De uma assentada, o Benfica resolve um dossiê imediato e prepara o futuro. Gonçalo Guedes, que cumpre o segundo empréstimo do Wolverhampton, está próximo de rumar ao Villarreal. Em sentido inverso, Benjamín Rolheiser chegará no verão. O avançado português estava seduzido com a possibilidade de rumar ao Villarreal e voltar a trabalhar com Marcelino Toral, seu treinador no Valencia, face à pouca utilização na Luz. Como noticiou a imprensa espanhola e confirmou, a saída do camisola 17 deve ficar consumada esta semana. Resta saber se se apresentará amanhã no Benfica Campus, quando o plantel regressar aos treinos, após a folga de hoje.
Guedes, de 27 anos, era desejado pelo submarino amarelo para substituir Brereton, que ruma ao Sheffield United. Convencido o jogador e o Wolverhampton a emprestá-lo até final da época (sem opção de compra), faltava sensibilizar o Benfica, algo que foi conseguido nos últimos dias. Mesmo assim, o internacional português ainda foi utilizado em Arouca.
Guedes regressou ao Benfica há um ano. Apesar de Roger Schmidt ter visto nele um reforço importante, pela possibilidade de alinhar em vários lugares do ataque, foi prejudicado por duas operações e pela fartura de opções. Feitas as contas, conta 29 jogos, apenas 7 como titular.
Para a próxima temporada, está já garantida a contratação de Rollheiser, de 23 anos. O Benfica paga 9 milhões de euros por 90 por cento do passe, sendo que os restantes 10 ficam na posse do Estudiantes La Plata. O jogador assinará até 2029.
Indo ao encontro das pretensões do Estudiantes e uma vez quer os encarnados têm soluções para o ataque, ‘Ben 10’ continuará a jogar na Argentina, apresentando-se na próxima época. Nos últimos dias, o Benfica ultrapassou derradeiros concorrentes. Primeiro, foi o Corinthians que anunciou a desistência. Ontem, o ‘Globo Esporte’ adiantou que o Botafogo saiu de cena, porque o jogador não respondeu dentro do prazo estipulado. Afinal, tinha preferido o Benfica.
Sporting ataca mercado. O Sporting foi muito rápido a garantir a principal prioridade para este mercado de transferências e, antes mesmo de a janela de inverno abrir, a SAD já tinha amarrado Rafael Pontelo para reforçar a linha defensiva. A partir desse momento o foco passou a estar voltado para um extremo e, a despeito de não querer precipitar decisões, como aliás tem vindo a afirmar em sucessivas conferências de imprensa, Rúben Amorim pediu à estrutura de futebol para acelerar a contratação do desejado reforço, escreve o Record. Objetivo: arrumar a casa o mais cedo possível e consolidar o plano para a segunda metade da época, acautelando desde logo este mês e meio de ausências devido à CAN e à Taça Asiática. Se é verdade que, até ao fecho do mercado, a 2 de fevereiro, ainda quase tudo pode acontecer em termos de saídas (Diomande é um dos casos), no que depende de entradas e planeamento para o futuro, o Sporting não quer falhar prazos, e é nesse sentido que Amorim espera ver o extremo chegar, mais cedo do que mais tarde. Na certeza de que só será contratado alguém se for realmente o que o clube procura, ou (re)abre-se a porta da formação.
Rúben Amorim pretende um extremo capaz de ser alternativa direta a Pote, ou seja, um jogador que, além de saber explorar a esquerda do ataque, tenha a capacidade de jogar por dentro, um perfil deficitário no plantel. Deste modo, o treinador aumentará a margem para poder recuar o camisola 8 sempre que for necessário, algo que já tem acontecido durante a época, embora o plano inicial fosse fixar o transmontano na frente. Na receção ao Estoril, um exemplo bem fresco na memória, Amorim substituiu Daniel Bragança por Trincão, ao minuto 52, e baixou Pote para o lugar ao lado de Hjulmand, no duplo pivô de meio-campo. Um cenário que poderá repetir-se com maior frequência daqui em diante, sobretudo nesta fase em que falta um dos titulares desse setor, Morita, ao serviço do Japão. O conhecimento que Pote tem do jogo e o facto de se tratar de um centro-campista de origem são algumas das razões pelas quais Amorim considera que é mais acertado recorrer a esta solução e direcionar o investimento para um extremo, em vez de adquirir um segundo médio de vocação mais ofensiva, que deixou de figurar no topo da lista para janeiro. Para estas funções, Rúben poderá rodar entre Bragança e Pote.
O ataque terá Gyökeres, Paulinho, Edwards, Trincão e, se tudo correr como pensado, um ‘espelho’ de... Pote. Embora o alvo seja um futebolista com estas características muito específicas, a ideia é que possa fazer as três posições da linha da frente.
De acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, o modelo de negócio preferido pelo Sporting é um empréstimo com opção de compra, de maneira a suavizar o esforço da tesouraria nesta altura da temporada. A operação que permitiu resgatar Rafael Pontelo ao Leixões, por 700 mil euros, foi um primeiro sinal de que a SAD leonina continua empenhada em equilibrar a equipa, sim, mas sem cometer loucuras.
