13 janeiro 2024

Sporting e Benfica trocam acusações de corrupção; O novo alvo do Benfica para lateral-direito; Benfica quer Rollheiser já e faz nova proposta; Saída de Guedes travada; Sporting continua apontar a extremo; Recusou AVB e aponta Antero Henrique como mentor da campanha do ex-técnico; Academia do FC Porto avança este ano

Vítor Baía, vice-presidente do FC Porto, fala de uma abordagem feita em 2018 por pessoas ligadas ao movimento que quer levar o ex-treinador a vencer as eleições do clube, em abril. Recusou o convite e diz que está com Pinto da Costa "até ao fim".
"Os mentores da campanha de André Villas-Boas, que são os senhores Antero Henrique e Raúl Costa, convidaram-me para fazer parte desse movimento, ao qual disse na altura que não. Não me revia nessas pessoas, porque tinha saído do FC Porto incompatibilizado com uma delas. Portanto, isto [candidatura de Villas-Boas] não é de agora. Já vem de há muitos anos. É apenas um antecipar desse movimento e da ânsia de quem está por trás de chegar rapidamente onde pretende", afirmou Vítor Baía.
O administrador da SAD portista admitiu que houve pessoas que falaram com ele sobre a "possibilidade" de se candidatar à presidência, incluindo o próprio Pinto da Costa. "O presidente falou comigo porque achava que, se ele não fosse candidato, eu estava preparado para assumir essa responsabilidade. Eu disse ao meu presidente que estava com ele até ao fim, que não passava pelos meus objetivos e pela minha cabeça deixar de estar com ele", disse Baía, numa entrevista recheada de críticas às arbitragens desta temporada.

Academia do FC Porto avança este ano. O presidente da Câmara Municipal da Maia manifestou a convicção de que as obras da Academia do FC Porto vão arrancar este ano, partilhando de um desejo assumido por Pinto da Costa e pelo arquiteto Manuel Salgado, autor do projeto. “Acredito piamente, é para isso que se desenhou e desenvolveu todo o projeto”, revelou António Silva Tiago, ontem, em conversa com a comunicação social. De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, assim que se realize a hasta pública, prevista para este mês ou fevereiro, e o FC Porto adquira os terrenos, as máquinas estarão prontas a avançar, o que poderá acontecer ainda antes das eleições, em abril. De resto, o edil maiato deu conta do seu otimismo relativamente à forma como se está a desencadear todo o processo. “O FC Porto já avançou com o seu projeto, há uma parte do terreno que é nossa e vamos colocá-la à venda em hasta pública. Quando o fizermos, o FC Porto, ou quem quiser, vai à hasta pública e compra-a. Os valores base são perfeitamente corretos, feitos a partir de uma avaliação isenta e credenciada por uma equipa de peritos avaliadores, a base fica definida e quem pagar mais fica com o terreno. Se for o FC Porto, fará aquilo que pretende, a academia que deseja e necessita, e nós ficaremos satisfeitos que isso aconteça”, referiu o edil maiato, apontado uma data para esse capítulo decisivo para o início das obras no terreno. “Entre este mês de janeiro e fevereiro estaremos em condições de abrir a hasta pública.”
Certo é que, segundo António Silva Tiago, não houve qualquer alteração nos planos, mesmo tendo em conta o facto de as eleições do FC Porto se realizarem em abril e Pinto da Costa ter apontado a academia como um dos pilares para a sua recandidatura à presidência dos dragões.
“A hasta pública é algo que já estava combinado, foi temporizado. Tivemos que fazer o plano, depois o FC Porto teve de desenvolver a sua parte do projeto, em seguida tivemos de fazer um conjunto de procedimentos para podermos lançar a hasta pública. A altura era entre o final do ano passado e o início deste ano. Já estava estabelecido, conversado e combinado antes do verão”, explicou o presidente da CM Maia, não avançando com um valor para os cerca de 10 hectares de terreno pertencentes ao município. “O valor está a ser definido, a equipa de avaliação está a ultimar o relatório que me fará chegar a mim e a uma comissão criada na Câmara. Depois faremos uma Assembleia Municipal extraordinária para aprovar a hasta pública. Quando uma câmara quer vender uma propriedade, é esse o procedimento. Assim, a propriedade fica para quem a comprar, neste caso para o FC Porto, não fica concecionado por 20, 30 ou 40 anos, fica em pleno”, vincou António Silva Tiago, assumindo que tem estado em contacto com os responsáveis do FC Porto.

