21 novembro 2023

O avançado que pode voltar a ser alvo do Benfica; Regulamento trava regresso a Alvalade; Porta da Luz não deve fechar com o Inter mas não devem haver benfiquistas na Áustria; "O AVB que diga quem era a estrutura que teve no FC Porto. Tem de ser ele"; Fechado: Geny Catamo com o contrato mais longo do plantel do Sporting. Falta adquirir totalidade do passe; Pinto da Costa vai quebrar o silêncio hoje

Quando Geny Catamo foi chamado para o estágio de pré-temporada no Algarve, em julho deste ano, houve quem pensasse, certamente, que seria mais uma vez para fazer número no plantel. Até porque não era a primeira vez. Era um repetente. Mais: o lastro deixado na época anterior, num empréstimo ao Marítimo (1 golo em 11 jogos), também não era prometedor. Mas a insistência de Rúben Amorim – que nunca o deixou de acompanhar nem se esqueceu dele com vários elogios públicos mesmo quando andava longe de Alvalade – dá agora sinais positivos do treinador no seu crescimento. Com os olhos no presente e… futuro.
E a prova dessa confiança foi confirmada agora: Geny Catamo acertou contrato com os leões até 2029 (neste momento o mais longo de todo o plantel), subiu de forma muito significativa o vencimento (era um dos mais baixos) e será blindado com um cláusula, ao que tudo indica, de €60 milhões de euros (ainda em discussão). O acordo está fechado e a oficialização será revelada nos próximos dias. Números que confirmam uma aposta forte no extremo moçambicano que, aos 22 anos, entre muitos avanços e recuos no percurso, chegou ao patamar que ambicionou desde que começou a dar os primeiros pontapés em Maxaquene. E onde ganhou, ainda em menino, a alcunha de… Messi.
Com o extremo seguro em Alvalade, o Sporting continua em negociações com o Amora para adquirir a totalidade do passe do jogador. O Sporting conta apenas com 25%e a restante percentagem continua a ser negociada, algo que poderá ser fechado também nos próximos dias, por uma verba que pode chegar aos €3 milhões. Esse será, agora, o próximo passo.
Presença constante na seleção moçambicana desde os 18 anos, Geny é atualmente uma das grandes figuras dos mambas. Um estatuto que será reforçado com uma presença no CAN, em janeiro. O Sporting perderá aquela que tem sido, para já, uma das revelações da época, mas acredita, sobretudo, naquilo que o extremo poderá dar aos leões no futuro... 

Regulamento trava regresso a Alvalade. Enquanto vai testando jovens da formação, como fez ontem com Alexandre Brito, Rúben Amorim não perde de vista a possibilidade de reforçar a equipa com um médio em janeiro para fazer face à baixa de Morita (que jogará a Taça Asiática).
Apesar de acompanhar com entusiasmo a evolução de Mateus Fernandes no Estoril o facto é que dificilmente esta hipótese será concretizada, na medida em que não basta um acordo entre os clubes para libertar Mateus. Para que o jovem algarvio, de 19 anos, voltasse a Alvalade já era preciso que existisse incumprimento contratual por parte do Estoril e rescisão do contrato com justa causa, devidamente reconhecida. Um cenário que não se coloca.
Além disso, no plano desportivo, Mateus já leva 11 jogos na Amoreira, sete deles com pelo menos 45’. O que faz toda a diferença aqui. Há um ano Gonçalo Esteves também foi resgatado ao Estoril, sim, mas então só tinha feito duas vezes 45 minutos. E o regulamento de competições prevê a cessação antecipada de um empréstimo se, até 31 de dezembro, um jogador não participar "em pelo menos 3 jogos oficiais, no mínimo 45 minutos" em cada. Casos diferentes, pois.

