O futuro de Sérgio Conceição no FC Porto é cada vez mais incerto apesar do contrato que prolongou até 2028 na semana das eleições. Segundo a imprensa o treinador reuniu-se com o Marselha na passada terça-feira, dia de folga do plantel, num hotel de luxo da cidade Invicta.
Ainda de acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, Conceição reuniu-se com o clube do sul de França por cortesia, mas declinou a oferta que lhe foi apresentada, ao que tudo indica pelo próprio presidente Pablo Longoria, que assumiu pessoalmente este dossiê crítico.
O Marselha já não tem hipóteses de ir à próxima edição da Liga dos Campeões, ao contrário do AC Milan, que também está interessado no treinador do FC Porto. Sérgio Conceição, como se sabe, quer manter-se na alta roda do futebol europeu.
Sporting prepara ataque final por alvo. O Sporting está a preparar um ataque em força a Fotis Ioannidis, jogador do Panathinaikos que está no topo das prioridades de Rúben Amorim para reforçar a linha ofensiva do Sporting em 2024/25. Segundo o jornal Record apurou, os leões vão tentar fechar a contratação do internacional grego, de 24 anos, logo após a final da Taça da Grécia, marcada para o dia 25, curiosamente um dia antes de o Sporting defrontar o FC Porto, no Jamor.
Embora já tenham existido contactos exploratórios, até para conhecer as condições necessárias a um eventual acordo, não foi feita até ao momento qualquer proposta oficial por parte do Sporting, na medida em que as todas as partes entendem que devem aguardar pelo desfecho da época antes de colocarem os trunfos sobre a mesa. Para o Panathinaikos, como para Ioannidis, o foco continua na iminente decisão do troféu, frente ao Aris Salonica, que pode garantir o único ‘ouro’ da temporada ao clube de Atenas, 4.º classificado na liga.
No caso do Sporting, o panorama é bem mais animador, pois o emblema de Alvalade acaba de sagrar-se campeão, mas o objetivo de fazer a dobradinha está por ora no centro das preocupações, mesmo sem perder de vista o mercado de transferências. É nesse sentido que a administração de Frederico Varandas está a desenhar a melhor estratégia para resgatar um alvo que implicará um investimento avultado, na linha do que foi realizado há um ano por Viktor Gyökeres. Qualquer que seja o futuro do sueco, o Sporting fará sempre um esforço por Ioannidis, até pela incerteza que rodeia a situação de Paulinho, que pode sair.
Com 23 golos e 10 assistências em 42 jogos, na campanha em curso, o avançado tem contrato válido até 2027 com o Panathinaikos, que só aceita conversar a partir de 17 milhões de euros, tendo recusado, em janeiro, uma oferta de 14 M€ do Eintracht Frankfurt. Para complicar a tarefa do Sporting e demais pretendentes, o ‘Pana’ poderá ainda propor a Ioannidis uma substancial melhoria de salário, de 250 mil euros anuais para 1,2 milhões líquidos.
Em abril, recorde-se, foi veiculado na imprensa helénica que Ioannidis estaria a ser alvo de uma investigação por uso de doping. O próprio desmentiu as acusações. "Terei de recorrer à Justiça contra aqueles que têm vindo a manchar o meu nome", esclareceu.
Os 5 jogadores que Rui Costa quer que sejam apostas por Schmidt. Rui Costa quer que Roger Schmidt dê oportunidades aos jovens da formação do Benfica na pré-temporada. Verificar se têm as qualidades pretendidas para fazer parte da equipa principal é o objetivo e, em caso positivo, evitar gastos desnecessários com contratações.
São cinco, pelo menos para já, os jogadores que vão ser alvo de avaliação antes de a temporada oficial começar, sendo que dois deles já se estrearam pela equipa principal: o defesa direito Diogo Spencer (20 anos) e o avançado João Rego (18). O guarda-redes André Gomes (19) e o central Bajrami (22) já treinaram sob as ordens de Schmidt e até já foram convocados, mas ainda não foram utilizados. Pedro Santos (21), avançado da equipa B que renovou nesta semana até 2028, estará também sob escrutínio da equipa técnica na pré-temporada.
A aposta nestes jovens jogadores que têm estado em destaque na equipa B é uma exigência do presidente para o técnico, que, apesar da contestação, deve continuar no banco do Benfica em 2024/2025. Rui Costa acredita que as qualidades dos jogadores são suficientes para ganharem o seu espaço na equipa principal.
Em caso de permanência no plantel, a SAD evitaria ir ao mercado contratar novos atletas com qualidade duvidosa, à semelhança do que aconteceu esta temporada (Bernat, Jurasek, Arthur Cabral são alguns exemplos). Certo é que na agenda para a nova época está a contratação de um lateral-esquerdo e um avançado.
