27 novembro 2023

Apontado ao Benfica mas muito caro e sem fundamento; Quem já pode rumar ao Benfica; Zaidu apontado à Premier League; "As críticas...". Schmidt e a imprensa já andaram de costas voltadas também na...Holanda; Neto não marcava há mais de 10 anos; Neemias Queta em destaque na vitória dos Celtics

Roger Schmidt não compareceu à conferência de imprensa após o jogo frente ao Famalicão, adensado uma polémica que começou após o final do dérbi entre Benfica e Sporting. O técnico foi questionado sobre se o resultado (2-1) foi melhor que a exibição. Não gostou da pergunta e perguntou ao jornalista da RTP se era adepto do FC Porto ou Sporting.
Já na antevisão ao duelo frente ao Famalicão, Schmidt terá ficado certamente surpreendido quando ouviu a maioria das perguntas serem feitas em português, ao contrário do que vinha a ser feito.
Sander Berends, jornalista na reputada revista holandesa 'ELF Voetbal', falou sobre o assunto. "Aconteceu o mesmo na Holanda, a relação entre o Roger Schmidt e a comunicação social foi ficando cada vez pior. Ao início as coisas resultaram bem, mas foi-se degradando à medida que as críticas foram aumentando", diz o jornalista, frisando que não se lembra de uma conferência falhada pelo alemão aquando da sua passagem pelo PSV.
Sander Berends dá como exemplo a resposta de Roger Schmidt numa entrevista, antes de um jogo frente ao rival Feyenoord em setembro de 2021, na segunda época ao serviço dos holandeses. O técnico alemão não gostou de ser interrompido e atirou. "Posso terminar de falar? Caso contrário é melhor terminarmos a entrevista, é um bocado irritante", atirou o técnico. O PSV perdeu esse jogo em casa por 4-0.

Apontado ao Benfica mas muito caro e sem fundamento. Claudio Echeverri, 17 anos, o novo menino-prodígio do futebol argentino, acabadinho de marcar três golos ao Brasil nos quartos de final do Mundial sub-17, foi indicado, pelo jornalista italiano Nicolò Schira, como alvo do Benfica, assim como de PSG, Real Madrid, Man. City, Juventus, Milan, Atlético Madrid e Inter.
O médio-ofensivo do River Plate está, naturalmente, referenciado pelo encarnados, como pelos principais clubes europeus, mas o custo da transferência e a forte concorrência inviabiliza qualquer tentativa de negócio, garante A Bola. Não tem, como tal, fundamento a informação de que o Benfica esteja a tentar a contratação, escreve ainda o diário.
El diablito tem contrato com o River Plate até dezembro de 2024 e uma cláusula livre de impostos de €20 milhões, o que elevará sempre qualquer operação financeira do clube comprador para mais de €25 milhões. E o River Plate já fez saber que não aceita negociar a transferência, ou seja, quem quiser contratar o médio-ofensivo, capitão da seleção sub-17, terá de avançar com o dinheiro da cláusula de rescisão de uma vez.

Quem já pode rumar ao Benfica. O triunfo do Vélez Sarsfield sobre o Colón (3-1) na última madrugada tem impacto imediato no futuro de Gianluca Prestianni, extremo argentino que o Benfica tem alinhavado como reforço para a segunda metade da temporada. O clube de Buenos Aires salvou-se da despromoção, mas a conjugação de outros resultados não permitiu que continuasse a disputar a Taça da Argentina, pelo que finalizou a temporada. Significa isto que o jovem dianteiro, que foi suplente não utilizado na última partida, está agora livre para iniciar, ainda que não a 100 por cento, a nova etapa na sua carreira, com a viagem até Lisboa nos planos.
Está cada vez mais próximo o momento da confirmação da contratação de Prestianni pelo Benfica, embora as partes envolvidas na negociação, tanto o Vélez Sarsfield, como o jogador e o próprio Benfica, considerem que tudo está alinhavado e pronto para que os contratos sejam assinados e a transferência passada ao papel. Isto acontecerá, oficialmente, apenas a 31 de janeiro quando o extremo de 17 anos completar os 18 e, respeitando os regulamentos internacionais, possa mudar-se para o futebol português.
Porém, e segundo O Jogo, o jogador pode passar por Lisboa e pelo Benfica Campus já no próximo mês, como forma de iniciar o processo de mudança para Portugal, embora possa voltar ao seu país para as festividades natalícias e de final de ano antes de se mudar de armas e bagagens para o clube por quem irá assinar um contrato válido por cinco temporadas, num negócio que implica um investimento das águias de oito milhões de euros por 85% do passe. Contactado pelo jornal, Fabián Berlanga, empossado presidente na última semana, ainda não oficializa a transferência.“Estamos a conversar e a avançar”, disse, sobre um processo que deverá ser ultimado nesta semana.

