O primeiro, italo-brasileiro, cumpre a segunda época no Vasco da Gama, com quem tem contrato até ao final da próxima época. Léo Jardim, de resto, já teve outras experiências no futebol português. Em 2018/19 representou o Rio Ave e, mais recentemente, em 2020/21 atuou no Boavista. De permeio, jogou na Ligue 1, aoserviço do Lille. Segundo garante O Jogo, não houve qualquer contacto entre o Sporting e os empresários do jogador ou a Direção do Vasco da Gama, mas é um nome referenciado em Alvalade.
Matheus Magalhães é titularíssimo do Braga, onde está há quase dez épocas. Trata-se de um guardião que Amorim conhece bem e com experiência em jogos internacionais. Matheus tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros e é sabido que António Salvador é um feroz negociador. Andrew é o mais jovem dos três e tem contrato com o emblema de Barcelos até 2026. Esta está a ser a sua melhor temporada, com 34 jogos realizados.
João Neves é um dos nomes da moda em Inglaterra. E o Manchester United, que o acompanha atentamente há vários meses, terá agora um novo concorrente na disputa pelo benfiquista. De acordo com a imprensa inglesa, o Arsenal também mantém o algarvio debaixo de olho. Embora já estivesse referenciado antes, os gunners intensificaram as observações nas últimas 6 semanas e já assistiram ao vivo a 3 partidas das águias, de olhares voltados, sobretudo, para Neves, segundo o TBR Football. As qualidades do jovem, de 19 anos, agradam Mikel Arteta e o emblema de Londres entende ser prioritário reforçar-se naquela posição. Todavia, o Arsenal tem ainda outros nomes anotados, como o de Martín Zubimendi (Real Sociedad), que pode ser o alvo prioritário.
Intenções muito claras tem o Manchester United. Notícias recentes que circulam em Inglaterra dão conta que os red devils têm mais de 100 milhões de euros reservados para convencer a SAD benfiquista a libertar aquele que consideram ser o jogador ideal para rejuvenescer o meio-campo. É que num mercado em que planeia garantir João Neves, o emblema de Old Trafford vai, tudo indica, abrir mão de Casemiro. O brasileiro não faz parte dos planos de Jim Ratcliffe, o novo acionista do clube, e o mais provável é que se mude para a Arábia Saudita.
Mesmo que ainda não tenha chegado uma proposta oficial, o Benfica está ciente de que os interessados vão começar a pressionar. A ter que vender, entre Neves e António Silva, o clube da Luz prefere abdicar do central.
Benfica e Sporting disputam o mesmo alvo. O Benfica e o Sporting têm interesse em contratar Ousmane Diao, central senegalês emprestado pelo Midtjylland ao Mafra, da Liga 2, mas o elevado preço exigido pelos dinamarqueses pode representar um entrave ao negócio.
Os donos do passe do jogador de 19 anos exigem um valor a rondar os €10 milhões, ainda mais do que pediram por Ousmane Diomande, defesa costa-marfinense que chegou a Alvalade por €7,5 milhões, tendo feito exatamente o mesmo percurso.
Este é um obstáculo a considerar, tendo em conta que, apesar de promissor, se trata de um futebolista do segundo escalão, mas o Midtjylland, que luta pela conquista do título de campeão dinamarquês, não estará disposto a baixar muito a fasquia e já fez saber aos interessados que se o jogador não sair no verão, então fará a época 2024/2025 na Dinamarca e, posteriormente, poderá ser transferido por um montante superior.
Este é o nível de confiança dos dirigentes do emblema do Norte da Europa e que está a ser lançado para cima da mesa das negociações.
No caso do Sporting, o interesse no central não é novo. Já em janeiro o nome de Diao foi associado aos leões, mas a aposta acabou por incidir, com alguma surpresa, no brasileiro Rafael Pontelo, do Leixões — fez apenas dois jogos pelos novos campeões nacionais.
Já o assédio do Benfica é mais recente, mas não menos intencional, considerando as águias que se trata de um jogador bastante promissor e que poderá valer o investimento.
No caso dos verdes e brancos, Diao poderá ser visto como uma alternativa a Gonçalo Inácio ou mesmo Jeremiah St. Juste, cuja continuidade em Alvalade não é certa, por motivos diferentes — o internacional português porque tem bastante mercado, o neerlandês porque não conseguiu mostrar-se em Portugal na plenitude em virtude das constantes lesões.
Quanto ao belga Debast, do Anderlecht, está garantido em Alvalade para colmatar previsível saída de Diomande.
