29 maio 2024

Os dois alvos para a baliza do Sporting; Nápoles pode atacar Pote; Estrutura do Benfica chumba Jota Silva; "És um ladrão do c******". Matheus Reis tramado; Benfica admite vender Morato

O mercado de transferências pode muitas vezes encerrar o denominado efeito-dominó, no qual a mexida de uma peça pode ser suficiente para desencadear várias outras movimentações em catadupa, que sem a mexida inicial nunca ocorreriam. E é mais ou menos isso que estamos a assistir no caso de Pedro Gonçalves, que pode suscitar uma eventual movimentação de mercado com origem na saída de... Kylian Mbappé do Paris Saint-Germain para rumar ao Real Madrid.
A história é simples de contar: ficou a saber-se, ontem, que o PSG estará já em conversações com o Nápoles para tentar assegurar a contratação do atacante internacional georgiano Khvicha Kvaratskhelia, 23 anos, peça fundamental no título de 2022/2023, que poderá levar os parisienses a abrirem, e de que maneira, os cordões à bolsa, falando-se já numa potencial oferta de 100 milhões de euros pelo avançado que tem contrato até 2027 e que é, então, desejado por Nasser Al-Khelaifi para substituir (se é que tal verbo se pode utilizar neste caso) o inimitável Mbappé.
Mesmo não sendo negociação fácil, até porque o presidente dos napolitanos, Aurelio de Laurentiis, é osso duro de roer e não raras vezes deveras intrasigente, poderá ser operação perfeitamente exequível e obrigará o Nápoles a correr atrás de um sucessor, sendo esta a parte onde entra... Pedro Gonçalves.
O avançado português de 25 anos, escreve A Bola, é um dos nomes referenciados pelo emblema napolitano, e já desde há bastante tempo, não apenas nos tempos mais recentes e neste contexto específico relacionado com a potencial substituição de Khvicha Kvaratskhelia. Aliás, Pedro Gonçalves é nome que começou a dar sinal no radar dos napolitanos ainda antes de dar o salto para o Sporting.
Ainda jogador do Famalicão Pedro Gonçalves atraiu atenções do scouting dos italianos e as boas referências que então deixou foram sendo confirmadas nos anos que se seguiram em Alvalade — onde acabou por atrair mais interessados, casos de Aston Villa e West Ham, que desde a época passada monitorizam as exibições do avançado luso.
O sucesso da operação que visa colocar Kvaratskhelia em Paris pode agora fazer com que o Nápoles se vire em definitivo para Pedro Gonçalves, que não é, porém, o único nome na lista, mas é um dos que está muito bem referenciado.
Do lado do Sporting, todavia, esta cobiça a Pedro Gonçalves não constitui propriamente a melhor das notícias no plano desportivo. É considerado um dos intocáveis e imprescindíveis de Rúben Amorim para atacar o bicampeonato e a SAD não irá hesitar, se o Nápoles bater à porta, em apontar à cláusula de rescisão de €80 M que passou a constar do contrato renovado em agosto do ano passado, que o tornou num dos mais bem pagos do plantel.

Benfica admite vender Morato. O defesa Morato tem o futuro em aberto. O jovem jogador, que na última época foi mais utilizado como defesa esquerdo do que como central, tem o destino incerto, uma vez que o clube encarnado, sabe o JN, demonstra abertura para analisar ofertas e negociar o atleta no mercado de verão. Até ao momento, o futebolista não recebeu nenhuma indicação de que irá continuar a ser uma peça indispensável no plantel, um cenário que conheceu na época finda.
Na temporada 2023/24, a SAD sofreu vários ataques de clubes ingleses, particularmente do Fulham, para contratar Morato. O emblema inglês, treinado por Marco Silva, só travou o interesse, depois de ter visto ser recusada uma oferta de 25 milhões. O Nottingham Forest subiu a parada até aos 30 milhões, mas também levou a mesma resposta.
As águias deram múltiplas negas baseadas na decisão de Roger Schmidt. O jogador recebeu propostas quatro vezes superiores ao atual salário e pela recusa também escutou promessa de melhorias de contrato, que até, à data, não se concretizaram.

Estrutura do Benfica chumba Jota Silva. O futuro de Jota Silva não vai passar pelo Benfica, garante o Record. O avançado estava na lista de possíveis reforços para a próxima temporada, mas depois de uma avaliação mais pormenorizada e detalhada, a estrutura considerou que não tem as características ideais para reforçar o plantel de Roger Schmidt. Isto apesar de o técnico que irá para a terceira temporada à frente das águias ter ficado muito agradado com o jogador do V. Guimarães. Contudo, o período de análise terminou e a decisão final dos responsáveis encarnados foi chumbar a contratação de Jota Silva.
O internacional português era um dos nomes que estavam a ser equacionados, depois dos bons desempenhos nas duas últimas temporadas, mas o mais provável é mesmo que o seu futuro passe pelo estrangeiro, onde também tem vindo a somar interessados. De qualquer forma, o ataque é um dos setores que a SAD benfiquista está obrigada a reforçar, tal como o nosso jornal já deu conta. Além das mexidas no trio ofensivo – com a expectável saída de Arthur Cabral e Tengstedt –, há outros avançados que não irão estar cá na próxima temporada. Rafa, por exemplo, já anunciou que não irá continuar de águia ao peito e, mais recentemente, ficou praticamente confirmada a saída de Di María para o Rosario Central em escala para o Inter Miami. Além disso, também João Mário abre a porta à saída do clube da Luz este verão, se vier a receber uma proposta interessante. Nesse sentido, a direção benfiquista está agora à analisar ao detalhe outros alvos que já estão identificados, de modo a eleger aquelas que serão as melhores opções para o plantel.