Neto não marcava há mais de 10 anos. Foi Luís Neto quem abriu a contagem da goleada do Sporting sobre o Dumiense, num momento especial para o central. Isto porque se estreou a marcar com a camisola dos leões, na quarta época ao serviço do clube.
Aliás, apesar de a carreira já ser longa, este foi apenas o sexto golo oficial do defesa, de 35 anos, e é preciso recuar mais de uma década para se encontrar o anterior. Este tinha ocorrido a 18 de maio de 2013, ou seja, há mais de 10 anos, quando o internacional português representava os russos do Zenit. Depois, foram 267 jogos oficiais sem faturar, embora com três assistências pelo meio, duas delas em Alvalade.
Por ter sido o primeiro golo no Sporting, Rubén Amorim avisou Neto: “No próximo treino vai ao túnel e será alvo de praxe”.

Zaidu apontado à Premier League. Mesmo com um início de época marcado por sucessivas lesões, Zaidu continua nos rumores de mercado. A pouco mais de um mês da abertura da janela de inverno, o nigeriano voltou a ser colocado no radar do West Ham pela Imprensa local. Com Emerson e Aaron Cresswell para a posição, segundo O Jogo, qualquer avanço pelo lateral ficará para a próxima temporada.

Neemias Queta em destaque na vitória dos Celtics. Na receção aos Atlanta Hawks, o poste português fez os seus primeiros pontos na NBA ao serviço dos Celtics, que venceram (113-103) os Hawks. Neemias apontou 7 pontos e teve ainda 10 ressaltos em 15 minutos jogados.
Recorde-se que Neemias já se tinha estreado pela nova equipa, frente aos Memphis Grizzlies, mas não tinha conseguido anotar qualquer ponto.     

11 comentários:

  1. Basta ver o TOP25 de clubes Europeus com mais penaltis nas últimas 6 épocas para perceber que há viciação arbitral em Portugal
    Nas últimas 6 épocas (desde 2018/19 até 2023/24 que está a decorrer), vemos que nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal):

