A SAD do Sporting vai subir a parada para dois milhões de euros e retomará em breve, previsivelmente na próxima semana, as negociações com a congénere do Amora, no sentido de acertar a compra do remanescente do passe de Geny Catamo que está na posse do emblema da margem Sul do Tejo. Os leões, recorde-se, têm a totalidade dos direitos desportivos mas apenas 25 por cento do passe do futebolista. Este foi contratado em 2019, na altura ainda com 18 anos, a troco de 200 mil euros.
A caminho dos 23 anos, que vai cumprir a 26 de janeiro, Geny Catamo está a conseguir impor-se esta temporada no plantel às ordens de Rúben Amorim – que o fez estrear na equipa principal em 2021/22, antes de uma cedência de meio ano ao V. Guimarães e outra de uma temporada ao Marítimo –, razão pela qual os leões consideram fundamental adquirir com brevidade os 75 por cento do passe que pertencem ao Amora.
As negociações entre as partes com esse efeito já decorrem há algum tempo mas não sofreram evoluções desde que os leões fizeram uma oferta de 1,2 milhões de euros e que foi prontamente rejeitada. O Amora fez saber que pretendia receber três milhões, verba que o emblema de Alvalade não deseja atingir. Ainda assim, escreve O Jogo, está disposto a agora a reabrir as conversas com um valor de dois milhões de euros e o próprio Amora estará disponível para baixar as suas pretensões. Ainda assim haverá ainda uma diferença de 500 mil euros a separar as partes, valor que os encontros futuros poderão ajudar a desbloquear.
Ora atento a este processo está o mercado. Os bons desempenhos de Geny Catamo pelo Sporting, e também na seleção de Moçambique, colocaram o extremo canhoto no radar de alguns clubes europeus. Segundo o diário, Génova e Udinese, clubes italianos que disputam a Serie A, têm estado particularmente atentos ao jogador que seguem desde há algum tempo. Mas também em Inglaterra já foi noticiado pela imprensa local que o jogador de 22 anos é cobiçado, neste caso pelo Aston Villa e Fulham. Esta última equipa, recorde-se, é orientada pelo português Marco Silva e conta nas suas fileiras com João Palhinha, antigo jogador do Sporting que se tornou um pilar dos “cottagers” e que no verão esteve a um pequeno passo de transferir-se para o Bayern.
"Posso vir a dar ao Benfica o que José Mourinho acabou por dar ao FC Porto". Deixou Portugal há quase duas décadas, para abraçar projetos como treinador em Inglaterra, Alemanha, Grécia, Turquia, Ucrânia, Suécia, Tunísia, Coreia do Sul, Jordânia, Iémen, Arábia Saudita e Irão, onde se encontra atualmente na segunda época aos comandos do Sepahan, no qual, após perda de quatro pontos na secretaria, está, com menos um jogo, a cinco do líder Esteghlal; e pelo qual acaba de apurar-se para os oitavos de final da Champions asiática. Pelo meio desta longa jornada, ainda integrou a equipa técnica de José Mourinho no Inter, no Real Madrid e no Chelsea. Tudo isto, após 10 anos na formação do Benfica. Aos 58 de idade, José Morais sente que está a chegar a hora de voltar a casa. E sonha alto. Acredita que pode ganhar a champions com o...Benfica.
"Tenho uma vantagem: conheço o Benfica quase como a palma das minhas mãos; conheço a cultura do Benfica porque fui treinador da formação durante 10 anos e sei bem o que é tirar aproveitamento da formação. Sei qual é a mística e quais são os valores do clube, sei a ambição que o clube tem relativamente à conquista da Liga dos Campeões. E sei que a experiência pela qual passei poderia dar ao Benfica aquilo que, no fundo, todos buscamos desde o último ano em que fomos campeões europeus, nos anos 60. Tenho essa ambição. Tenho essa convicção! (...) Não tenho dúvidas de que tenho essa capacidade de ser treinador do Benfica. Sabendo que não é apenas a forma que eu tenho de chegar às coisas que fornece resultados. É uma questão de oportunidade. Para mim e para o Benfica, também. O que me atrai no Benfica? É a chama, sabe? É a chama eterna, a chama imensa", explica.
Nesta entrevista, ao jornal A Bola, José Morais insiste nas hipóteses que terá de ganhar a champions com o Benfica e lembra que isso já poder ter acontecido com José Mourinho.
"Eu estava lá quando, há mais de 20 anos, se perdeu uma grande oportunidade. Mas ela estava lá. Falo de quando José Mourinho entrou no Benfica. Fez o que fez e podia ter feito muito mais, mas infelizmente não lhe foi dada essa possibilidade. Ora, Mourinho teve essa oportunidade e pouco sabia do Benfica. Eu, neste momento, estou num patamar diferente, porque tenho experiências ao mesmo nível ou superiores e conheço o clube como, por exemplo, o José [Mourinho] não conhecia na altura. E creio que o Benfica podia tirar proveito da experiência que angariei. Posso vir a dar ao Benfica o que José Mourinho acabou por dar ao FC Porto. E não deu ao Benfica porque não teve tempo. Ser o Mourinho do Benfica? Não diria isso [risos]. Mas, olhando aos meus conhecimentos e experiências, não creio que haja em Portugal um outro treinador, que não seja eu, com maior capacidade [para treinar o Benfica]", disse o técnico.
O Benfica vai atacar em força o mercado de transferências que reabre no próximo mês. Contratar um avançado com provas dadas em termos de golos e ainda um lateral-direito são as principais prioridades, embora a SAD não feche a porta a uma eventual oportunidade de negócio para outra posição, escreve o CM.
Nas últimas semanas o nome de Pedro Malheiro tem sido apontado como o candidato ideal para competir com Bah no lado direito da defesa. O Boavista pede cinco milhões pelo jogador de 22 anos.
Arthur Cabral, Musa e Tengstedt continuam sem mostrar veia goleadora esta temporada, pelo que têm as portas abertas da saída se surgir alguma proposta tentadora para todas as partes.
Ainda assim, e mesmo que continuem até ao final da época, o Benfica vai atacar o mercado por mais uma opção para a frente de ataque. O extremo Gianluca Prestianni também será reforço.
José Morais, um lampião a lamber as botas ao Roi Bosta maestro dos túneis! kkkkkkkk
ResponderEliminarSe ele valesse alguma coisa, não andava há 20 anos para se afirmar nos campeonatos secundários!
!
O José Morais já se esqueceu da Maldição do Gutmann
EliminarPara uns capeonatozitos é capaz de dar ... como é que se chamava o gajo da voz grossa, que foi do Guimarães para lá?
ResponderEliminarCom os vares e árbitros sportinguistas era canja
EliminarJarra para quem beneficiou FC Porto e Sporting
Eliminare regresso do árbitro das linhas
Jarra MAS OS PONTOS JÁ LA ESTÃO
EliminarNo próximo Porto x Sporting vamos ver quem pode mais junto do FONTELAS
ResponderEliminarVamos ver qual a arbitragem nomeada
Queremos o regresso do lopatego no clubeco regional de andrades dopados...
ResponderEliminarO raivoso e imbecil sonceiçao ainda está acampado em aveiro?
Ou já levou a jarda da w52?