"O AVB que diga quem era a estrutura que teve no FC Porto. Tem de ser ele". O FC Porto está num clima de divisão interna com André Villas-Boas a colocar à prova, como nunca antes visto, a presidência de Pinto da Costa que comanda os destinos do clube há mais de 40 anos. O antigo treinador portista, apontado como possível candidato à presidência dos azuis e brancos, lamentou o que aconteceu na Assembleia Geral Extraordinária e apelou mesmo ao Ministério Público e à secretaria de Estado do Desporto e da Juventude para averiguar os acontecimentos.
Octávio Machado, antigo treinador e ex-membro da estrutura azul e branca, lamenta que André Villas-Boas adote esta postura atualmente e critica os "portistas de uma elite intelectual acima de qualquer coisa, que começaram a aparecer depois do FC Porto ser campeão".
O ex-técnico lembrou na CMTV que esteve por dentro do FC Porto durante anos e passou por diferentes momentos. De resto, Octávio Machado disse que fez parte de um FC Porto que em alguns casos saiu de estádios sob escolta da polícia e com recurso a "gás lacrimonégeo", em outras vezes o plantel foi "sequestrado" em outras zonas do país e só com a chegada de Pinto da Costa o clube passou a ser encarado de outra forma.
"Eu gostava que esses Andrés sofressem isso tudo ou que estivessem lá para perceber o que é que custou", afirmou Octávio Machado, certo de que quem não passou por essas situações teve uma vivência "fácil".
"A vida deles foi fácil. Foi um FC Porto diferente, com muito dinheiro, com muito nome internacional", referiu ainda Octávio Machado, realçando até que a própria cidade do Porto deve ao clube a sua internacionalização.
"A cidade do Porto pode agradecer ao FC Porto a expansão do nome a nível mundial do nome da cidade", observou Octávio Machado, desafiando mesmo André Villas-Boas a tornar público quem era a estrutura que estava no FC Porto quando treinou os dragões e foi campeão e vencedor da Liga Europa, entre outros troféus que conquistou.
"Ele que diga quem era da estrutura que teve e que lhe deu oportunidade de ser campeão no FC Porto. Tem que ser ele", desafiou ainda Octávio Machado, mostrando-se crítico em relação à postura que André Villas-Boas tem assumido.

Pinto da Costa vai quebrar o silêncio hoje. Numa das fases mais conturbadas dos seus 41 anos à frente dos desígnios do FC Porto, por causa dos recentes acontecimentos na Assembleia Geral Extraordinária, Pinto da Costa quebrará, esta noite, o silêncio numa entrevista ao Jornal da Noite da SIC. As contas da SAD, os estatutos, a corrida eleitoral e a época desportiva serão, certamente, temas incontornáveis e sobre os quais os adeptos portistas esperam explicações do presidente

O avançado que pode voltar a ser alvo do Benfica. Alvo do Benfica no verão, DorTurgeman, avançado do Maccabi Telavive, pode voltar à lista do clube da Luz neste mercado de inverno, segundo avançou a Imprensa francesa. O internacional israelita é desejado pelo Reims, mas tem mais clubes europeus interessados na sua contratação, tendo existido já contactos com o Maccabi Telavive, que aponta a uma verba entre os três e os cinco milhões de euros para libertá-lo. Segundo o portal Team Football, o Benfica poderá voltar à carga pelo atleta de 20 anos, que rejeitou uma oferta do CSKA Moscovo.

Porta da Luz não deve fechar com o Inter mas não devem haver benfiquistas na Áustria. O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA reúne-se amanhã, num encontro em que analisará os incidentes durante o Real Sociedad-Benfica. Os adeptos dos encarnados arremessaram tochas que caíram nas bancadas e no relvado, tendo o árbitro Anthony Taylor ameaçado mesmo interromper o jogo e relatado o sucedido no relatório.
Ao que o jornal Record apurou, o castigo – que deve ser conhecido na 6ª feira – passará por um multa pesada e, eventualmente, pela proibição de venda de bilhetes para jogos fora, tal como sucedeu em Milão. A UEFA só decreta jogos à porta fechada em situações extremas, como manifestações de racismo ou confrontos físicos no estádio, pelo que o mais provável é que o Benfica não tenha adeptos nas bancadas na viagem à Áustria para defrontar o Salzburgo.
O assunto está a gerar preocupação entre os adeptos do Inter, que visita a Luz na próxima semana (dia 29) para a última jornada da fase de grupos da Champions. Cerca de 3.500 já compraram bilhete e trataram da viagem para Lisboa pelo que a hipótese de o jogo ser à porta fechada está a criar alguma ansiedade.