    Bayern Munique foi a equipa que marcou mais golos (519 golos marcados, venceu todas as últimas 5 edições, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24).
    Manchester City é o 2º melhor ataque (506 golos marcados, venceu 4 das últimas 5 edições concluídas, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24).
    PSG é o 3º melhor ataque (479 golos marcados, venceu 4 das últimas 5 edições concluídas, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24).
    Liverpool é o 4º melhor ataque (439 golos marcados, usufruíndo de apenas 33 penaltis conseguiu ser campeão 1 vez e acabou perdendo 2 vezes por apenas 1 ponto de desvantagem, estando na luta pelo titulo novamente em 2023/24 enquanto está com 4 penaltis favoráveis como o Manchester City está nesta temporada). Sem penaltis é dificil ser campeão muitas vezes, o máximo que se pode almejar é num ano de sorte ser campeão!
    Dortmund é o 5º melhor ataque com 433 golos marcados, com apenas 31 penaltis não venceu nenhum dos últimos 5 campeonatos concluídos na Alemanha.
    Benfica o 6º melhor ataque com 426 golos marcados, mas na Liga da VARgonha tem sido privado de usufruir de penaltis favoráveis (ainda no derby da semana passada o Artur Soares Dias não concedeu nenhum dos diversas faltas na área atacante do Benfica que ocorreram), por isso, mesmo sendo claramente a equipa que mais ataca/marca na Liga Portuguesa, só foram assinaladas 40 penaltis a seu favor (em média o Benfica usufrui de 1 penalti a cada 11 golos que consegue marcar), por contraste foram concedidos 56 penaltis ao Sporting e 63 penaltis ao FCP (estes 2 rivais em média usufruem de 1 penalti a cada 6 golos que conseguem marcar). O Benfica tem sido obrigado a lutar contra 2 rivais, que são os 2 clubes Europeus que usufruíram de mais penaltis assinalados a seu favor nas últimas 6 épocas! É incrível, detetármos em Portugal as 2 equipas mais bafejadas pela sorte de usufruir de penaltis favoráveis na Europa, mesmo tendo as equipas Portuguesas disputado apenas 181 jogos neste período, enquanto nos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália e França tenham sido disputados 203 jogos (estes campeonatos são disputados por 20 equipas e apenas em Portugal e Alemanha são disputados por 18 equipas). A Liga Alemã é aquela em que em média se assinalam menos penaltis, em média ocorre 1 penalti a cada 12 golos, dai que, o Bayern Munique não apareça no TOP 2 de clubes que usufruiram de mais penaltis.
    Barcelona é o 7º melhor ataque com 426 golos marcados, usufruíndo de apenas 35 penaltis conseguiu ser campeão 2 vezes nas últimos 5 campeonatos concluidos.
    Atalanta é o 8º melhor ataque com 417 golos marcados, apenas usufruiu de 34 penaltis, consequentemente com tão poucos penaltis num campeonato em que existem 8 equipas com mais penaltis, não conquistou nenhum dos últimos 5 campeonatos concluídos em Itália.
    Inter de Milão é o 9º melhor ataque com 412 golos marcados, é também a 5ª equipa Europeia que usufruiu de mais penaltis (51 penaltis), conquistou 1 dos últimos 5 campeonatos e está na liderança em 2023/24 usufruindo de 5 penaltis.
    Nápoles é o 10º melhor ataque com 398 golos marcados, é também a 8ª equipa que usufruiu de mais penaltis (47 penaltis) e conquistou 1 dos últimos 5 campeonatos, estando na luta pelo titulo em 2023/24.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esta estica para o lado que mais jeito dá. Quando não se confirma a teoria aparecem os detalhes manhosos, "últimas 6 épocas" coloca mais umas poucas e o resultado poderá avariar as contas.

      Eliminar
  2. Sempre em defesa do Glorioso!
    VITÓRIA IMPORTANTE DEPOIS DE PARAGEM
    PARA AS SELEÇÕES...
    ... que na época passada eram o nosso grande tormento. A que se somam uma série de pequenas notas sobre os temas mais polémicos da semana. Para ler e comentar a habitual crónica de domingo no jornal O Jogo.
    BOM DOMINGO, SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!!!

    E O BENFICA VOLTOU

    1. Podiam-nos ter calhado o Montalegre ou o Dumiense, mas ficámos com a fava Famalicão, equipa muito bem dirigida por João Pedro Sousa. E foi um excelente jogo de Taça, especialmente a primeira parte, na qual vi o Benfica de 23-24 que mais próximo esteve do de 22-23: intenso, com pressão alta e um volume ofensivo que permitiu criar várias situações de golo. Acabou por marcar na segunda parte, quando menos o justificava, mas foi uma vitória justa perante o olhar de 51.609 espetadores – uma enormidade para a hora tardia a que decorreu o jogo.

    2. Foi inaugurada no passado domingo, em Santarém, a nova geração de casas do Benfica. Teimamos em andar uns passos à frente da concorrência – e essa é uma teimosia boa. Como boa foi a afirmação de Rui Costa, ali proferida, de que “nada aconteceria a Schmidt se o resultado do dérbi fosse outro”. Pena que esta declaração não tivesse vindo mais cedo e de forma mais perentória – ajudaria a acalmar a nação benfiquista, muito dividida sobre as opções do treinador campeão.