Para a próxima temporada, o Benfica já garantiu a aquisição, a custo zero, do suíço Leandro Barreira (Mainz). Andreas Schjelderup, que esteve emprestado a ao Nordsjaelland, vai regressar no verão para integrar o plantel principal.
"Com Di María, Rui Costa quis passar mensagem de que podia lutar pela Champions". O Benfica está em reflexão e os benfiquistas procuram respostas para aquilo que lhes aconteceu ao longo da época. Roger Schmidt tem sido contestado pelos resultados mas também pelas opções e pela comunicação que tem tido. Também Rui Costa já sente os ecos do desagrado benfiquista. E a este respeito, Diogo Luís entende que o presidente do Benfica deve perceber quem tem à sua volta e deve identificar que nem todos possam estar focados na missão encarnada.
"As pessoas não estão lá dentro para servir o Benfica, estão porque querem aparecer, ter dimensão", começou por referir Diogo Luís. E o ex-jogador das águias falou de gente que tem "o sonho de criança de ter algum destaque no mundo".
"A verdade é que o Benfica, naturalmente, dá destaque a muitas pessoas e essa é que é a realidade", referiu o antigo atleta, certo de que o presidente do Benfica deve "fundamentar as suas decisões".
"Ele tem de saber explicar porque é que vai por aquele caminho. O Rui Costa tem de conseguir chegar perto das pessoas e dizer 'renovei três épocas com o Roger Schmidt porque é este o caminho'", frisou o ex-camisola 36 encarnado, em declarações na CNN Portugal, numa altura em que até Rui Costa é criticado pelos associados.
Por outro lado, Diogo Luís aconselhou Rui Costa a "agarrar" naquilo que a equipa fez nesta época para perceber para onde a equipa deve caminhar na próxima temporada.
"Eu acho que no ano passado acabou por dar uma imagem positiva porque o Benfica jogava bom futebol até janeiro. Tinha uma forma de jogar que entusiasmava os adeptos. A partir do momento em que saiu o Enzo Fernández já não entusiasmava e foram só as vitórias que foram caminhando", comentou o ex-futebolista, prosseguindo com a sua ideia.
"Depois, com a contratação de Di María o Rui Costa quis passar a mensagem de que o Benfica podia lutar pela Liga dos Campeões. E essa expectativa é difícil de gerir. Foram erros que foram cometidos. O que é que uma administração tem que fazer? Tem que corrigir os erros. O Sporting no ano passado ficou em quarto lugar e eu dou sempre este exemplo", salientou Diogo Luís.
Deste modo, o antigo jogador entende que é no balanço do que se fez que as equipas podem avançar para as novas metas e novos horizontes desportivos.
"O Benfica está em segundo e vai à Liga dos Campeões", apontou, recordando que o Sporting ficou fora da Liga dos Campeões na época que está agora a terminar.
"Ficar fora da Liga dos Campeões é o pior que pode acontecer a um clube e o Benfica vai à Liga dos Campeões. Quase de certeza que vai entrar diretamente", concluiu Diogo Luís.
Tiago Gouveia pode deixar a Luz. O Benfica vai ter de decidir que importância terá Tiago Gouveia no plantel da próxima temporada. É esta a conclusão que se retira das declarações do empresário do jogador de 22 anos, que confirma, por outro lado, o interesse do Spartak Moscovo na contratação do extremo.
A notícia correu pelos média russos e Artur Fernandes afirmou ao Sport24 que “o Spartak está interessado no Tiago”. “Essa oportunidade existe, mas ninguém me contactou. Provavelmente, o Benfica terá conhecimento disso. A janela de transferências está fechada”, afirmou o agente do jogador, que encontrou de imediato a ligação. “Quem é o diretor desportivo? Tomás Amaral? Agora percebo porque o clube está interessado”, afirmou, referindo-se ao dirigente do clube russo que antes desempenhava as funções de olheiro dos encarnados, pelo que terá pleno conhecimento sobre as capacidades do camisola 47 que chegou ao Seixal em 2017/18, proveniente do Sporting, tendo já passado uma época cedido ao Estoril.
Além de negar a existência de contactos, Artur Fernandes revela ainda que “o Tiago quer ficar no Benfica porque acredita que pode ser titular”, embora tenha acrescentado que “o clube e a equipa técnica terão de tomar uma decisão sobre o jogador no final da temporada”.
A Qualidade deste BLOG é tão MÁ que até dá DÓ. Leandro BARREIRA(O), SUIÇO????REALLY. LEANDRO BARREIRO(LUXEMBURGÊS). O vosso nome é mesmo TOP...FORA de JOGO!!!!!
ResponderEliminarLUXEMBURGUÊS...
EliminarJulgo que isto não pretende ser um blog. Julgo q isto pretende ser o que é: um apanhado, meio à pressa, de recortes de jornais e declarações da cmtv. Isto é mauzinho mas dá para sentir um bocadote o pulso da maralha
Eliminar