23 dezembro 2023

Internacional chileno na mira do Benfica; Esfaqueamento pode fechar a Luz; Amora trava negociações com o Sporting após renovação de Catamo; Schmidt agarra Gouveia; Toni Martinez com propostas para deixar o Dragão e Inter firme por Taremi

Havia a expectativa de que a renovação anunciada ontem fosse acompanhada pela compra de 75% dos direitos de Geny Catamo, que continuam a ser detidos pelo Amora. O Sporting tem apenas 25% do passe. As negociações pareciam próximas de uma conclusão, por valores a rondar os 2,4 milhões de euros, mas nas últimas horas sofreram um retrocesso, ao ponto de o emblema da Medideira, garante o Record, exigir de novo os 3 milhões de euros que eram a sua fasquia inicial.
A SAD liderada pelo espanhol Jose Maria Gallego entende que o compromisso pelos 2,4 milhões só era válido antes da renovação de Catamo, pelo que, tendo o Sporting assinado primeiro com o jogador antes de fechar com o Amora, o ex-clube do extremo voltará a subir o valor da operação; mais, segundo fonte próxima do processo, estará disposto a esperar até... 2028, não escondendo o desagrado por uma oferta de última hora, que não terá ido além dos 2 milhões.
No Sporting desde 2019, Geny começou por assinar até 2026. Os leões garantiram de imediato 25% do passe, a custo zero, ficando com a possibilidade de adquirir os restantes 75%, de forma faseada, por 600 mil euros. A validade desta cláusula expirou no verão.

Schmidt agarra Gouveia. Mesmo que longe de ser protagonista na Luz, o Benfica recusa abrir mão de Tiago Gouveia. São vários os pretendentes que lhe têm batido à porta com intenções de empréstimo em janeiro, mas a resposta das águias tem sido negativa, apurou o jornal Record. Os planos de Roger Schmidt e estrutura passam por manter pelo menos até ao final da época o jogador, que fez parte da formação no Benfica Campus. Até agora, nesta temporada, o extremo soma 116 minutos, divididos por 7 partidas. Tempo suficiente, ainda assim, para merecer cobiça de alguns clubes que o têm sondado, incluindo estrangeiros, e ainda para convencer internamente.
A missão agora é clara, mas recorde-se que Gouveia esteve mesmo para deixar a Luz no verão. O Benfica tinha tudo acertado com o Cádiz, através de um empréstimo que envolvia uma opção de compra de 10 milhões de euros, mas uma reviravolta na reta final do mercado de transferências levou à permanência do jovem. Por outro lado, Andreas Schjelderup acabou por ser cedido ao Nordsjaelland.

Esfaqueamento pode fechar a Luz. O Benfica arrisca realizar um ou dois jogos, no máximo, à porta fechada, em consequência do esfaqueamento de um adepto ao intervalo do encontro com o AVS SAD, anteontem, ao abrigo do artigo 182 do Regulamento Disciplinar da Liga Portugal, sobre as “agressões graves a espectadores e outros intervenientes”.
De acordo com aquele artigo, “o clube cujo sócio ou simpatizante, designadamente sob a forma coletiva ou organizada, agrida fisicamente espectador ou elemento da comunicação social ou pessoa presente dentro dos limites do recinto desportivo, antes, durante ou depois da realização do jogo, de forma a causar lesão de especial gravidade, (...) é punido com a sanção de realização de jogos à porta fechada a fixar entre o mínimo de um e o máximo de dois”.
É praticamente certo que este caso resulte num processo de inquérito. Tratando-se de um crime público, não é necessário haver queixa, ou seja, o Conselho de Disciplina da FPF pode instaurar um processo, já que os clubes são responsáveis pelos comportamentos dos seus adeptos. Também é provável que a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) abra um processo de contra-ordenação. Esta temporada já houve uma situação que resultou num castigo de um jogo à porta para o FC Porto. A decisão foi conhecida em outubro passado, mas o encontro realizou-se em agosto. O rebentamento de um petardo provocou queimaduras numa criança e outra foi assistida no hospital.
No caso do Benfica, um adepto, que se encontrava acompanhado de duas filhas menores, foi esfaqueado no abdómen, por outro adepto, que usou um canivete. Na origem deste ato de violência esteve uma discussão por causa de um lugar. O agressor colocou-se em fuga.