    3. No Olival, Sérgio Conceição criticou, em registo xenófobo, o selecionador e o assunto não suscitou aos jornalistas presentes a necessidade de obter qualquer esclarecimento adicional. Já no Seixal os jornalistas decidiram brindar Schmidt com perguntas em português, coisa que nunca até ali tinha acontecido – e fizeram-no sobre todos os assuntos menos o jogo da Taça. Alguém precisa que explique as razões desta diferença de tratamento?

    4. Constatadas as reincidências, até que o castigo aplicado pela UEFA não foi tão severo quanto se chegou a temer. Não se pede ao Benfica que controle, porque não pode, as entradas nos estádios onde joga na condição de visitante; exige-se ao Benfica que seja implacável nos critérios que estabelece para a venda de bilhetes para esses jogos. Não é tolerável que os justos continuem a pagar pelos pecadores.

    5. Pontuar com o Inter é fundamental para manter em aberto a possibilidade de repescagem para a Liga Europa. Lembro aqueles que acham que seria preferível saltar já fora da Europa para concentrar os esforços todos na Liga que as posições no ranking da UEFA valem milhões na entrada na fase de grupos da Champions e serão decisivos para o apuramento para o Mundial de Clubes, que distribuirá verbas chorudas aos participantes.

    6. O castigo aplicado pela Premier League ao Everton por prejuízos acumulados devia levar à reflexão, e à ação, aqui no país dos brandos costumes. Os perdões de dívida e os passivos impossíveis de liquidar não são mais do que descaradas formas de concorrência desleal. Pinto da Costa assumiu-o sem vergonha: “Nunca exitei no momento de escolher: a grande prioridade das minhas direções são títulos.” Acontece que nas últimas dez épocas, período no qual as contas portistas se agravaram significativamente, o Benfica ganhou seis campeonatos e o FC Porto três.

    ResponderEliminar
  3. Alguém que interne o atrasado mental que se alimenta a vinho de pacote e bate na mulher quando o Beneficia não ganha. O registo é tão estupido que nem chega a ser engraçado, só da vergonha alheia e pena de quem tem que lidar com tamanho ayatola sem cérebro.

    ResponderEliminar
  4. https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj


    40
    ...
    A Polícia Judiciária acaba de concluir a investigação ao contrato-programa assinado em 2002 pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA, concluindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao clube da Luz para a construção do estádio "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais".

    Segundo noticia hoje o "Jornal de Notícias", que cita um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que suportou o trabalho da Judiciária, o “contrato contrariou os normativos legais vigentes", por não terem sido quantificados devidamente os encargos das entidades públicas envolvidas em desrespeito pelos princípios da boa gestão dos dinheiros públicos.

    O mesmo jornal revela que no contrato-programa firmado antes do Euro 2004, a Câmara e a Assembleia Municipal de Lisboa “instrumentalizaram a EPUL”, que assumiu encargos directos de 18 milhões de euros na prossecução de fins estranhos ao seu objecto social. Montante a que se somam mais 47 milhões, já que o documento assinado permitiu ao Benfica vender um terreno à EPUL e receber outro do município da capital.

    Pedro Santana Lopes, que ocupava a presidência da Câmara, não é arguido neste processo, ao contrário do seu “vice” Carmona Rodrigues que é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação. Carmona disse aos investigadores que o processo era tratado directamente por Santana, que inquirido como testemunha reconheceu que as negociações com o clube da Luz para a elaboração do contrato-programa foram conduzidas por si e pelo vice-presidente.

    ResponderEliminar
  5. https://observador.pt/2015/02/12/camara-de-lisboa-perdoa-18-milhoes-de-euros-ao-benfica/

    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou uma proposta para perdoar uma dívida de 1,8 milhões ao Benfica, além de um pedido para legalizar edifícios construídos sem respeitarem as condições legais.

    Em causa está a Taxa pela Realização, Manutenção e Reforço de Infraestruturas Urbanísticas (TRIU), que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) impõe a obras de ampliação de edifícios ou de suas fracões. A autarquia, em reunião de câmara, aprovou esta quarta-feira uma proposta para isentar o clube dos cerca de 1,8 milhões de euros que devia à câmara no âmbito desta taxa.

