Diogo Costa nomeado para melhor do mundo. António Silva na lista dos mais jovens. Diogo Costa (FC Porto) e António Silva (Benfica) foram dois dos futebolistas portugueses nomeados para os prémios da IFFHS, organização fundada na Alemanha em 1984 e ligada à recolha de dados estatísticos e históricos no futebol.
O defesa central benfiquista está numa lista de 26 nomeados para melhor jogador jovem de 2023, enquanto o guarda-redes que representa os dragões está citado para melhor guardião, juntamente com outros 14 nomes do futebol mundial.
Para melhor jogador do ano estão nomeados os portugueses Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Bernardo Silva, Rúben Dias (ambos do Manchester City) e Bruno Fernandes (Manchester United), enquanto Luís Castro concorre ao prémio de melhor treinador de clubes e Rui Vitória ao de seleções. Bernardo Silva também está na luta para melhor “playmaker”.
Já para a categoria de melhor árbitro está citado Artur Soares Dias, juiz da AF Porto que é um dos 25 candidatos à distinção da IFFHS, a ser entregue no dia 1 de janeiro. Esta temporada Artur Soares Dias apitou 12 encontros, divididos entre provas nacionais, Champions e também na Grécia ou Emirados Árabes Unidos.
O novo alvo do Sporting. O central do Famalicão Otávio, 21 anos, está referenciado pelo Sporting, numa altura em que a administração do clube de Alvalade procura reforçar o plantel com um jogador para a linha de três defesas que habitualmente Rúben Amorim utiliza, escreve A Bola. O brasileiro, que chegou a Portugal há pouco menos de um ano, na janela de inverno de 2023, tem-se destacado pelos minhotos e desperta a atenção de vários clubes, entre eles o Sporting, que está prestes a decidir o alvo que vai atacar para a defesa neste mercado de inverno.
Otávio começou a formação no Internacional de Porto Alegre, de onde se transferiu para o Flamengo, ainda com idade de juvenil. Em 2022 passou pelo Sampaio Corrêa, por empréstimo, mas voltou ao Mengão, para os sub-20. Foi em janeiro de 2023 que rumou ao Famalicão, também por empréstimo do clube do Rio de Janeiro, tendo o emblema minhoto adquirido o seu passe no verão passado, por 500 mil euros. Esta época participou já em 13 jogos e marcou dois golos.
Otávio encaixa no perfil que os leões tinham pensado para o reforço da defesa. Um central esquerdino, capaz de acautelar a saída de Gonçalo Inácio, muito cobiçado no mercado, mesmo para a janela de inverno, mas sempre com saída apenas pelo valor da cláusula de rescisão: 60 milhões de euros. A urgência na contratação de um central aumentou entretanto, não apenas porque Diomande vai participar no CAN, mas também porque o assédio, como com Gonçalo Inácio, começa a ganhar proporções maiores e os clubes, da Premier League, estão todos capacitados para chegar aos 80 milhões da cláusula do marfinense. E também porque entorse no tornozelo esquerdo tira St. Juste dos planos até pelo menos ao início de 2024. Esta lesão acaba por fazer a procura alargar para lá de um esquerdino — ainda assim a prioridade leonina continua para a ser para esquerda —, até porque para o lado direito sobram agora apenas o veterano Luís Neto e o jovem Eduardo Quaresma.
Para o lado esquerdo do trio, além de Gonçalo Inácio, há Matheus Reis, e pode então haver reforço. Otávio é um dos jogadores referenciados, resta saber se a administração sportinguista decide avançar para o brasileiro que tem dado nas vista ao serviço do Famalicão.
Podem chegar 2 avançados à Luz. O Benfica está há algum tempo em campo a sinalizar nomes para reforçar o ataque já no próximo mês. Um ou dois goleadores podem chegar à Luz na reabertura do mercado, dependendo de eventuais saídas no setor mais avançado, mas também daquilo que a equipa fizer nas próximas semanas, escreve o Correio da Manhã.
Rui Costa deixou no sábado a promessa de reforços para janeiro, mas a decisão há muito que estava tomada.
A efetividade dos três homens mais avançados do plantel (Musa, Arthur e Tengstedt) tem sido baixa. O trio de avançados leva apenas oito golos em todas as competições, o que ajuda a explicar o momento menos positivo da equipa, quer na Champions (não se qualificou para a próxima temporada e luta pela Liga Europa), quer na Liga (ocupa o 3.° lugar, atrás de Sporting e FC Porto).
Ora, os próximos jogos das águias vão ser decisivos para o reforço do ataque. Um jogador virá com toda a certeza para a Luz, mas pode chegar um segundo elemento. Se o Benfica continuar na Europa e ultrapassar o Sp. Braga na Taça de Portugal (10 de janeiro), a densidade competitiva vai manter-se alta para o Benfica, logo Roger Schmidt terá que ter soluções mais efetivas do que aquelas que atualmente dispõe.
Outra questão que pode jogar a favor de de um segundo jogador a contratar passa por eventuais vendas. Musa é aquele que tem mais mercado e pode sair a título definitivo. Vender Tengstedt ou Arthur Cabral são cenários bem mais complicados, contudo, o Benfica não fecha a porta a um empréstimo com opção de compra no final da temporada.
Negócio Malheiro pode complicar-se. As negociações entre Benfica e Boavista por Pedro Malheiro estão bem encaminhadas, mas o acordo ainda não está fechado. Isto porque está por definir a forma de pagamento, segundo as informações recolhidas pelo jornal Record.
O lateral-direito custará 5 milhões de euros aos cofres da Luz e vai chegar para uma posição frágil no plantel encarnado.
No entanto, o jornal CM escreve que as dívidas dos axadrezados a inúmeros credores podem baralhar a contratação de Pedro Malheiro. Um processo para acompanhar.
As indicações são claras! Quando a bola vem de um ressalto no chão Não é para assinalar penalty. Foi o que aconteceu com o Otamendi. Não sabem as regras ou fingem que não sabem para ter benefícios futuros. Penalty foi o do Diomande e a não expulsão do Pepe é inacreditável.
ResponderEliminarFala quem sabe!...
EliminarResumindo a nosso favor tudo, contra nós nada...............Consta que é sobretudo por estas duas razões que o futebol é o maior espetáculo .............
EliminarMas que grande burro este encornado, bate no chão já não é mão, olha a partir de agora, quando a bola entra na area, e toca no relvado já se pode jogar com a mão. Lógica dos encornados.
Eliminaros do penaltis também não percebem o porquê de o relvado ser verde.
ResponderEliminar