11 fevereiro 2024

Sporting (se pagar 100 mil euros) pode adiar o dérbi da Taça sem o 'sim' do Benfica; Aviso francês ao Benfica; Pepe pode renovar (só após as eleições) e jogar até aos 42 anos; Ex-Dragão e as declarações de AVB: "O beijo que Conceição dá a Pinto da Costa é lógico que é vinculativo"

O adiamento do Famalicão-Sporting, da jornada 20 da Liga, que se deveria ter disputado a 3 de fevereiro, no Minho - não se realizou devido à falta de contingente policial -, veio criar um problema... daqueles! Apostado em fazer figura nas frentes que lhe resta, após a queda nas meias-finais da Allianz Cup, o leão de Rúben Amorim precisa mesmo de seguir à risca a matriz do seu treinador, pensar "jogo a jogo" e não nesse encontro que deixa, para já, o Benfica como líder do campeonato, mesmo que à condição.
Em Alvalade, impera precisamente essa lógica, a de olhar para o que está calendarizado e quando existir uma aberta... ir então até Vila Nova de Famalicão para acertar contas. O discurso tem sido transversal e despreocupado, do presidente Frederico Varandas ao timoneiro dos verdes e brancos, com horizontes definidos, mas nunca imunes às questões dos jornalistas. Este sábado, e a fechar a conferência de imprensa de lançamento da ronda 21 da Liga, a receção ao Sp. Braga, Amorim foi confrontado com uma possibilidade. Havendo um dérbi na Taça no horizonte, cuja primeira mão, em Alvalade, se jogará a 27, 28 ou 29 deste mês, preferia o técnico adiar a receção aos encarnados e enfrentar o 'Fama'?
"Para haver esse tipo de situação tem de haver acordo entre os dois clubes - e perceber se o Benfica nos facilitava o calendário. Sou a favor do fair play, mas mexer no meu calendário para ajudar o Benfica... Se calhar também não ajudava. Estou completamente preocupado em ganhar ao Sp. Braga, preparar a equipa para um sintético [uma viagem até à Suíça, para defrontar o Young Boys], fazer o trabalho tático em dois dias, e só depois vemos onde vamos colocar o jogo com o Famalicão. Preferir, prefiro o máximo de recuperação entre jogos. Vai ser um ciclo muito complicado de gerir, mas dia a dia vamos fazendo isso".
Ora segundo os regulamentos da Taça de Portugal, ao contrário do que afirma o treinador, o Sporting pode, sim, solicitar a mudança dessa tal primeira mão sem pedir autorização ao Benfica. O que precisa? Seguir os regulamentos e no máximo... pagar a chamada 'nota preta', neste caso 100 mil euros.
Partindo do pressuposto que o Sporting estaria interessado neste cenário - e Amorim foi claro, no sentido oposto -, abrimos o regulamento da Taça de Portugal e fomos primeiro ao Artigo 16º, relativo à 'Marcação e Alteração de datas e horas de jogos", lê-se, antes de chegarmos ao número 3, que detalha, então, as condições para se proceder a um adiamento.
A alínea a) fala na possibilidade, sim, de 'empurrar' um jogo da prova-rainha por "acordo de ambos os Clubes ou comprovativo de pagamento, pelo Clube requerente ao adversário, da indemnização devida nos termos publicitados no Comunicado Oficial Nº 1;". E o que é o Comunicado Oficial Número 1, pergunta-se? É um documento de apoio aos regulamentos, onde figura a tabela que lhe apresentamos acima e onde consegue perceber que um eventual requerimento apenas por parte do Sporting implica os tais 100 mil euros.
O ponto 3 recorda, ainda, que esse requerimento deve ser apresentado, sempre, com "quinze dias de antecedência relativamente à data calendarizada" - ou seja, ainda seria possível.
Fechamos com o que nos diz o Artigo 14º, sobre o Calendário e nomeadamente outro ponto 3: "A Direção da FPF pode ainda alterar jogos calendarizados quando estes estejam sujeitos a transmissão televisiva, quando neles intervenha Clube participante na semana imediatamente seguinte numa prova oficial da UEFA ou, se deferir requerimento apresentado pelo Clube visitado ou por ambos os clubes intervenientes, nos termos do artigo referente à marcação e alteração de datas e horas de jogo". Também isto interessa ao leão, como que uma 'indireta' de que é preciso continuar a competir, neste caso na Liga Europa, para ter plenos direitos. É difícil remarcar a Taça? É. É possível? É.

