02 junho 2024

Atlético quer Gyokeres; O extremo apontado ao Benfica; Sporting em observações por marroquino; Vitor Bruno ultrapassa Graham Potter e avança no Dragão. Valverde e Maresca estiveram na mira; Encantado e com viagem à vista para Alvalade; United com alvo no Sporting; Rodrigo Gomes a caminho da La Liga

Vítor Bruno é o eleito por André Villas-Boas para suceder a Sérgio Conceição no comando técnico do FC Porto, garante o jornal Record. O antigo adjunto, era o único nome português na lista final do presidente para assumir a liderança da equipa principal e será o primeiro com quem o líder dos dragões irá falar assim que o dossiê Sérgio Conceição fique encerrado.
O resto da lista de André Villas-Boas contemplava apenas treinadores estrangeiros e o que reunia a preferência da estrutura era o de Graham Potter, mas segundo o diário essa hipótese acabou por ficar para trás, ao ritmo da subida na hierarquia de Vítor Bruno.
Potter foi um treinador que causou grande impacto, tanto na Suécia, no Ostersunds, como depois na Premier League, ao serviço do Brighton, e está livre no mercado, depois de ter deixado o comando técnico do Chelsea, em 2022/23. Em termos práticos, o técnico inglês também impressiona o presidente do FC Porto pela qualidade tática que as duas equipas evidenciam, bem como pelo desenvolvimento individual do futebolista. Vítor Bruno, contudo, deixou-o para trás.
Ernesto Valverde e Enzo Maresca estiveram efetivamente na mira de André Villas-Boas para o comando técnico do FC Porto. O treinador espanhol era, a dada altura, o técnico que mais agradava à nova estrutura diretiva do FC Porto, mas acabou por renovar o contrato que já o ligava ao Athletic Bilbao e deixou de ser opção. Já o italiano Enzo Maresca transferiu-se do Leicester para o Chelsea e, perante isto, caso o FC Porto tivesse de optar por um treinador estrangeiro, a escolha acabaria por recair no inglês Graham Potter, que está livre de vínculos.

O extremo Mohamed Belloumi, de 22 anos, está a ser associado ao Benfica. Segundo a imprensa argelina, o jogador do Farense foi observado pelos encarnados no decorrer da última temporada (em que marcou 7 golos e fez 5 assistências em 35 jogos) e agradou, sendo também seguido por mais emblemas portugueses e europeus. O jovem tem contrato com os algarvios até junho de 2027 e, ao que o jornal Record apurou, as águias ainda não apresentaram qualquer proposta concreta nem encetaram contactos.
As principais qualidades apontadas a Belloumi são a habilidade no drible, visão de jogo e o talento individual para criar oportunidades de golo. 
Os argelinos destacam que um eventual salto para o Benfica permitiria ao jogador “treinar ao lado de alguns dos melhores talentos da Europa e beneficiar de um treinador de alto nível”, além do entusiasmo pela participação na Liga dos Campeões.

Encantado e com viagem à vista para Alvalade. À segunda será mesmo de vez. Depois de ter estado na iminência de rumar a Portugal no verão de 2022, pela mão do Benfica, Vladan Kovacevic vai mesmo, dois anos volvidos, tocar as nuvens e entrar na Segunda Circular... pela porta do Sporting. Os contornos do negócio entre os clubes pelo guarda-redes de 26 anos estão definidos e o jornal Record adianta-os na íntegra: o Sporting paga 4,8 milhões de euros e a estes pode, futuramente, acrescentar mais 1,2 milhões, mediante objetivos individuais e coletivos a concretizar, perfazendo uma operação que pode chegar aos 6 milhões - como noticiámos na sexta-feira. Por sua vez, o Raków assegura 10% da mais-valia numa futura transferência do bósnio, que à sua espera tem um contrato válido por cinco temporadas, até 2029.
Por esta altura restam limar algumas questões de pormenor, que não colocarão o negócio em causa, e as assinaturas para a conclusão do mesmo, formalidade que terá lugar nas próximas horas – até porque ontem, o dono dos polacos, Michał Świerczewski, esteve em Londres, onde assistiu à final da Liga dos Campeões – depois de o guardião completar, em Lisboa, os exames médicos. No essencial, a transferência acaba por servir os interesses de todas as partes envolvidas: o Sporting assegura um dos reforços considerados prioritários para a nova época, depois da saída de Adán a custo zero; o Raków tem em perspectiva o maior encaixe da sua história, que pode superar os 5 milhões de euros que em 2021 recebeu do Salzburgo por Piatkowski; e Kovacevic consegue dar o salto que tanto ansiava, como há cerca de um mês deu conta.
Aliás, a este propósito importa dar expressão às sensações de Vladan desde que soube do interesse do Sporting. A juntar ao facto de estar encantado com a possibilidade de rumar ao campeão nacional e de estrear-se na fase de grupos da Liga dos Campeões, o camisola 1 dos polacos sente que as dificuldades dos últimos meses... compensaram. Se no plano coletivo a época correu mal – 7º lugar, depois do 1º em 2022/23 – a título individual esteve, sabe Record, perto da Premier League em janeiro. Porém, a oferta por ele chegou aos escritórios do Raków já os últimos dias da janela de inverno, o que reduziu a hipótese de os polacos encontrarem um substituto em tempo útil e fez ruir a transferência. Desde então, Kovacevic e o clube tinham um acordo de cavalheiros de que a saída seria, por fim, possível no verão. Dito e feito. Agradece o Sporting!

