03 novembro 2023

Os 5 laterais que podem encaixar na Luz; "Gonçalo Inácio no Real Madrid? O Secretário também lá esteve"; Braga aponta o dedo: "Para algumas equipas as linhas do VAR desapareceram"; Bernat cai dos convocados do Benfica. Musa está de volta

A imprensa espanhola dá nota de que Gonçalo Inácio está na agenda do Real Madrid. O internacional português formado no Sporting pode deixar Alvalade em breve e José Sousa, antigo futebolista, entende que o central deve pensar bem no passo que pretende dar na sua ainda jovem carreira.
"O Real Madrid é o Real Madrid. É o clube com mais Taças dos Campeões e da Liga dos Campeões de todos. Portanto, se há clube com uma grandiosidade tremenda, se não talvez o clube, é este Real Madrid", comentou o antigo lateral português.
De resto, e em jeito de aviso, José Sousa diz estar certo de que o clube 'merengue' tem uma dimensão que pode levar a que nem todos consigam fixar-se na capital espanhola.Contudo, José Sousa também compreende que quando o interesse do Real Madrid existe, qualquer jogador fica entusiasmado. "É mesmo um clube fantástico e eu acho que qualquer jogador sonha sempre jogar no Real Madrid".
"Recordar aqui Carlos Secretário que também lá esteve e não conseguiu, não teve a capacidade para se ambientar a tamanho palco", avisou José Sousa, em declarações na Sport TV, recordando um de vários portugueses que já alinharam com a camisola do Real Madrid.
Se alguns tiveram sucesso como Cristiano Ronaldo ou Pepe, outros como Carlos Secretário ou Fábio Coentrão tiveram mais dificuldades em se fixarem na 'casa branca'. Por isso, José Sousa considera que, no caso de Gonçalo Inácio, tudo dependerá da forma como o jogador encarar a ida para Madrid, se o Real Madrid avançar para a sua contratação.
"Acho que depende muito daquilo que é a perspetiva, se começa a jogar, se corre bem e, a partir daí, se se afirma de uma forma natural", realçou o antigo jogador de futebol José Sousa sobre a possibilidade de Gonçalo Inácio se mudar para o Real Madrid.
O clube 'merengue', recorde-se, está atento ao mercado de transferências, que abrirá em janeiro de 2024, devido à lesão grave do ex-portista Éder Militão. O central brasileiro tem uma lesão grave e os 'blancos' procuram substituto já em janeiro.
De acordo com o diário espanhol AS, o internacional luso, do Sporting, está a ser acompanhado há vários meses pelos olheiros do Real Madrid e o emblema da capital espanhola poderá tentar contratar Gonçalo Inácio, jovem lançado na equipa principal do Sporting por Rúben Amorim há várias épocas atrás.

Os 5 laterais que podem encaixar na Luz. A lesão de Alexander Bah fez soar os alarmes na Luz. Não só pelo problema físico em si, mas também pelo facto de o Benfica não ter um concorrente para o dinamarquês. Ou, pelo menos, outro jogador de raiz para aquela posição. A missão é óbvia: colmatar essa fragilidade com um reforço o quanto antes.
Ora, a grande prioridade das águias para o próximo mercado de inverno é, precisamente, a lateral direita, como o nosso jornal já tinha avançado, e Hernâni Ribeiro, um dos fundadores da GoalPoint, tem uma mão cheia de nomes que considera serem boas alternativas.
O analista tem opções para todos os gostos. Umas mais baratas que outras; umas para render a médio ou longo prazo, outras que considera que não só estão prontas para corresponder no imediato, como crê que seriam titulares de caras neste Benfica de Roger Schmidt.
O primeiro rosto que Hernâni Ribeiro apresenta ao jornal Record, e aquele que crê que seria o melhor reforço, é até conhecido de Kökçü. Mesmo que tenha nascido e feito parte da formação na Holanda, país que de resto representou até aos sub-21, Ferdi Kadioglu é agora internacional turco e ainda há bem pouco tempo celebrou ao lado do médio benfiquista o apuramento para o Europeu de 2024. Atualmente, o jovem está avaliado em 17 milhões de euros, como pode conferir no quadro abaixo. Logo de seguida, Hernâni Ribeiro nomeia Daniel Muñoz. Se Kadioglu ainda tem um ou outro detalhe a aprimorar, o colombiano, aos 27 anos, é já um jogador maturado, defende o especialista.
A par de Kadioglu, Hernâni entende que Sacha Boey é o outro grande lateral a atuar na liga turca. "É um jogador moderno e entusiasmante, impressiona pela capacidade física", avalia. Os elogios prosseguem quando o analista identifica ainda Matheuzinho. Titular do Flamengo em 2021 e 2022, o lateral sofreu uma lesão no início deste ano que o fez perder grande parte da época... e a titularidade. "Os seus cruzamentos são tipicamente tensos e perigosos e até na finalização tem qualidade, fazendo lembrar Grimaldo. Mostra-se até mais competente a nível defensivo do que o espanhol quando chegou à Luz", considera.
Por fim, também Valentin Gendrey merece destaque, um jovem "com uma grande resistência física como Roger Schmidt tanto gosta".
Com um alto valor de mercado, Ferdi Kadioglu é visto por Hernâni Ribeiro como um "titular indiscutível com potencial de valorização" se viesse a ser jogador do Benfica. O internacional turco mostra-se um lateral "extremamente ofensivo" e destaca-se pela versatilidade na sua forma de jogar.
O jogador do Fenerbahçe "impressiona pela capacidade que tem para acelerar o jogo com a bola no pé e pela inteligência com que se associa com os colegas do ataque em tabelas, definindo quase sempre bem quando chega a posições de cruzamento", mas também "tem qualidade a construir de uma forma mais pausada em zonas mais recuadas".
Com este perfil, Kadioglu "também é regularmente utilizado na esquerda, onde tira maior partido da sua qualidade nas movimentações interiores", explica o analista.