"És um ladrão do c******". Matheus Reis tramado. O final do último clássico entre Sporting e FC Porto continua a fazer correr tinta e poderá até ter implicações negativas para um futebolista dos leões no início da próxima época, no caso Matheus Reis. Tal como foi noticiado após a derrota do Sporting na final da Taça, no Jamor, o defesa brasileiro, que não constava na ficha de jogo por estar lesionado, fez sentir a sua indignação junto do árbitro Fábio Veríssimo, no fim do duelo, dirigindo críticas ao juiz da AF Leiria no momento em que foi rodeado por alguns elementos dos verdes e brancos.
Um dos mais inconformados do lado leonino, Matheus Reis viu consequentemente o vermelho direto e, ao contrário do cenário inicialmente expectável, este cartão terá consequências para o jogador de 29 anos em 2024/25, uma vez que falhará, desde logo, a Supertaça diante do FC Porto, a 3 de agosto, em Aveiro, e poderá ainda ser baixa para Amorim nas partidas que se seguem, no arranque do campeonato. Tudo porque o castigo a aplicar terá em conta o relatório do árbitro, bem como a respetiva avaliação do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, nesse sentido, escreve o Record, Reis será castigado pela abordagem que teve em relação ao juiz.
Ao que o jornal apurou, Fábio Veríssimo apontou a seguinte expressão do brasileiro no seu relatório – "És um ladrão do c******, nem sequer foste ao VAR" –, referindo-se a decisões tomadas pelo árbitro em lances nos quais o Sporting protestou, no prolongamento, penáltis de Otávio e Grujic. Como agente desportivo e estando identificado como tal, mesmo não constando na ficha de jogo da final da prova-rainha, o futebolista dos leões pode ser alvo de sanção, sendo que deve existir a abertura de um processo disciplinar.
A decisão relativa ao caso só será revelada no mapa de castigos do CD, o qual deve ser publicado no final desta semana, mas Matheus Reis arrisca uma suspensão que pode ir até 4 jogos.
Com efeito, e de acordo com o que está estipulado no artigo 158º do regulamento disciplinar, o comportamento do defesa enquadra-se em "injúrias e ofensas à reputação", devido ao uso de "expressões dirigidas contra a equipa de arbitragem" e com "sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um e o máximo de quatro jogos".
Desta forma, Reis será certamente uma baixa nas opções de Amorim para o duelo da Supertaça contra o FC Porto, que abre a época de 2024/25, tal como St. Juste, expulso no decorrer do clássico. Uma ausência mais prolongada, e consequente dor de cabeça para Rúben na Liga, terá por base o relatório do árbitro Fábio Veríssimo e a avaliação feita pelo CD.
Só depois é que o Sporting poderá analisar o processo disciplinar e se irá apresentar recurso ao castigo. Porém, Matheus Reis terá de aguardar para entender o impacto da suspensão.
Matheus Reis volta a ter o seu nome associado a uma polémica em duelos com o FC Porto. Na realidade, nesta fase, ainda corre nos tribunais um processo relativo ao defesa, decorrente de um clássico, a 20 de agosto de 2022. Então, o jogador esteve envolvido num incidente com um apanha-bolas, menor de idade. Em março deste ano, o Ministério Público acusou o brasileiro de ofensa à integridade física, mesmo que antes o Conselho de Disciplina tenha arquivado o caso devido ao testemunho do árbitro Nuno Almeida. Em abril, o Tribunal de Instrução Criminal do Porto recebeu um pedido para ser aberta a instrução do processo contra Matheus Reis.

Os dois alvos para a baliza do Sporting. Reforçar baliza é uma das prioridades do Sporting mercado de verão, sendo que existem pelo menos dois alvos em agenda: Léo Jardim (Vasco da Gama) e Rui Silva (Betis), garante o CM.
A saída do espanhol Adán (final de contrato) e a lesão de Franco Israel obrigam a SAD a fazer movimentações por um guarda-redes experiente para ser titular. O brasileiro Léo Jardim (29 anos), do Vasco da Gama, está numa lista restrita que agrada à estrutura. Tem contrato até 2025 e o processo de renovação está parado. As boas exibições já lhe valeram a chamada à seleção do Brasil.
Além disso tem experiência de futebol europeu, uma vez que já representou o Rio Ave, o Boavista e o Lille.
Outro dos nomes que tem sido falado é o de Rui Silva, que atua nos espanhóis do Betis. O internacional português, de 30 anos, já confessou que gostaria de voltar a Portugal para representar um grande. E titular da equipa andaluza e termina contrato em 2026.

5 comentários:

  1. catigado porquê? onde é que mentiu o Matheus Reis????? devia era ser premiado

    ResponderEliminar
  2. Só neste país, é que há castigos, por dizer a verdade.

    ResponderEliminar
  3. Devia ter-lhe dado um murro, assim nem apanhava castigo.

    ResponderEliminar
  4. Anedota ...Anedota, é alguém levar castigo por o outro fazer batota! Não é que o homem disse mesmo a verdade!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...