15 fevereiro 2024

"Boaventura? Façam-lhe uma estátua ao lado da do Eusébio!"; João Neves não promete continuar no Benfica; FC Porto é a quarta equipa da liga com mais expulsões esta época. Rivais menos penalizados

O Tribunal de Matosinhos condenou o empresário César Boaventura a uma pena suspensa de 3 anos e 4 meses por tentar aliciar jogadores do Rio Ave para facilitarem nos jogos frente ao Benfica, na época 2015/16.
A justiça deu como provado que Boaventura tentou corromper três jogadores do Rio Ave, Cássio, Marcelo e Lionn, atribuindo uma pena de um ano e oito meses por cada um dos crimes de corrupção ativa. De forma a evitar a cadeia, o empresário está obrigado a pagar 30 mil euros a instituições de caridade em três tranches de dez mil euros cada.
Apesar do tribunal ter comprovado a relação de proximidade entre Boaventura e Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, o clube da Luz não está implicado no processo, uma vez que não ficou provado que tenham sido dirigentes dos encarnados a corromperem o empresário.
"Quando uma pessoa se sacrifica desta maneira em prol de um clube acho que merecia uma estátua no Estádio da Luz ao lado da do Eusébio. O Benfica nunca tem nada a ver com nada, já o Paulo Gonçalves não tinha nada a ver com o Benfica. É um amor tremendo a um clube, é raro isso acontecer. As pessoas sacrificam-se por amor ao clube…", disse o antigo jogador Fernando Mendes.

João Neves não promete continuar no Benfica. João Neves fez uma pequena antevisão à receção do Benfica ao Toulouse, para o play-off da Liga Europa, onde foi inevitável o tema de uma possível saída dos encarnados no final da temporada. «Não consigo prometer nada», assumiu em declarações à Sport TV, expressando o desejo de terminar a época da melhor maneira.

FC Porto é a quarta equipa da liga com mais expulsões esta época. Rivais menos penalizados. Existem cada vez mais apontamentos a vermelho na folha disciplinar do FC Porto nesta edição do campeonato. Com 21 jornadas da competição já disputadas, a equipa azul e branca surge como a quarta com mais cartões encarnados recebidos, seja por acumulação de amarelos ou de forma direta, a par do Estrela da Amadora e do Boavista. Um número anormal no período compreendido entre 2005/06 e 2020/21, mas que foi atingido (2021/22) ou superado (2022/23) nas últimas duas temporadas. O máximo desde o início do século, refira-se, foram nove vermelhos, vistos na temporada de 2004/05, depois de em 2001/02 lhe terem sido exibidos sete e em 2002/03 seis – tantos como em 2022/23.
Esta época o FC Porto já viu serem expulsos 5 jogadores (2 diretos e 3 por acumulação de amarelos). O Sporting teve 2 expulsos por acumulação e o Benfica apenas teve um jogador expulso (vermelho direto). Mas se olharmos para os cartões amarelos exibidos aos três eternos grandes a diferença é também grande. O FC Porto já foi sancionado com 68 amarelos, enquanto o Sporting foi com 53 e o Benfica com...43. 

39 comentários:

  1. Justiça e comunicação social são a vergonha de PORTUGAL

    ResponderEliminar
  2. LAMPIÕES CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS

    ResponderEliminar
  3. Venham lá dizer que o Sporting só é campeão a cada 20 anos. Boaventura explica. Agora, apaga tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois veio o Brian Ruiz e pum.... Atirou para a bancada.

      Eliminar
    2. O Palhinha também explica.

      Eliminar
    3. Eu cá prefiro vinho do TÚNEL

      Eliminar
    4. Calma, Cesar. Podes disfarçar, mas toda a gente já percebeu o que fizeste e para quem. Já não podes é falar do apito dourado e dizer que os outros é que são, ok? Torna-se patético e constrangedor. Dá um beijinho ao teu dono, aquele das orelhas. Vá, agora apaga tudo.

      Eliminar
    5. Não esquecer que os juízes do FC Pretoriano conseguiram levar os processos para o Porto. O objetivo sempre foi condenar por condenar, por isso a pena suspensa, para poderem vir a equiparar ao apito dourado. Por isso na entrevista o pinto da costa disse que ainda ia escrever um livro sobre o apito dourado. Não enganam ninguém...