"O beijo que Conceição dá a Pinto da Costa é lógico que é vinculativo". O emblemático Coliseu do Porto foi o cenário escolhido para um dos momentos mais marcantes na história recente do FC Porto: a apresentação oficial da recandidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa à presidência do clube azul e branco.
Esta cerimónia, repleta de simbolismo e nostalgia, contou com a presença de várias figuras proeminentes do universo portista, sendo notável a participação do atual treinador da equipa principal dos dragões, Sérgio Conceição.
A participação de Sérgio Conceição no evento tornou-se alvo de análise e interpretação por parte dos demais comentadores desportivos nacionais e por figuras outrora ligadas à história do FC Porto, especialmente após as declarações do treinador na conferência de imprensa antes do confronto contra o Santa Clara.
Ao abordar o abraço caloroso a Pinto da Costa, Conceição destacou a relação profunda e pessoal que construiu ao longo dos anos com Jorge Nuno Pinto da Costa.
"Relativamente ao abraço que dei a um amigo no Coliseu, a um mentor, alguém que conheço desde os meus 15 anos, que me deu oportunidades muito importantes, a nível pessoal e profissional, foi um abraço muito importante para o presidente e para mim", observou Conceição.
A partir destas palavras, André Villas-Boas, antigo técnico portista e candidato à presidência dos dragões, comentou o momento como um gesto de 'carinho e amizade' entre Pinto da Costa e Sérgio Conceição, afastando qualquer cenário vinculativo.
No entanto, o comentário de Villas-Boas foi alvo de uma análise especial por parte de Jorge Amaral, antigo jogador do emblema azul e branco e atual comentador.
"Acho que o discurso de Villas-Boas foi um discurso fofinho, um discurso interessante, giro de ouvir, não foi agressivo, mas acho que este abraço e o beijo que Conceição lhe dá na carequinha, na testa de Pinto da Costa, penso que é vinculativo, como é evidente, é lógico que é vinculativo", começou por dizer o antigo jogador dos dragões.
O ex-Dragão argumentou ainda que o gesto que marcou a apresentação da candidatura de Pinto da Costa não foi meramente simbólico, mas sim uma confirmação pública de uma vínculo que já existia entre Conceição e o atual presidente dos dragões, dando a indicação de que o técnico só continuará ao leme do FC Porto se Pinto da Costa vencer a corrida com Villas-Boas e Nuno Lobo.
"E não precisava de o fazer para ser vinculativo, não precisava de o fazer. O Sérgio não tinha necessidade de ir, digamos, ao Coliseu, ter este gesto para se saber que estaria ao lado de Jorge Nuno Pinto da Costa. Quem conhece o Sérgio, sabe do carácter dele e sabe que certamente não era isso que ia mudar," ressaltou Amaral.
O agora comentador, com mais de 30 anos de envolvimento com o FC Porto, enfatizou a naturalidade do gesto, considerando-o uma expressão genuína de uma amizade que perdura há décadas.
"Agora, este gesto, estamos a falar de alguém que conhece há 30 e tal anos, quer dizer, há uma amizade de muitos anos, de muito trabalho e é claro que este abraço veio fortalecer, sem dúvida, um vinculo que eu acho que já existia", observou o ex-Dragão.
Amaral aproveitou ainda a sua intervenção para dirigir umas palavras a Villas-Boas e, com uma certa ironia, parabenizou o candidato à presidência do FC Porto por ter marcado presença num jogo da equipa de basquete dos dragões, mostrando que não será apenas um presidente do futebol.
"Só quero também dar os parabéns ao André Villas-Boas, pela primeira vez foi ao Dragão Caixa ver o jogo de basquetebol, nunca tinha lá entrado, portanto, foi bom ter aparecido. Acho que não é só o presidente do futebol, já aparecer no basquete já é bom", rematou o antigo jogador.

Pepe pode renovar e jogar até aos 42 anos. No próximo dia 26, Pepe completa 41 anos, mas o capitão do FC Porto está aí para as curvas e continua a demonstrar uma enorme frescura física em campo. O contrato do internacional português expira em junho e há grandes possibilidades de jogar mais uma temporada, pelo menos a avaliar pelos desempenhos que tem tido nos últimos jogos ao serviço do FC Porto, onde mantém o estatuto de intocável no eixo da defesa azul e branca, escreve A Bola.
Uma vez que estamos em período eleitoral, Pepe encontra-se na mesma situação laboral de Sérgio Conceição e não quer aflorar a sua continuidade no clube antes das eleições de abril, mas sempre disse que no final de cada época iria avaliar, em consciência e após consultar a família, o que faria depois de junho. A questão é que mantém uma jovialidade que impressiona, ganha duelos em sprint a jogadores com menos 20 anos do que ele e isso faz com que o pendurar das chuteiras não seja para já.
Pepe sempre disse que o seu sonho é terminar carreira no FC Porto, mas esse fim está longe e o jogador, a manter o atual nível exibicional e não apresentando lesões, está mesmo determinado em prosseguir carreira, mantendo-se a lenda pelo menos até aos 42 anos.

Aviso francês ao Benfica. O Benfica enfrenta quinta-feira o Toulouse, na primeira mão do play-off da Liga Europa, e Aron Donnum, médio do clube francês, avisa os encarnados. “Seria uma loucura fazer algo contra o Benfica, mas se trouxermos um bom resultado de Portugal teremos a oportunidade de fazer algo grande. Já mostrámos que podemos bater os melhores do mundo em Toulouse”, atira à Nordisk Football.

4 comentários:

  1. Em Toulouse coloquem lá o controlo anti doping

    ResponderEliminar
  2. O zbordem pagar?!?!?!?? E desde quando o zbordem tem de pagar seja lá o que for?!?!?? No zbordem é tudo fiado, ou grátis mesmo!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...