06 dezembro 2023

FC Porto eliminado da Taça da Liga; Ainda o lance de Eustáquio: "Não é punível". Lance de Evaniilson seria...amarelo. Ainda o possível penalti a favor do Benfica e o golo de Gyokeres analisados; Banza na elite europeia. Só Kane, Giménez, Mbappé e Haaland são mais eficazes

Melhor marcador da I Liga, com 11 golos em 12 jogos, Banza chegou-se à frente na lista dos goleadores dos principais campeonatos da Europa, onde constam alguns dos artilheiros da atualidade e que atuam nos melhores clubes, casos de Haaland (Manchester City), Mbappé (Pris Saint-Germain), Bellingham (Real Madrid), Lautaro Martínez (Inter) e Harry Kane (Bayern Munique).
Analisados os números dos melhores marcadores dos dez principais campeonatos do ranking da UEFA, Banza fecha o top-5, com uma média de 0,9 golos por jogo, tal como Lautaro Martínez, que tem mais dois remates certeiros e mais dois jogos do que o bracarense.
Curiosamente, as 11 finalizações do congolês foram todas no campeonato, a última das quais a carimbar a reviravolta contra o Estoril. O bom momento que atravessa dá a entender que pode superar os melhores registos da carreira. O recorde de 18 golos foi alcançado em 2017/18, no Titus Pétange, equipa onde foi treinado por Baltemar Brito, antigo adjunto de José Mourinho, e, mais tarde, por Carlos Fangueiro. Foi no clube luxemburguês, aliás, que Banza começou a conviver regularmente com portugueses, a quem dava conta, em jeito de brincadeira, que esperava nunca ter de falar a língua de Camões pela dificuldade que sentia. Ironia do destino: em 2021 mudou-se para Famalicão, proveniente do Lens.
Avaliado em quatro milhões de euros em dezembro de 2021, Banza viu a cotação subir para os quatro milhões no passado dia 16 de junho, segundo o Transfermarkt, site especialista em avaliação de jogadores. A cotação será certamente revista em alta na próxima atualização, devido à subida de rendimento do jogador e ao facto de ser o melhor marcador do campeonato, isto depois de ter começado a temporada no banco, sendo suplente nos seis primeiros jogos da prova, com o registo de apenas um golo nesse período.

"Aqui ninguém conhecia Gyökeres? O Benfica, salvo erro, conhecia". Viktor Gyökeres tem sido a grande figura da temporada do Sporting não apenas pelos golos que tem feito, levando à loucura a plateia sportinguista, como também pela entrega que tem durante todo o jogo. Por isso, é já sem surpresa que alguns sportinguistas admitem que será complicado manter o internacional sueco por muito tempo entre o plantel do Sporting.
"Eu não conhecia este rapaz de lado nenhum. Até fiquei admirado quando falaram que era 20 milhões de euros", começou por defender Fernando Mendes, falando de um jogador que é "extraordinário", na sua visão e análise relativamente ao que o sueco tem vindo a fazer de leão ao peito, apontando que Viktor Gyökeres "tem tudo".
"Tem golo, é rápido, forte e acho que foi das melhores contratações que eu vi no Sporting nos últimos anos", afirmou, destacando mesmo que é "uma das melhores contratações" que viu no "futebol português". "Uma das. Não é a única", sublinhou Fernando Mendes, em declarações na CMTV.
Relativamente ao facto de Viktor Gyökeres ser aparentemente um desconhecido no futebol português, Fernando Mendes aproveitou para lembrar que o "Benfica" estava a par do jogador.
"Aqui ninguém o conhecia, não? O Benfica, salvo erro, conhecia e não o quis. Pelo menos foi o que se falou", atirou o antigo jogador de futebol, destacando que, como adepto dos leões, está "muito contente".
"Espero que continue assim. É um jogador que caiu bem no Sporting e é um pouco a imagem do que deve ser aquele clube. Não desistir, trabalhar, honrar aquela camisola e ele está a fazer isso. É uma agradável surpresa", salientou ainda Fernando Mendes, dizendo que tem "pena" que Viktor Gyökeres não fique muito tempo em Alvalade. 
Sobre o momento do internacional sueco falou também, recentemente, Rúben Amorim, que se mostrou satisfeito com o rendimento do jogador, mas deixando a garantia de que o Sporting "não está refém" do avançado.
"Não estamos refém do Viktor [Gyökeres] mas se olharmos para os jogos, para a influência que ele tem tido não só em golos mas também na parte de esticar o jogo, de empolgar os adeptos, acho que tem uma influência muito grande", disse Amorim, certo de que "isso é claro para todos".
"Se é o jogador mais influente do Sporting? É, claro que é e neste momento ele tem um papel de destaque mas a época é muito longa e todos vão ter esse papel. Não diria que estamos reféns porque no passado já ganhámos jogos sem ele mas está a tornar-se um jogador muito importante, não há que esconder, e agora é manter assim", acrescentou o técnico do clube verde e branco, admitindo que se alguém bater a cláusula de rescisão o Sporting não tem como segurar o jogador sueco.
"Bom, com 100 milhões são capazes de me dar algum para ir buscar outro mas acho difícil encontrar um como o Viktor mas 100 milhões ainda é qualquer coisa, vamos ver", comentou Amorim, em conferência de imprensa.

Ainda o lance de Eustáquio: "Não é punível". Lance de Evaniilson seria...amarelo. Ainda o possível penalti a favor do Benfica e o golo de Gyokeres analisados.

O FC Porto está fora da Allianz Cup. O Estoril recebeu e venceu o FC Porto por 3-1, esta quarta-feira, em jogo da segunda jornada do grupo D da Taça da Liga, num resultado que apura a equipa da linha para a final four e elimina o atual campeão em título.
O FC Porto até marcou primeiro, por Francisco Conceição, mas o golo foi anulado. Pouco depois, Cassiano deu vantagem ao Estoril, aos 22 minutos. Os azuis e brancos empataram aos 34 minutos, por Pepê.
Na segunda parte, o empate foi desfeito já para lá do minuto 90, com Rafik Guitane a fazer o 2-1 (90+1m). Nos instantes finais da partida, João Carlos, de penálti, fez o 3-1 (90+6m).
A equipa treinada por Vasco Seabra soma os seis pontos possíveis no grupo, que fecha com o FC Porto-Leixões, a 23 de dezembro, num duelo já sem interferência no apuramento.
O Estoril volta a vencer o FC Porto esta época, depois da vitória no Dragão (0-1), para a Liga.

1 comentário:

  1. Mas alguém tem dúvidas que a entrada de sola na canela do Kokcu é nitidamente VERMELHO direto??? Só mesmo os ressabiados dragartos!!! Este mesmo ladrão do apito foi o que expulsou o Musa contra o Boavista, depois de este ter escorregado em cima da bola e acertado na perna do jogador do Boavista. Altos filhos da puta, é o que são!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...