      Eliminar
  4. Lolololololol.. e assim, com a barriguinha cheia de palha e com a testa cheia de geladinhos, se entretém sapos e fruteiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosga-se! os gelados na testa têm os lampiões que acreditam que o c@rnide não tem nada a ver com nada...! até vos devem doer os olhos do frio...

      Eliminar
    2. Coninhas, gelados com a testa é o que andas a comer tu há muitos anos! Deixas de comer mais ou menos de 20 em 20, o que não é mau! Narrativa patética, cozinhada pelos amantes do ALtis que tem tanto de verdade como campeonatos tem o smerding nos ultimos 40 anos, ou seja quase nada!

      Eliminar
    3. Se o Benfica corrompeu alguém foi o Brian Ruiz.. e o Rui Franguício no frango que meteu contra o Marítimo. Esse sim foram corrompidos!

      Eliminar
    4. Nada temas, fecha os olhos que o frio já passa...

      Eliminar
    5. Nada temas!!!! Lololololololol.. é que nem durmo!!!

      Eliminar
  5. Eu cá prefiro vinho do TÚNEL

    ResponderEliminar
  6. Vinho de garrafa???
    Vinho de garrafão ???
    Vinho de pacote ???

    Não interessa

    Bom bom
    É o do túnel

    O do túnel é bem melhor
    Caí bem
    É macio
    MAs não o tinto maduro qualquer

    O melhor é o verdinho de túnel

    ResponderEliminar
  7. O Ministério Público já convenceu o César Boaventura a desistir da queixa contra o Lionn condenado por difamação e a aceitar o valor a pagar pelo Lionn ao Boaventura? Será que é desta que ele aceita. Próximas cenas num tribunal perto de si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força aí, César. Acho que a tua queixa por difamação tem pernas para andar. Ah, espera... O tribunal ouviu o Lionn e acha que tu é que estás a mentir. Se calhar agora apresentar queixa por difamação é estúpido. Mas não te preocupes, César, que tens uns quantos idiotas nos blogs que te defendem. Eles de certeza que te ajudam a pagar os 30 mil EUR. Se não, pede ao senhor das orelhas, que é como um pai para ti e te ajudou a chegar onde estás hoje. Muita força. Agora, (a)paga tudo.

      Eliminar
    2. A queixa do César Boaventura e reação do Ministério Público é de 2021, espertinho.

      Eliminar
    3. Calma Cesar, não te irrites. Sabes que quando te metes com orelhas grandes acabas capachado. Mas, deixa, quando é por amor ao clube, vale sempre a pena. Mas conta-me lá, César: o tribunal já decidiu da queixa por difamação? É que esta condenação não é um grande sinal para ti. Mas isto sou eu. O que importa é ter saúde, porque só assim se consegue pagar os 30 mil euros. Manda um beijinho ao dono das orelhas e aos idiotas que te defendem nos blogs. Agora (a) paga tudo.

      Eliminar
    4. O Tribunal ainda não decidiu, como outros não decidem outros casos. Compreendo a tua irritação, mas o caso não é comigo. Desconfio que o César vai acabar a rir, esoertinho.

      Eliminar
    5. Calma, César. Por enquanto não te está a correr bem que há um juiz que diz que não há difamação nenhuma, tanto que te condenou por CORRUPÇÃO, mas estás com o espírito certo, César, a esperança é a última a morrer. Pode ser que apanhes a mesma juíza que disse que o benfica não tinha nada a ver com isto e que andas a corromper jogadores em benefício próprio. Mas acho que tens razão, no fim de certeza que ficarás a rir. Porque a amizade e o altruísmo que demonstraste vai ser bem pago. O Paulo Gonçalves explica. Em último caso, o pai orelhas fala com o Delfim. Grande homem, sério. Muito lhe deves, tu e o teu clube. Pelo menos uns campeonatos. Agora, (a) paga tudo.

      Eliminar
    6. Espertinho, foi o Ministério Público quem propôs ao Boaventura que aceitasse una indemnização do Lionn. O Boaventura não aceitou. O julgamento ainda não se realizou. O Boaventura foi condenado no Tribunal de Matosinhos, irá recorrer para a Relação obde pode ser absolvido, manter a condenação ou até ser agravada.
      No final logo se vê, mas acho que vais ter um desgosto, além dos que se adivinham para o teu clube.