20 comentários:

  1. Texto de um socio de longos anos.
    '' ONTEM FUI À ASSEMBLEIA GERAL E VOU DESCREVER TUDO QUE VÍ E PORQUE SINTO QUE HOJE É UM DIA DE LUTO PARA O NOSSO CLUBE.
    Sou sócio do FC Porto desde me lembro, já fui a várias AG e nunca pensei ver o que vi ontem.
    Bem antes das 21h estava à porta do P1, já havia uma fila enorme e quem estava dentro da sala, já me dizia que estava cheia.
    Fiquei muito feliz por ver tantos sócios do Porto presentes. Na fila havia um clima pacífico e sereno, as pessoas explicavam umas às outras o que as motivou a ir. Alguns estavam em plena concordância com as alterações dos estatutos, outros discordavam de alguns pontos, havia debate salutar e todos (como toda a legitimidade do mundo) queriam participar num momento importante da vida do clube. Estávamos todos longe de imaginar o que iria acontecer...
    Naturalmente a sala foi pequena e anunciaram que seria mudada a a AG para o Dragão Caixa. Estava tanta gente que o próprio dragão caixa seria pequeno. Ao entrar no pavilhão ele já estava bem composto, mas diziam-me que a fila ainda estava longa, seriam milhares cá fora.
    Mesmo com milhares se sócios na rua, que não tinham qualquer culpa da péssima organização e lentidão de acesso, o presidente da assembleia deu inicio aos trabalhos.
    Muitos sócios que estavam na zona da bancada central, e outros que andavam de pé entre bancadas, iniciavam um clima de intimidação, transformando uma AG que seria para alteração de estatutos numa contenda eleitoral entre Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas Boas. O mais curioso é que nenhum dos dois ainda é candidato.
    O Presidente pediu a palavra e transmitiu à assembleia que estava contra a alteração de alguns dos pontos mais polémicos na revisão dos estatutos. Aqui começaram os problemas, pois começam insultos a quem não aplaude o presidente. Após a intervenção de Pinto da Costa e sem razão aparente começam cenas vergonhosas de arremesso de objetos e agressões a sócios do Porto numa das bancadas. Bastava a suspeita que se fosse votar contra, bastava que não se aplaudisse o presidente, sei lá qual era o critério, gente de todas as idades ameaçada, insultada e agredida.
    Segurança era uma ilusão, policia nem um.. Perante isto, grande parte dos sócios começa a abandonar o pavilhão.
    Jorge Nuno Pinto da Costa assistia a tudo sentado na sua cadeira. Esperei até hoje para escrever pois tinha a certeza que ele iria ainda ontem através do Porto Canal ou hoje, pelos dragões diários lamentar o sucedido, pedir desculpa pela péssima organização e falta de segurança, mas não, apenas silêncio.
    Eu era dos que achava que isto não iria nunca acontecer no Porto. Mas ontem percebi que por causa de alguns arruaceiros não temos condições para que exista uma AG livre e democrática, sem clima de terror. O pior é que a direção nada fez para assegurar a segurança dos associados.
    Foi mau demais, foi triste de mais. Ontem para mim acabou! foi o meu limite. Há coisas que têm de mudar.
    André Villas Boas os sócios não vão estar na próxima AG como pediste. Não vão pois ontem serviu para criar um clima de medo que "matasse" a vontade dos sócios em participar em AG.
    Mas acredito que ontem foi o dia onde ficou claro que serás o próximo presidente do Futebol Clube do Porto.
    Hoje e sempre, Viva o Futebol Clube do Porto! ''

    ResponderEliminar
  2. O Pinto da Costa não vai aos balneários dos árbitros como vai o presidente do seu clube,e quanto mais tenha respeito pelo clube português mais titulado na Eur e n Mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai aos balneários porque os árbitros vão a casa dele, a ouvir os conselhos matrimoniais! Quanto aos títulos, o que mais impressiona é o de Campeão do Mundo de Penaltis! Aí não dais hipóteses!

      Eliminar
    2. Os árbitros irem a casa do Pintinho é a maior prova que não há qualquer corrupção ou tentativa de corrupção por parte do Porto, pois a casa do Pintinho está sempre sob vigilância e as autoridades sabem quem lá vai.

      Eliminar
    3. Fala o Roto para o Nu...uns compram-se na casinha das meninas, outros compram-se no Museu da cerveja...que lindo, Portugal andar a assistir a esta merda! Uns têm brindes de café com leite. outros de meninos queridos a trabalhar em cargos que dirigem o futebol! Futebol...mas isso ainda existe em Portugal??? Pensei que fosse mais um antro de Vigarice, Batotice, Idiotice, Putanhice, Toupeirice...e ainda existem ceguinhos a discutir uns com os outros por causa de uma merda insignificante em que tornaram o futebol! No fim do dia é campeão quem os árbitros quiserem!

