11 novembro 2020

Os milhões que o Sporting vai investir em janeiro; O lateral e o médio na mira do Benfica; Mais um dragão sugerido ao Wolves; Sporting blinda 'pérola' em maior destaque; Milhões do BES 'lavados' no Sporting?

O Ministério Público (MP) suspeita de que Álvaro Sobrinho terá investido no Sporting com dinheiro proveniente do BES Angola (BESA), do qual foi presidente entre 2001 e 2012. No centro da investigação está a suspeita de que Sobrinho terá, através da Holdimo, lavado no Sporting 20 milhões de euros alegadamente desviados do BESA. A verba terá tido origem nos financiamentos do BES ao BESA, matéria que está a ser investigada num outro processo aberto em 2011.
O inquérito, no âmbito do qual a Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas ao Sporting na última segunda-feira, foi aberto há mais de dois anos. A investigação está a passar a pente fino a operação do aumento de capital da Sporting SAD, no final de 2014, em que a Holdimo passou a deter quase 30% do capital da Sporting SAD. A sociedade controlada por Sobrinho entrou no capital da Sporting SAD através da conversão do crédito de 20 milhões de euros que detinha sobre a SAD leonina em novas ações da Sporting SAD de igual valor, escreve o CM.
O MP e a PJ estão a tentar reconstituir o rasto desse dinheiro. Em causa está o eventual crime de branqueamento de capitais.
Ou seja, suspeita-se de que Sobrinho, com o investimento na Sporting SAD, terá legalizado 20 milhões de euros alegadamente desviados do BESA. Na segunda-feira, a Sporting SAD confirmou as buscas da PJ às suas instalações e adiantou que “está em causa um alegado crime de branqueamento de capitais referente ao período de 2011 a 2014.”
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) abriu, em 2015, um processo à entrada da Holdimo no capital da Sporting SAD. Na altura, Duarte Marques, deputado do PSD na comissão parlamentar de inquérito ao BES/GES, perguntou à CMVM se estava “a verificar e seguir o rasto e a origem das verbas utilizadas por empresas detidas ou geridas” por Sobrinho nos investimentos em Portugal.
A resposta foi esta: “No âmbito das atribuições da CMVM e em articulação, designadamente com o Banco de Portugal, estão em curso e serão realizadas as diligências reputadas necessárias e adequadas ao apuramento da origem e ao acompanhamento das operações financeiras referenciadas nas perguntas feitas pelo Senhor Deputado.”
A informação recolhida pela CMVM nesse processo terá sido comunicada ao MP.

O Sporting e os representantes de Nuno Mendes já chegaram a acordo quanto ao valor que deverá passar a blindar o futuro contrato do lateral-esquerdo: 70 milhões de euros. Será esta, segundo o jornal Record apurou, a nova cláusula de rescisão do promissor camisola 5 dos leões, cuja saída nesta altura está blindada por 45 milhões de euros.
Devido à enorme valorização de Mendes nas últimas semanas, numa altura em que é seguido a par e passo por grandes clubes europeus, como o Manchester United, e em que a própria estreia na Seleção Nacional é considerada mera questão de tempo, a SAD do Sporting decidiu colocar o processo no topo das prioridades. De acordo com as informações recolhidas pelo nosso jornal, a renovação de Nuno Mendes é mesmo neste momento o único dossiê que está a ser tratado pela administração da SAD e restante estrutura de futebol. É por essa razão que o processo de Jovane Cabral ainda não sofreu desenvolvimentos que eram esperados, inclusive, para esta semana.

Os milhões que o Sporting vai investir em janeiro. Com um intervalo de tempo tão curto entre as janelas de transferências de verão e de inverno, a administração do Sporting está já no terreno a preparar janeiro. Uma abordagem ao mercado já no outono, tendo um central e um avançado como alvos. Seguem-se os contactos exploratórios, sendo que as boas indicações dadas pela equipa, que lidera o campeonato, podem encorajar a investimento que, na perspetiva mais ambiciosa, pode ir até aos €4 milhões para o defesa e aos €8 milhões para o atacante, escreve A Bola.
Devido à pandemia de Covid- -19, às modificações que esta obrigou no calendário competitivo, a janela de verão do mercado de transferências fechou em Portugal apenas no dia 6 de outubro, quando num ano normal teria encerrado no último dia de agosto. Mas o mercado de inverno vem já aí, do primeiro ao último dia de janeiro, e por isso os clubes nem tiveram grande descanso entre uma janela e a outra. A administração liderada por Frederico Varandas está já no terreno, a analisar os possíveis alvos, preparando-se para iniciar os contactos exploratórios nos próximos dias, sendo que a contratação de um central e de um avançado transitam do mercado anterior — Paulinho foi o avançado que o treinador, Rúben Amorim, sempre quis, mas não foi possível entendimento com o SC Braga; Lyanco, central do Torino, foi apontado mas as negociações não avançaram para bom porto.