      Eliminar
    7. Calma, César, estás muito nervoso. Eu percebo que o benfica mostra o rabo em tudo isto e não é bonito. E o teu wishful thinking é apenas uma clubite a falar, porque achas que se fores ilibado, acabam todas as suspeitas sobre o teu clube. Lamento desiludir-te. Tu e o teu clube estão podres, porque tu e as orelhas grandes apodreceram-no. Resta-te continuar a disparar para todo o lado, agarrar-te a uma contradição ou a um erro processual porque a tua vida depende disso e inventar teorias para tentar limpar todas as evidências. Será em vão, porque o mundo já percebeu o que és e o que fez o teu clube. E não apenas no teu caso. Fica descansado que ninguém vai ter coragem de tirar pontos ou devolver os campeonatos que roubaste de uma forma impune e desavergonhada. Porque não é um país a sério. E continuarás a fingir, tu e os idiotas dos blogs, que nada existiu, porque não são homens para a alternativa. Manda um beijinho ao grande homem das orelhas, o teu dono. Manda também um abraço aos idiotas que te defendem nos blogs, que acham que branqueando a merda que tu e o teu dono andaram a fazer durante anos e fingirem que nada aconteceu é a única forma de defender o clube deles. Parecem as crianças que tapam os olhos e acham que ninguém as vê. Vou-te contar um segredo, César: toda a gente vos vê e viu a merda que andaram a fazer. Agora, (a) paga tudo.

      Eliminar
    8. Estás a perder o tino e a compostura, espertinho.
      Tens que ter maior discernimento. Assim ficas (ainda mais) doentinho.
      Vejo que tens um trauma com um senhor de orelhas grandes e que usava bigode.
      O meu clube tem sido o mais escrutinado, alvo de uma santa aliança, criada num hotel fino, e tudo resultou em bola.
      Não temos histórias de quinhentinhas, de presidentes que fogem para a Galiza, nem presidentes que se vangloriaram de subornar árbitros ou vices que depositavam elevadas quantias em contas bancárias de árbitros.
      Termino desejando-te, sinceramente, as melhoras.

      Eliminar
    9. Calma, César, não fiques nervoso. Tudo se há-de resolver. Aliás, sabes que para o lado do teu clube sempre se resolve, seja um voucher que não vale nada porque não tem lá o preço, um esquema para roubar informação da justiça sobre o clube apenas para curiosidade pessoal de um empregado, pagamentos ao Estado com ações não contadas em bolsa para evitar a descida de divisão, pagamentos a empresas informáticas de árbitros que nunca prestaram serviços de informática ou sacos azuis que ninguém explica para que servem. Podes dormir descansado, César, porque nada disso aconteceu. Manda um beijinho ao teu dono das orelhas, grande homem. E um abraço aos idiotas que andam por aqui a tentar limpar a merda que fizeste para o clube deles. Ou, como dizes, a ‘bola’. Como se acreditasses nessa merda, ò Cesar. És um brincalhão. Agora, (a) paga tudo.

      Eliminar
    10. Espertinho, recomendo que recorras a um psicanalista para te libertares dos senhores de orelhas grandes deste mundo, bem como de símbolos que incluam gloriosas águias.
      Deduzo que os teus sonhos são interrompidos com fantasmagóricas imagens com grandes orelhas e bigodes.
      Recomendo que te deites com fraldinhas para o caso de um xixi indesejado.
      Quanto ao Boaventura, estás na mãos da Relação. Não me ocorre nada para te aconselhar.
      Antes da caminha, não vejas desenhos animados do Jumbo, pois podem perturbar o teu oó.
      Despeço-me com compreensão.

      Eliminar
  8. Tinha que ser um tribunal do Porto a parir esta sentença completamente avacalhada. Espero que um tribunal de recurso, com juízes sérios e independentes, reponha a verdade. Não esquecer que estes artistas do Rio Ave andavam envolvidos em apostas ilegais, para além das contradições dos testemunhos durante o julgamento, isso deveria ter alertado para a credebelidade destes tipos. Não esquecer que isto vem na sequência da famosa reunião do Altis e que o presidente do sporting, Brunalgas, veio a contratar alguns destes jogadores para o seu clube onde nunca vingarem. Será coincidência?