No que respeita às águias, terá muito a ver com o futuro dos centrais António Silva e Morato. Se o Benfica quiser continuar com João Neves terá de olhar para alternativas que possam trazer rendimento financeiro e ambos podem garantir esse retorno.
Ousmane Diao é considerado um defesa-central de grande futuro. Apesar de não ser muito alto para os padrões atuais (tem 1,87 metros), é muito rápido, ágil e com boa saída de bola (também foi utilizado como lateral-direito), precisando apenas de ganhar corpo para combates mais exigentes.
Na presente época, o senegalês fez 36 jogos pelo Mafra, dirigido por Jorge Silas, tendo apontado dois golos.
MP investiga compra de jogador-fantasma por Vieira no Benfica. É um dos negócios que o Ministério Público (MP) quer esclarecer, por existirem fortes suspeitas de crime. Um extremo-esquerdo oferecido grátis ao Benfica, então liderado por Luís Filipe Vieira, acabou colocado no Vitória de Setúbal, que o vendeu mais tarde ao clube da Luz, onde nunca chegou a jogar. Este jogador-fantasma é uma das transferências, de um total de cinco, que constituem o centro do processo dos emails.
A investigação imputa crimes de fraude fiscal e recebimento indevido de vantagens aos arguidos Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira, enquanto administradores, além de Paulo Gonçalves, tido como braço-direito de Vieira.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a investigação suspeita que, no decorrer de 2017, Willyan Barbosa foi oferecido a custo zero ao então presidente do Benfica. Vieira terá feito diligências para colocar o extremo-esquerdo no Vitória de Setúbal, também gratuitamente.
Porém, ainda segundo o MP, parte do passe do atleta acabaria, pouco tempo depois, por ser comprado pelo Benfica, clube cujos relvados nunca chegou a pisar. Ter-se-á mantido na esfera do Setúbal, de onde rumou ao estrangeiro, para nunca mais regressar a Portugal.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) acredita que o negócio não passou de um favor que o Benfica de Vieira fez ao Vitória de Setúbal.
Há mais duas transferências de atletas entre os dois emblemas que estão na mira do DCIAP. O caso do guarda-redes Bruno Varela, que saiu do Benfica para o clube sadino a custo zero, em junho de 2016, e voltou para o Benfica na época seguinte, mediante um pagamento de 100 mil euros (segundo o Transfermarkt), também está a ser esmiuçado pela procuradora Cristiana Mota, com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico do DCIAP.
O negócio do médio João Amaral também está sob suspeita. Foi comprado pelo Benfica por 600 mil euros em junho de 2017 e cedido ao clube de origem por empréstimo. Ficou em Setúbal uma época e acabou vendido a um clube estrangeiro por 350 mil euros.
O MP acredita que estes negócios não passaram de esquemas de favores para que o Benfica de Vieira ganhasse cada vez mais influência no futebol português, para dominá-lo.
Além das suspeitas de oferta indevida de vantagem, o processo dos emails também imputa o crime de fraude fiscal aos arguidos.
A transferência de Marcelo Hermes, que terá sido comprado, em final de contrato ao Grêmio do Brasil, por perto de três milhões de euros, e a contratação de Daniel dos Anjos são outros negócios sob suspeita.
e do fcp nao se publica nada????
ResponderEliminarApenas macacada..........
EliminarDestruição de provas e pactos de silêncio! Assim se abafou o maior sistema de corrupção no futebol em Portugal! Palavras de Rui Pinto, que chega mesmo a pedir a reforma do nosso sistema judicial! A ser verdade, e penso que este sabe o que diz, é de estrema gravidade, não podermos acreditar sequer na nossa justiça! Enquanto isto eles vão sempre dizendo que são os melhores de Portugal...No tempo de LFV, sim eram os maiores...só que era em praticar esquemas ilícitos, para não dizer pior! Pelos vistos têm sempre as costas quentes!
ResponderEliminarO Paulo Truncado Gonçalves no outro processo era assessor do SLBenfica, não da SAD, neste processo deve ser da prospeção.....
EliminarJogadores fantasmas, era uma ínfima parte do grande sistema montado...provavelmente isto não vai dar em nada...existe sempre as pessoas certas nos lugares certos, as palavras são dele ( LFV )...volvido tanto tempo, e nada ser feito, vejo-me na obrigação de lhe dar razão...existem mesmo pessoas certas nos lugares certos! Felizmente vamos sabendo disto tudo, talvez a horas erradas...já o devíamos saber á mais tempo! Grande, Enorme Rui Pinto, é feio é roubado, não interessa informaste todo o Mundo!
ResponderEliminarO banana costa não sabia de nada?
ResponderEliminar