Guga, lateral-direito do Atlético Mineiro, está em cima da mesa do Benfica. Ao que o jornal Record apurou, Jorge Jesus não só conhece bem o jovem de 22 anos, como já pediu a Luís Filipe Vieira que tente a sua contratação. O presidente irá agora avaliar a possibilidade de avançar, ou não, para o brasileiro, que também tem passaporte português. Guga está há muito na base de dados do emblema da Luz e já no ano passado, como o nosso jornal adiantou oportunamente, foi observado em jogos da seleção olímpica brasileira, pela qual soma uma dezena de internacionalizações. Vieira ainda não deu qualquer passo formal para atacar o jogador junto do Atlético Mineiro, mas já está a par das condições necessárias para poder fechar negócio: será preciso pagar cerca de 6 milhões de euros. Neste caso, face ao apertar das dificuldades financeiras do Galo, os dirigentes do emblema canarinho viram-se também obrigados a baixar a fasquia de exigência por Guga, que há um ano era avaliado em não menos de 10 milhões de euros. Agora, tudo se agravou também face à pandemia do novo coronavírus e a venda do lateral-direito é encarada com bons olhos. A favor dos encarnados joga também o facto de o jovem ter mudado recentemente de empresários, sendo agora representado pelo influente Giuliano Bertolucci, que há vários anos mantém relação estreita com as águias e nos últimos meses esteve envolvido, por exemplo, nos negócios de Everton e Pedrinho para a Luz.
O Benfica tem Guga bem referenciado e JJ gostava de contar com ele, mas as águias ainda não avançaram para negociações e é preciso contar também com concorrência. Em Espanha, por exemplo, o Atlético Madrid já foi apontado como interessado. No último verão, o Spartak Moscovo avançou com uma proposta, mas esta foi levada pelos anteriores agentes e caiu por terra. Seguiu-se o Flamengo, que se chegou à frente para tentar garantir um substituto para Rafinha, tendo acabado por fechar negócio com Mauricio Isla.

João Pedro Galvão na órbita da Luz. O médio, capitão do Cagliari, é apontado como possível reforço do Benfica pelo jornal ‘La Nuova Sardegna’.
O médio brasileiro, de 28 anos, leva cinco golos em oito encontros esta época e é bem conhecido dos portugueses. Jogou pelo V. Guimarães, em 2010/11, e pelo Estoril, em 2013/14 e 2014/15.

Otávio sugerido aos Wolves. Pelo contributo dado para a dobradinha conquistada pelo FC Porto na última época, bem como pela situação contratual em que se encontra, Otávio é um nome que por estes dias tem sido mencionado com alguma frequência na Imprensa internacional. Se em Espanha o associam ao Sevilha e em Itália ao Nápoles, em Inglaterra decidiram “sugerir” o brasileiro ao Wolverhampton. O portal “HITC” foi apenas um dos que lembraram que o médio se encontra no último ano de ligação aos dragões e que, logo, é livre de poder assinar um pré-acordo com outro clube já a partir de 1 de janeiro. O alegado interesse dos “Wolves” não é novo e chegou a ser notícia pelo “The Mirror” em julho. De então para cá, porém, a equipa de Nuno Espírito Santo, que conhece o jogador desde que o treinou, em 2016/17, veio ao Dragão contratar Vítor Ferreira e o treinador português ainda tem Rúben Neves e João Moutinho, entre outras opções para o meio-campo.
As negociações com o FC Porto para a renovação do contrato estão em banho-maria há algum tempo, mas Otávio quer tranquilidade nesta fase, porque tem pela frente uma decisão importante a tomar. A continuidade na Invicta para além desta época não está colocada de parte, embora seja cada vez mais difícil resistir às abordagens que chegam de campeonatos mais competitivos do que o português. E até que a decisão seja tomada, é provável que continue a ser notícia em vários quadrantes do globo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...