      Eliminar
    4. Pereira Cristóvão, és tu?

      Eliminar
    5. Jorge Gonçalves Assume Corromper Árbitros

      O antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, assumiu em declarações à BOLA ter corrompido árbitros durante o período em que liderou os leões.
      «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING “””
      in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

      Eliminar
    6. Pessoas ligadas ao Benfica pagaram-me para dizer que" Paguei a árbitros para favorecerem o Sporting " ora agora publiquem isto no jornal desportivo mais vermelho de Portugal " A Bola " caramba mais nenhum jornal desportivo disse nada...O César Maleiro diz-vos alguma coisa? A mim diz...fez precisamente o mesmo para acreditarem no Cashbal, a quem ele está ligado? Pois a resposta é a mesma, " Benfica "! Desviava-se as atenções da Toupeira, dos mails, dos vouchers! A Toupeira sim está condenada, coitado teve que arcar com as culpas sozinho, tiveram de engendrar um esquema para que ninguém fosse muito prejudicado! O Pereira Cristóvão foi denunciado pelo Sporting e corrido na Hora! O Toupeira não correram com ele na hora sabem porquê???? Sabiam de tudo, o rabinho estava preso, e continuou por mais tempo tanto que ainda lhes pagaram sobre a capa de um ou dois negócios, o favor dele arcar com as consequências sozinho! Só não vê isto quem não quer, quem gosta de ser enganado, quem é fiel á batota á javardice ou ás pessoas certas nos lugares certos! Vão todos para o Car"""ho que eu tenho mais que fazer do que aturar BURROS FANÀTICOS!

      Eliminar
  3. My Name Is Bond...Rúben Bond
    De vencedor de programa "caça-talentos" em Moçambique ao esplendor no alvalixo! Geny Catamo é o novo ai Jesus da MDCSDQT. Desde o fenómeno Dario Essugo - estreado por Rúben aos 16 anos e uns dias - que não se via nada assim na saparia. Na reportagem de Abolha (pomposamente baptizada de "viagem às origens de Catamo") a frase - «É um milagre o que Amorim está a conseguir dele» - faz todo o sentido. Não têm conta os milagres (nem o boi do Jamor conseguiu tamanho desiderato) alcançados pelo Rúben! Parece não haver limites para a glorificação do campeão das conferências de imprensa. Espécie de rei Midas dos relvados - todos os paus de vassoura que toca transformam-se em craques de esplendor inimaginável - o grande vencedor do último Dérbi não podia desejar semanas mais limpas de problemas, e antes pelo contrário, na ressaca das tomadas de decisão, todas geniais, como a MDCSDQT e os especialistas facilmente comprovaram. Nem um estilhaço da épica derrota lhe tocou e nenhum salpico das entradas do Nuno Santos e do Paulinho o afectou...
    Nenhuma caspa da gadelha cuidadosamente tratada lhe saltou e nenhum pelo da lustrosa barba se descompôs. Lembram-se dos filmes do 007 onde Roger Moore, de fato branco, invariavelmente se safava com o penteado inalterado, sem uma amostra dos murros que levava no rosto (apesar dos muitos que os inimigos lhe aplicavam) sempre com a fatiota imaculada, apesar de rebolar no chão sujo em renhidas lutas? Aí está. O nosso Rúben é o 007 da liga da farsa. E, com um sorriso no rosto - como o original - também tem licença para matar.
    Geny Catamo esteve vários dias castigado depois de desentender com o capitão Coates. O caso passou tão despercebido aos adeptos e à MDCSDQT como a seca do Paulinho a coçar o cu no banco de suplentes. Mas, claro, com o divino Gyokeres (2 golos, entre clube e selecção nos últimos 7 jogos) a facturar como ninguém, quem se importa com Paulinho? Abolha, solícita, não fosse alguém querer saber do súbito desaparecimento do Catamo, deslocou-se a Moçambique para saber tudo do novo craque. Ouviu todos envolvidos desde que habitava a tomatada do pai e, como sempre acontece nestes casos de estupefacção planetária, não faltaram os depoimentos do cão, do piriquito e do gato. Agora, imaginem o escarcéu se Roger Schmidt nem sequer convocasse Geny(o) para esse Benfica-Sporting...
    A propósito da expulsão de Gonçalo Inácio, na Luz, na exibição épica dos sapos frente ao Benfica, Rúben Amorim disse do novo Beto Severo (todos os anos ex-futuro central do Real Madrid) mais ou menos o mesmo que o treinador do Benfica disse de Vlachodimos no final do Boavista-Benfica. Roger Schmidt - «Normalmente costumamos fazer isto muito melhor, foi uma questão de toda a equipa. O último homem pode evitar os golos e nesses momentos ele pode fazer melhor». Rúben Amorim sobre o novo Beto: «Limitou-nos muito, não foi um bom dia para o Inácio e para nós». Veja-se o que fez a MDCSDQT num e no outro caso que nunca chegou a ser caso.
    Voltando à bolha - e à sua primeira página - que aproveitou estas semanas de acalmia (é inacreditável a falta que lhes faz um empatezinho do Benfica) para encher a primeira página de chouriços. Já reparam como os esplendorosos craques que mais brilham no foculporto e na saparia foram quase todos recusados pelo Benfica? Craques no alvalixo e no Olival, flops no Benfica e no Seixal.
    CumCatamo! Quase me passava! O rascord não se esqueceu do Paulinho que voltou a ser Paulão e do arruaceiro Nuno Santos, que nunca deixará de ser morcon. Destaque justificado para as duas cartadas lançadas para os últimos minutos do Benfica-Sporting pelo magistral Rúben. Podem não ter dado sorte no dia 11, mas, ontem, num jogo treino frente ao Atlético, provou-se como o génio estava certo. 5 golos marcou Nuno e Paulinho (substituto natural de Morita) facturou 3 enquanto o diabo diz João Neves e Tengstedt!