Sporting e Benfica trocam acusações de corrupção. O verniz estalou entre os rivais da Segunda Circular, separados por apenas 1 ponto na Liga Betclic, com uma troca dura de comunicados a mostrar que estão em choque e de costas voltadas. O Sporting foi o primeiro a atacar, mostrando-se inconformado com o facto de César Boaventura ter sido o único elemento acusado pelo Ministério Público (MP) no processo em torno do alegado caso de aliciamento a ex-jogadores do Rio Ave (Cássio, Marcelo e Lionn) e do Marítimo (Salin) antes de jogos do campeonato com o Benfica, em 2015/16 – o julgamento arrancou na quarta-feira em Matosinhos. “A verdade desportiva não pode ser deturpada por comportamentos criminosos. (...) A Sporting SAD considerou após a devida análise, que o inquérito do Ministério Público continha factos sobre a relação próxima de César Boaventura com a Benfica SAD que deveriam ter sido investigados em sede de inquérito, tendo requerido a intervenção hierárquica. O Ministério Público manteve a posição inicial em que sustentou o arquivamento do processo quanto à Benfica SAD, insistindo na falta de prova”, sustentam os leões, acrescentando: “A bem da verdade e a bem da perceção pública que os adeptos têm do futebol e das instituições há que legitimar, de uma vez por todas, o desporto nacional e lutar contra os crimes que continuam a envergonhar as instituições.”
De resto, a SAD liderada por Frederico Varandas defende na nota publicada que “a corrupção e o aliciamento de jogadores mancham a verdade desportiva das competições”, baseando-se nos depoimentos de Cássio e Marcelo em tribunal. Pouco depois, o Benfica reagiu de forma contundente e com disparos em várias direções. “Num processo que já teve tantas contradições públicas, há pelo menos uma certeza sublinhada pelo Ministério Público: o que quer que se tenha passado em nenhum momento teve a intervenção do Benfica”, começa por dizer o emblema da Luz, que questionou as intenções do Sporting com este comunicado e recordou, em jeito de contra-ataque, o processo ‘Cashball’, a condenação de Paulo Pereira Cristóvão, antigo ‘vice’ dos leões, no Caso Cardinal, e o “perdão bancário” que, no entender do Benfica, foi concedido ao rival no âmbito da reestruturação financeira com a banca. Depois de lamentar e repudiar a posição pública assumida pelo rival, que “procurou colar ao Benfica um manto de suspeição em nome da verdade desportiva”, as águias ripostaram. “Ninguém se vai esquecer de que o Sporting escapou entre os pingos da chuva ao processo ‘Cashball’. Ninguém se vai esquecer de que um vice-presidente do Sporting depositou 2.000 euros na conta de um árbitro antes de um jogo da sua equipa principal na Madeira. Ninguém se vai esquecer que o Sporting, apesar de a toda a hora apregoar princípios e valores (como se fosse algo que se apregoasse), por manifesto incumprimento sucessivo do clube, impeliu os bancos a concederem-lhe um perdão bancário que ultrapassou os 100 milhões de euros, com claros prejuízos para os contribuintes portugueses e, simultaneamente, com claros benefícios desportivos para o Sporting que, desta forma, numa flagrante concorrência desleal, desfrutou de uma evidente vantagem competitiva face aos outros clubes”, frisaram os encarnados. A luta entre os rivais está ao rubro.

Benfica quer Rollheiser já e faz nova proposta aos Estudiantes. O Benfica não quer esperar até final da temporada para fechar a contratação de Benjamín Rollheiser e apresentou uma nova oferta aos Estudiantes no valor de 9,5 milhões de euros por 90% do passe do jogador argentino, revela o jornalista César Luis Merlo este sábado. 
A intenção das águias passa por poder contar com o avançado de 23 anos já neste mês de janeiro, garantindo mais uma opção ofensiva para Roger Schmidt. 
O mesmo jornalista explica, ainda, que há grandes possibilidades de o negócio se concretizar nos próximos dias, com Rollheiser a rumar à Luz depois de ter marcado 12 golos em 57 jogos disputados em 2023. 