    ResponderEliminar
  9. O futebol português de novo envolvido em situações confusas. Como sempre passa tudo ao lado e hoje joga-se a liga europa não tempo a perder........

    ResponderEliminar
  10. Os 30 mil euros não custam nada a pagar porque o César faz umas tranferências de jogadores para o SLB como empresário e rapidamente paga isso. Já o Paulo Goncalves também fez umas transferencias de jogadores para o SLB como empresário. Já diz a velha lei da economia "não há almoços gratis"

    ResponderEliminar
  11. Não tinha intenção de abordar este assunto, porque só o Benfica me move e este não está envolvido no processo, mas após ser confrontado com uma avalanche de disparates, sinto-me obrigado a fazê-lo.

    1- Em primeiro lugar, é crucial lembrar que o Benfica teve uma década de correspondência eletrónica privada exposta publicamente. E após exaustivo escrutínio, nem uma prova, nem uma sombra de suspeita de que o ex-presidente do Benfica estivesse envolvido em subornos a jogadores ou árbitros.

    2- Este processo começou com uma certidão extraída de dois casos nos quais os jogadores Marcelo e Cássio foram acusados de 'match fixing' num jogo Feirense-Rio Ave. Isso evoca imediatamente um sentido de credibilidade, ao estilo do já conhecido 'apito comprado'!

    3- Os testemunhos de Cássio, Marcelo e Lionn apresentaram várias contradições entre o que foi declarado na fase de investigação e o que foi dito em tribunal. E estas não são questões insignificantes; pelo contrário, são essenciais para avaliar a confiabilidade e seriedade das testemunhas.

    4- O depoimento do Lionn é uma piada de mau gosto. Dizer que o Vieira estava descontente com o Jorge Jesus quando, na verdade, o treinador era o Rui Vitória? Alegar ter recebido chamadas e mensagens do César Boaventura, mas não conseguir fornecer detalhes quando foi questionado pelo juiz?

    5- E o que dizer de tentar subornar um jogador lesionado? Quando os jogadores supostamente foram abordados, o Lionn estava lesionado. Quem é que tenta subornar um jogador sabendo que ele está incapacitado e incapaz de desempenhar o papel para o qual está a ser pago?

    6- Em tribunal, ficou claro: não houve violação da verdade desportiva, porque não foi feito nenhum pagamento aos jogadores.

    7- Também é interessante notar que o Sporting se constituiu assistente no processo, mas nunca compareceu em tribunal. E, coincidentemente, acabou por contratar um destes jogadores, o Marcelo, cuja ligação ao clube durou escassos 5 meses. Algumas interpretações de má-fé poderão sugerir que se tratou de um pagamento por serviços não declarados...

    8- Por fim, deixo-vos com estas questões: o Boaventura alguma vez trabalhou para o Benfica? Foi funcionário do Benfica? Dirigente do Benfica? Houve sequer prova de que agiu a mando do Benfica? Obviamente que não, contrariamente a Paulo Cristóvão e André Geraldes - que eram vice-presidente e diretor-desportivo do Sporting, respetivamente - Boaventura não tem, nem nunca teve qualquer ligação ao Benfica. Nada. Zero. Era próximo de Luís F. Vieira? Tal como era de Pinto da Costa e de outras figuras de índole duvidosa ainda presentes no futebol português.

    9- O Benfica, pelas razões supracitadas, nem sequer foi implicado, pois a justiça reconhece, e bem, que o clube não pode ser responsabilizado por ações nas quais não esteve envolvido.

    Concluindo, esta condenação, desprovida de provas sólidas, reflete uma clara tentativa de enlamear o nome do Benfica, numa altura em que o FC Porto atravessa a fase mais conturbada das últimas quatro décadas. E é lamentável que alguns benfiquistas tenham contribuído para isso.

    ResponderEliminar
  12. O GONÇALVES TAMBÉM NÃO TEM NADA A VER O BENFICA!!! ESTES LAMPIÕES SÃO MESMO A COMÉDIA DE PORTUGAL NUNCA ACABEM

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...