que outros clubes manifestam interesse na contratação do jogador, de 25 anos, muito desejado por Jorge Jesus. Recorde-se que, ainda no passado sábado, o técnico benfiquista abordou o interesse dos árabes do Al Nassr em contratar o brasileiro, explicando o técnico que o defesa “sempre esteve na agenda” das águias. E foi mais longe, vincando que se este olhar para a carreira desportiva, virá “para o Benfica”.

Presidente do Instituto do Desporto tentou bloquear investigação a claque do Benfica. O Ministério Público (MP) está a investigar suspeitas de favorecimento do Benfica por parte do atual presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco. Anteontem, a Polícia Judiciária fez uma busca no IPDJ e outra no Estádio da Luz a fim de esclarecer a atuação do clube encarnado e do próprio Vítor Pataco, ex-diretor-geral da Benfica Multimédia S.A., em processos de contraordenação sobre o apoio a claques benfiquistas não legalizadas.
As suspeitas sobre o Benfica e Vítor Pataco apontam para eventual corrupção e surgiram no verão de 2018 pela voz do anterior presidente do IPDJ, Augusto Baganha, quando este foi exonerado do cargo, a um ano do final do mandato, pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo. Na altura, Baganha revelou até alegadas pressões daquele governante sobre Pataco, seu sucessor, para favorecer o Benfica em processos de contraordenação no IPDG sobre o apoio do Benfica às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos.
As pressões foram desmentidas pelos visados, sendo que Baganha também acusou Vítor Pataco, que tinha sido seu vice-presidente, de ter retido, durante dez meses, um processo sobre o apoio reiterado do clube encarnado às claques não legalizadas. “Tive de avocar esse processo para ele ficar resolvido”, declarou publicamente Baganha, dias depois de dois factos praticamente coincidentes: a sua exoneração e a condenação do Benfica a um jogo à porta fechada e a pagamento de uma coima de 56 250 euros, a maior aplicada até então.
Segundo apurou o JN, esta mesma história está agora a ser analisada, do ponto de vista criminal, pelo MP, em mais um capítulo do inquérito em que já foram juntos os casos dos e-mails do Benfica e do Mala Ciao, relacionados com corrupção desportiva. Na segunda-feira, uma equipa da PJ apreendeu a documentação relativa aos referidos processos de contraordenação, tanto no Estádio da Luz como no IPDJ. O Benfica manifestou-se então disponível para colaborar com as autoridades. Vítor Pataco, contactado ontem pelo JN, disse que não é arguido e manifestou-se “absolutamente tranquilo” com a situação. “Na verdade, fico satisfeito por investigarem, para que a verdade venha ao de cima, também por essa via”, acrescentou, contando que apresentou uma queixa-crime contra Augusto Baganha, por difamação, e espera que, também aqui, se demonstre que não favoreceu o Benfica.
Invocando a pendência deste processo, Pataco disse que não podia esclarecer, concretamente, a sua atuação nos processos de contraordenação do Benfica. De qualquer modo, asseverou que não fez favores, tal como “nunca” foi aliciado ou sofreu pressões do clube liderado Filipe Vieira. Recorde-se que o mero ato de oferecer ou pedir um favor ou uma contrapartida, mesmo que não correspondido, constitui crime de corrupção.
Apesar de tudo, Vítor Pataco admitiu que o facto de ter sido diretor-geral da sociedade Benfica Multimédia fragilize a sua posição, mas recordou as suas ligações passadas a outros emblemas para se defender: “O facto de ter estado na Benfica Multimédia nada belisca a minha idoneidade, como não beliscou o facto de ter sido treinador de [atletismo] no Sporting e no Belenenses”, afirmou.

5 comentários:

  1. eu acho que até agora, só o netinho do vieira é que nao está metido em merdas....

    de resto, o homem tem um azar do caraças que por onde passa todos querem beneficiá-lo sem o proprio vieira saber apenas para o lixarem depois...

    o viera de patacas so conhece a arvore das patacas com o donaltim, patacos nunca sube o que era...

    ResponderEliminar
  2. Coitado do Sport Comércio e Alverca 2003!

    Quando é que a carrinha celular vai buscar o labrego criminoso?

    ResponderEliminar
  3. e os 5 milhoes que o alverca ficou a arder no negocio do mantorras?

    ResponderEliminar
  4. Mais uma conquita dos dez anos à frente!!! Na verdade eles estão em todas!!! Que orgulho!!! Carreguem lampiões!! Temos pena. Com todo o respeito pelos 38%.

    ResponderEliminar
  5. Vieira mais uma vez metido nas corrupções todas.... não para o PABLO ESCOBAR

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...