O novo alvo do Benfica para lateral-direito. O Benfica continua a ponderar a contratação de um defesa-direito nesta janela de mercado e a lesão muscular na coxa direita sofrida por Pedro Malheiro nos minutos finais do jogo com o FC Porto – lesão que vai obrigar o jogador do Boavista a ficar afastado dos relvados entre três a quatro semanas – pode levar os encarnados a deixar cair a contratação do jogador dos axadrezados e apontar a outro alvo. Ao que o jornal Record apurou, o dinamarquês Elias Jelert (Copenhaga) está muito bem referenciado na Luz e tem qualidades que agradam bastante aos responsáveis pelo futebol dos campeões nacionais, podendo entrar na equação como uma alternativa a Bah. Aos 20 anos, Jelert já vai na terceira época a jogar no Copenhaga e persegue o tricampeonato (a equipa segue em 3º lugar a 1 ponto do Brondby e a 3 do líder Midtjylland após 17 jornadas). Em 2023/24 o jovem soma 30 jogos, 28 deles como titular, entre os quais 11 na Liga dos Campeões (contando com as pré-eliminatórias), prova em que os nórdicos surpreenderam no Grupo A ao conseguirem o apuramento para os ‘oitavos’ à custa do Manchester United. Segue-se o embate com o poderoso City. Internacional A pela Dinamarca, Elias Jelert é apontado como mais um grande talento formado no Copenhaga em linha com outros nomes como Victor Kristiansen (vendido em janeiro de 2023 ao Leicester por 14 M€), Roony Bardghji, William Clem ou Noah Sahsah. Jelert destaca-se sobretudo pela velocidade, o que lhe permite subir em missão ofensiva mas também recuperar rapidamente a posição defensiva, sendo muito forte no 1x1.

Saída de Guedes travada. O Villarreal está interessado em garantir Gonçalo Guedes e esse era um cenário que se começava a adivinhar, mas, de acordo com o que foi possível apurar, a direção do Benfica decidiu colocar um travão na saída do avançado, pelo menos para já. Tal não siginifca que o regresso do jogador a Espanha não se venha a concretizar até ao fim do mês, mas, por agora, os responsáveis do clube da Luz preferem adiar uma decisão.
Marcelino, que treinou Gonçalo Guedes no Valencia, quer levar agora o jogador para o Villarreal, numa hipótese que foi bem acolhida pelo próprio jogador. Com pouco espaço nas opções de Roger Schmidt, tudo indicava que a saída se iria verificar, mas Rui Costa prefere esperar pelo desenrolar do mercado de transferências antes de tomar uma decisão sobre este dossiê.

Um extremo firme na lista leonina. Apesar do dossiê Koba exigir toda a atenção, o Sporting não retira o foco do principal objetivo neste mercado: um extremo. Em busca de mais uma alternativa de ataque, a estrutura tem a noção de que o reforço da posição irá acarretar um investimento maior e até certeiro, já que alguns alvos estiveram identificados mas escaparam.

4 comentários:

  1. Já o ex ministro da educação do PS dizia "O Benfica está acima da lei". Por isso a Sad do Benfica nunca irá a julgamento de nada, nem que matassem toda a população de Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Ya.. e depois.. pum.. o Brian Ruiz atirou por cima da barra.. de baliza aberta.. !!

    ResponderEliminar
  3. A memória remota é fodida para os corruptos da Porta 18. Veja-se o que o Carlos Pereira antigo presidente do Maritimo disse a certa altura:

    Carlos Pereira: «Nada farei para que o Benfica não seja campeão»

    https://www.futebol365.pt/artigo/83906-carlos-pereira-nada-farei-para-que-o-benfica-nao-seja-campeao/#:~:text=Carlos%20Pereira%20salientou%20que%20o%20jogo%20poder%C3%A1%20ser,que%20o%20Mar%C3%ADtimo%20n%C3%A3o%20v%C3%A1%20%C3%A0%20Liga%20Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois pum... O abriam Ruizvatirou por cima e o Sporting Corrupto de Portugal contratou o Salin.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...