Sporting em observações por marroquino. A imprensa holandesa colocou o extremo do Excelsior, Couhaib Driouech, na rota do Sporting. O jogador esteve de facto sob observação do clube leonino, no entanto, até à data, não chegou a ser efetuada qualquer proposta por parte da SAD leonina.
O internacional sub-23 marroquino, de 22 anos, é cobiçado por várias equipas holandesas e belgas. Neste momento, o PSV é o clube mais bem colocado para o contratar, tanto que já está em conversas com o Excelsior.

Man. United quer Diomande. O Manchester United já deu forma à lista de potenciais reforços para a próxima época e o nome de Diomande é um dos apontados para a defesa, noticiou o ‘Daily Express’. De momento, a prioridade em Old Trafford passa por definir a situação em torno de Ten Hag. Seja como for, os red devils já terão demonstrado abertura em apresentar uma proposta de 40 M€. 

Atlético quer Gyokeres. O mercado de transferências de verão abre dentro de menos de um mês, e o Atlético de Madrid já está ativo em busca de uma nova opção para a frente de ataque, visto que Álvaro Morata e Memphis Depay podem estar de 'malas aviadas'.
Este domingo, o jornal espanhol El Desmarque revela que os responsáveis colchoneros já terão em vista um total de oito possibilidades para o setor mais adiantado do terreno, entre eles, Viktor Gyokeres, que terminou a temporada com um registo de 43 golos e 14 assistências em 50 jogos com a camisola do Sporting.
Uma operação que, acrescenta a mesma publicação, não será de simples concretização, não só pela elevada concorrência que o clube atravessa, como também pelo facto de os leões só admitirem libertar o goleador mediante o pagamento dos 100 milhões de euros da cláusula de rescisão.
Artem Dovbyk (do Girona), Alexander Sorloth (do Villarreal), Serhou Guirassy (do Estugarda), Jonathan David (do Lille) e Santiago Giménez (do Feyenoord) são outros dos nomes em cima da mesa, assim como Samu Omorodion e Carlos Martín, que regressarão de empréstimo.

Rodrigo Gomes a caminho da La Liga. O Atlético Madrid bateu à porta do Sp. Braga, com Diego Simeone a ter pedido de forma expressa a ida do jogador para os ‘colchoneros’. Existem negociações num estado já avançado entre a administração de António Salvador e os responsáveis do Atlético, sendo que a boa relação entre os dois clubes pode ser importante para um desfecho que agrade a ambas as partes, sendo que o processo poderá concluir-se dentro dos próximos dias.
E, a esse propósito, a SAD arsenalista conta com um potencial encaixe de 15 milhões de euros com um jogador que esteve bastante ativo ao longo da temporada, em que esteve emprestado ao Estoril, ao ponto de atrair o interesse de clubes de Inglaterra, sendo que aos gabinetes da sociedade desportiva até chegaram algumas propostas.
Rodrigo Gomes está ao corrente da situação e não esconde o entusiasmo com a forte hipótese de mudar-se para o Atlético Madrid, um clube com história não só no contexto do futebol espanhol, como também no europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...