Pérola leonina com nova lesão grave. O azar voltou a bater à porta de Diogo Travassos que se lesionou novamente no joelho direito e, segundo o jornal Record apurou, terá de ser mais uma vez operado.
Não tem sido nada fácil a vida do lateral, de 19 anos, que sofreu duas lesões na mesma articulação, completamente independentes e de forma quase consecutiva. Aliás, esta paragem até foi identificada por Rúben Amorim que, na antevisão ao jogo com o Estoril, revelou que o jovem estava fora dos convocados devido a “um toque”, numa altura em que ainda era desconhecida a dimensão da mazela. Entretanto, o jogador realizou exames complementares que revelaram a gravidade do quadro clínico. Apontado com um dos mais promissores da sua geração, o defesa voltara a trabalhar com a equipa A e, com Fresneda lesionado e Geny quase de partida para a CAN, tinha até sido chamado para Portimão (onde ficou no banco). Antes disso, no início deste calvário, Travassos chegou a fazer parte das cogitações da equipa técnica para o último estágio de pré-época. A lesão sofrida em março de 2023, contudo, levou-o a ser alvo de uma cirurgia que antecedeu 8 meses de recuperação. Haveria de regressar às convocatórias da equipa B no passado dia 16 de dezembro, tendo somado 23 minutos de utilização frente à Académica. “Sofri muito pois queria estar lá dentro a ajudar e dar o meu contributo”, afirmou na altura. Confirmada nova lesão grave, Diogo Cabral dedicou-lhe ontem o segundo golo da vitória (2-0) do Sporting B sobre o 1.º Dezembro, ao mostrar a sua camisola para a bancada.
Liverpool aponta a Alvalade. A direção do Liverpool estará a planear levar a cabo um investimento de grande escala nas duas próximas janelas de transferências, com o objetivo de reforçar defesa, meio-campo e ataque, e já terá mesmo reduzido a lista de alvos a meros seis nomes.
De acordo com informações veiculadas esta segunda-feira, pelo portal britânico CaughtOffside, nesta lista encontra-se Gonçalo Inácio, que se vai tornando, cada vez mais, no jogador que mais agrada ao treinador dos reds, Jurgen Klopp, para compor o setor mais recuado do terreno, que tem sido particularmente afetado por lesões.
A mesma publicação acrescenta que o diálogo com o Sporting não está em fase adiantada... e poderá nem chegar a estar, visto que a cláusula de rescisão do internacional português, no valor de 60 milhões de euros, não é considerada proibitiva.
Na agenda do emblema sediado em Anfield encontram-se, ainda, Pedro Neto (do Wolverhampton), Khephren Thuram (do Nice), Manu Kone (do Borussia Monchengladbach), Assan Ouedraogo (do Schalke 04) e Johan Bakayoko (do PSV).
A certeza em Espanha: "Nico não se vai render no FC Porto". Denis Silva Puig orientou Nico González nas camadas jovens do Barcelona, e, em entrevista concedida à edição desta segunda-feira do jornal O Jogo, disse não estar surpreendido com o tempo que este está a demorar para convencer Sérgio Conceição, no FC Porto.
"Compreendo perfeitamente a visão do treinador do FC Porto, é algo que acontece com muitos jogadores do Barcelona. Têm muita qualidade técnica, mas, por vezes, falta-lhes a intensidade que é necessária ao nível mais alto. Quando saem para a primeira equipa, há muitos a quem custa essa adaptação e outros nem conseguem", afirmou.
"Mas o Nico, com tudo o que tem e o talento que exibe, vai aprender o que precisa. Os treinadores gostam de jogadores intensos e Sérgio Conceição em especial. É jovem, confio que tem a figura do seu pai para orientá-lo, pode aconselhá-lo muito bem. É uma questão de tempo, a meu ver", acrescentou.
O agora selecionador de sub-23 dos Emirados Árabes Unidos recordou, ainda, o médio como alguém que "não quer perder para ninguém": Há jogadores que se acomodam, mas o Nico é um jogador que em qualquer jogo sofre para ganhar. É muito competitivo, não é conformado".
"Quando sais do Barcelona, é natural que penses que vais fazê-lo para jogar, mas não é garantido. Ele quer jogar, quer mostrar o que pode fazer. Não está a jogar muito agora, mas acredito que não se vai render ou vai abaixo. Continuará a trabalhar", completou.
O rumor que liga Rafa ao...Sporting. Começou a espalhar-se ontem nas redes sociais um rumor que liga o avançado do Benfica Rafa ao Sporting.
Segundo a 'notícia' que rapidamente se espalhou Frederico Varandas e Hugo Viana estariam a fazer os possíveis para garantir Rafa no Verão a custo zero. O presidente do Sporting já teria sondado o agente António Araújo dono da empresa OnSoccer Internacional.
O objetivo da manobra financeira passaria por oferecer um prémio alto de assinatura que seria diluído no salário.
Apesar do rumor, é quase certo que Rafa irá abandonar a Luz a custo zero, mas o seu futuro deverá passar pelos países árabes.
Nem Rafa nem Sporting iam entrar nisso
ResponderEliminarEle é Sportinguista... o preço seria mais baixo :D
ResponderEliminar