Internacional chileno na mira do Benfica. O Benfica estará na corrida pela contratação de Alexander Aravena, extremo canhoto de 21 anos que alinha pelo Universidade Católica, do Chile. Segundo o portal “OK Fichajes”, dianteiro ficará livre no último dia do ano e terá em mãos uma proposta de contrato das águias para quatro épocas e meia. O internacional chileno marcou 13 golos e fez quatro assistências em 28 jogos.

Toni Martinez com propostas para deixar o Dragão e Inter firme por Taremi. A decisão sobre a saída de Toni Martínez em janeiro está nas mãos de Sérgio Conceição, até porque o avançado, de 26 anos, tem propostas. E esse é um cenário em real equação, face à escassa utilização do espanhol. Saltou do banco no jogo de má memória com o Estoril, na Allianz Cup, e de lá para cá não mais voltou a ser convocado. O avançado estará fora dos eleitos para o jogo desta noite, frente ao Leixões.

Ainda de acordo com as informações recolhidas pelo jornal Record, Toni Martínez tem propostas de Itália, no caso do Bolonha e da Udinese, e da Alemanha, do Union Berlim e novamente do Augsburgo. Uma eventual saída será por empréstimo com opção de compra, mas a transferência a título definitivo não está descartada. A SAD pretende encaixar um valor a rondar os 10 M€.
A decisão em relação ao futuro imediato de Martínez está ligada a Taremi. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Inter Milão voltará à carga em janeiro pelo iraniano, que será baixa, cá ou em Itália, no início de 2024 para servir o seu país na Taça da Ásia.

4 comentários:

  1. Notícia da semana: esfaqueamento na luz!!!! Nada de comentário , nem referências ao assunto.... A marca do sport lisboa e batota!!! Quando se tratam assim entre si, o que serão capazes de fazer aos outros!!!! A catedral da cerveja, há muito que é um sítio mal frequentado, logo não recomendado... Uma agremiação que não reconhece claques, mas apoia de todas as formas, incluindo subsidia-las, será também para isto que servem os sacos azuis, a pontos de assumir os encargos da defesa de um membro dessas mesmas claques, acusado e julgado por homicídio de um adepto italiano. Uma agremiação impedida de ter adeptos presentes, em recintos de adversários em competições internacionais. Interdição da catedral, no rectângulo onde eles são donos disto tudo??? Jamais, eles não respeitam ,normas, leis, regulamentos, ética, tomam isto como prova de força e poder, eles são o sport lisboa e batota E CORRUPTUS UNUM....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais respeito por um clube centenário que sempre foi um (indigno) rival, de seu nome correcto Sport Ladrões e Bandidos!

      Todos corruptos e nenhum corrupto fica para trás (a não ser esfaqueado).

      Eliminar
    2. Calma, eles são 6 milhões, "segundo o que dizem" entre 10 milhões de Portugueses! Calculando que para aí 2 milhões são crianças ou adolescentes, e que ainda nem percebem nada deste mundo, estima-se portanto que dividido por todos os outros clubes só existam outros 2 milhões! Logo num universo de 6 milhões é muito possível que tenham, mais políticos que os outros, mais policias que os outros, mais médicos doutores e engenheiros que os outros, mais juízes que os outros, mais jornalistas que os outros...porem, muito certamente também terão muitos mais bandidos que os outros e daqueles que se encobrem todos uns aos outros! Facilmente se deduze o quão mal vai Portugal quando esta gente tem a mania que Portugal é o Benfica e o Benfica é que é Portugal...uns tristes da treta que nem Portugal têm no nome!

      Eliminar
    3. 18 facadas. O Marco Orelhas e o filho mandam cumprimentos!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...