Bernat cai dos convocados do Benfica. Musa está de volta. A comitiva do Benfica viajou de avião para Chaves com uma ausência surpreendente. O lateral-esquerdo Juan Bernat está fora dos eleitos de Roger Schmidt para a partida deste sábado, a contar para a 10.ª jornada do campeonato.
O jogador emprestado pelo PSG fez até agora 6 jogos, mas apenas 3 como titular, sendo assim Jurásek o único lateral-esquerdo de raiz nos convocados.

Outra novidade passa pelo regresso de Musa, recuperado de uma amigdalite que o afastou dos dois últimos encontros.

"Para algumas equipas as linhas do VAR desapareceram". O Sporting de Braga quer voltar às vitórias na receção ao Portimonense, no sábado, na 10.ª jornada da I Liga de futebol, depois de três jogos sem ganhar, frisou hoje o seu treinador, Artur Jorge.
A equipa minhota vem de três jogos seguidos sem vencer, para competições diferentes, após a derrota com o Real Madrid na Liga dos Campeões (2-1) e dos empates com o Gil Vicente (3-3) e Casa Pia (1-1) para o campeonato e Taça da Liga, respetivamente, este último na quarta-feira.
"É um jogo que tem a importância de podermos voltar a ganhar. Temos que tentar juntar o que têm sido as boas exibições com os resultados, será determinante na continuidade de perseguirmos os nossos objetivos", disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão.
Com menos dois pontos do que no ano passado no campeonato, Artur Jorge lembrou que, nesta altura, a equipa tem mais jogos que na última temporada, destacando os quatro jogos da fase preliminar da Liga dos Campeões, "com quatro vitórias".
O treinador considerou que, "face à densidade competitiva", os bracarenses poderão ter tido "um ou outro jogo menos conseguido em termos de resultado", lembrando que ele e a equipa vivem disso mesmo, e que o Sporting de Braga procurará "recuperar rapidamente" para estar dentro do que perspetivou.
"Queremos fazer mais e melhor, essa será sempre a nossa meta, olhar para cima", disse.
O Portimonense regista apenas uma derrota, e com o FC Porto, no Estádio do Dragão (1-0), e três vitórias nas últimas quatro partidas (uma para a Taça de Portugal).
"É uma das boas equipas da nossa liga, tem o Paulo Sérgio à frente da equipa há uma série de anos, com uma visão muito própria do treinador, está numa posição estável a meio da tabela e dentro das [suas] expectativas para o campeonato. Defende bem e tem transições muito fortes, com três jogadores muito fortes na frente, com características de ala, pode ser por aí que o Portimonense esteja à espera do erro para aproveitar as transições para fazer mossa", analisou.
Questionado sobre se pondera alterar o sistema tático para três centrais, à semelhança, por exemplo, do que o Benfica fez no último jogo, para tentar estancar o número de golos sofridos (só não sofreu em três dos 18 jogos oficiais), o treinador admitiu essa possibilidade, ainda que não propriamente para esse esquema.
"Pode ser uma possibilidade na rentabilização do plantel ou até pelo momento dos jogadores, mas não andamos a reboque das outras equipas. Temos ideias muito próprias, o que, às vezes, proporciona alterações, e isso já aconteceu connosco [alterações]. Não digo uma linha [defensiva] de quatro ou cinco jogadores, mas dois ou três médios, ou jogarmos com dois jogadores na frente", disse.
Para o treinador, "há dois aspetos fundamentais": "o momento dos jogadores, que podem reclamar um lugar dentro da mesma posição e, às vezes, tentámos o encaixe desses dois jogadores, e depois a forma como olhamos para jogo e para o adversário".  
O jogo com os algarvios antecede a deslocação à capital espanhola para defrontar o Real Madrid, na quarta-feira, para a 'Champions', mas Artur Jorge garante foco total no jogo de sábado.
O técnico considerou ainda que os dois golos sofridos de penálti (Gil Vicente e Casa Pia) não se deveram a faltas de concentração e são até "dois casos antagónicos".
"O penálti do Sikou [Niakaté] é um erro individual, o do Paulo [Oliveira], a haver toque, é completamente involuntário, ele não está sequer a olhar para o adversário", notou.
No jogo com o Casa Pia, o lance de grande penalidade surgiu de uma falta de Paulo Oliveira sobre Clayton que o videoárbitro analisou como de zero centímetros, logo em jogo.
"O VAR é uma ferramenta que considero útil. Tudo aquilo que possa trazer justiça e veracidade dentro de campo tem de ser olhado como positivo. Mas temos assistido a alguns erros, até mesmo a injustiça, que acabam por se sobrepor. Temos, neste campeonato, equipas em que as linhas desapareceram, não são exibidas, frames que criam dúvidas, como o golo que sofremos com zero centímetros. Não podemos deixar passar quando se erra. Já todos percebemos que não corre tão bem como se desejaria", defendeu.
Artur Jorge disse ainda não ter nenhum jogador lesionado, pelo que Victor Gómez, Serdar e Niakaté estarão aptos.
Sporting de Braga, quinto classificado, com 17 pontos, e Portimonense, 10.º, com 11, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que será arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...