    ResponderEliminar
  4. A propósito da expulsão de Gonçalo Inácio, na Luz,
    na exibição épica dos sapos frente ao Benfica,
    Rúben Amorim disse do novo Beto Severo (todos os anos ex-futuro central do Real Madrid) mais ou menos o mesmo que o treinador do Benfica disse de Vlachodimos no final do Boavista-Benfica.
    Roger Schmidt - «Normalmente costumamos fazer isto muito melhor, foi uma questão de toda a equipa. O último homem pode evitar os golos e nesses momentos ele pode fazer melhor».
    Rúben Amorim sobre o novo Beto: «Limitou-nos muito, não foi um bom dia para o Inácio e para nós».
    Veja-se o que fez a MDCSDQT num e no outro caso que nunca chegou a ser caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As toupeiras andam a cagar comentários todos iguais...como se dizer sempre a mesma coisa apague os processos que vão acabar por prescrever... neste Portugal sem vergonha! Vermelho, por isso e mesmo que haja batota...tenta-se arrastar até perder de vista!

      Eliminar
    2. Pereira Cristóvão, és tu?

      Eliminar
    3. Essa pergunta é típica de quem não tem argumentos, pergunta pelo Paulo Gonçalves, pelo Periquito. pelo Adão Mendes, pelo Bruno Paixão! O Pereira Cristóvão foi denunciado pelo próprio Sporting, estes foram denunciados pelo Rui Pinto, estiveram á espera que nunca se soubesse de nada...foram apanhados na curva, por quem prestou um grande serviço nacional! Denunciou os corruptos! Grande RUI PINTO!

      Eliminar
    4. Típico dos mentirosos...só estrebucham no fim de serem apanhados! Corruptos.......

      Eliminar
    5. Para acabar com esta choradeira patética dos batráquios eu era da ideia de pelo menos de dez em dez anos oferecer um campeonato ao zbordem. Assim deixavamos de ouvir o pranto ridículo destes ressabiados. Toca a recolher assinaturas.

      Eliminar
    6. Se bem que neste milénio até estão fortes! Já têm o dobro dos campeonatos do Boavista!!! Lolololololol.. carrega VMOCS!!!

      Eliminar
  5. E isso, por acaso, serviu-lhe de muito, não foi? E vê lá se deixas de repetir tanto as ideias que aqui ninguém é tão burro assim! Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Lolol.. como não lhe serviu de muito então pode fazer!!! Foda-se, é a puta da loucura!!!

    ResponderEliminar
  7. O RUIM PINTO SERIA GRANDE
    SE TIVESSE COLOCADO NA PRAÇA PÚBLICA
    OS EMAILS DAQUELES
    QUE SEGUNDO SE DIZ
    NADA LHE DERAM

    EHEHEH
    ISSO É QUE ERA DE HOMEM GRANDE

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...