    Porquê? Não se sabe. O que é conhecido, escreveu o Público, após consultar o processo, é que várias infraestruturas pertencentes ao Benfica estão em situação ilegal. São pelo menos sete: dois espaços comerciais, um equipamento desportivo, um balneário, duas bilheteiras e “o edifício que alberga as piscinas, o pavilhão e o museu”. Ao todo, este edifício cobre uma área de 18 mil metros quadrados.

    O problema estará no facto de as construções não terem respeitado as condições do alvará de loteamento que, em 2004, a autarquia emitiu para autorizar estas obras. Ou seja, todos os edifícios foram construídos com características que não estavam previstas — e para as quais uma “alteração de licença de operação de loteamento” também só foi aprovada esta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015. Apenas o Estádio da Luz estará legalmente licenciado.

    O pedido que deu origem a esta alteração de licença, aliás, foi enviado pela Benfica Estádio, empresa detentora dos terrenos onde se erguerem os edifícios, em Abril de 2014. Logo, dez anos após a emissão da licença original. Além de legalizar os edifícios já existentes, o pedido visa igualmente uma autorização para construir novas infraestruturas, num total de de 38 mil novos metros quadrados.

    A proposta, aprovada em reunião de câmara da autarquia, recebeu os votos contra do PSD, CDS-PP, PCP, a par do voto desfavorável de uma vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa, noticiou o jornal Público.

    ResponderEliminar
  6. Lolololol.. é isso mesmo Saci, o teu clube com um prejuízo de quase 48 milhões e tu preocupado com o suposto perdão de 1,8 milhões de euros da Câmara de Lisboa ao Benfica... lololololol.. é mesmo esse o espírito! Nada como falar do Benfica para fazer esquecer o resto!

    ResponderEliminar
  7. Gianluca Prestianni, com 1,66 cm de altura e 54 quilos de peso (mais pequeno e mais leve que Tiago Dantas) tem tudo para se tornar o alvo preferido dos verdadeiros verdadeiros, especialistas da especialidade e MDCSDQT. Os 17 anos de idade pouco importam. Terá a MDCSDQT em peso no aeroporto à sua espera, primeiro de mansinho, até o asfixiar, cobrando-lhe a aura de salvador da pátria que lhe colocará ao corpo assim que chegar. Só não digo que vai ser carne para canhão porque, com aquele peso, acho que nem osso tem.

    Se o Benfica ganha 10-0 a um adversário da sua igualha, da mesma divisão, suscita debates nacionais que agregam especialistas de toda a espécie, desde os mais afamados criadores de anelídeos a reputadas deputadas do parlamento. Se a potência do Lumiar vence o Dumiense (três divisões mais abaixo) por 8-0 é porque foi séria e porque soube respeitar o adversário. Todos os sapos, lesados do 10, meteram as antigas preocupações da falta de competividade no buraquinho e o melhor, nenhuma das suas velhas glórias apareceu a exigir debates para evitar estes resultados avolumados.

    Depois da derrota na Luz (apesar dos esforços em nos provar o contrário ninguém conseguiu mudar o placard) foi como uma pomada fresquinha que lhes aliviou a assadura. Um dos pés-de-microfone, francamente restabelecido, perguntou ao treinador da casa se o Gyokeres entrou (com o resultado 7-0) por respeito ao adversário. Foi por tudo, respondeu o arrasador das conferências de imprensa. Pelo respeito ao adversário, pelos sapos que já arrefeciam os aristocratas traseiros nas bancadas, para agarrar o jogo que estava como o João Mário após dois treinos com Roberto Martinez, e porque o divino sueco estava no banco, em pulgas, sem disfarçar a ciumeira do Paulinho. Não é tão bonito quando todos - especialistas, deputadas, vacas sagradas, MDCSDQT - e se vão deitar felizes e contentes?

    Quem foi deitar os corninhos na palha, feliz como um alho, foi o arisco - «Sou assim, jovem, e quero arriscar» - treinador adversário. Apesar da sova, Fábio Oliveira, treinador do Dumiense (que substituiu Paulo Silva ex-treinador do...Canelas) era um moço feliz por ter enfrentado a potência (pressão alta à saída da grande-área) mesmo quando já tinha 5 batatas no saco. O mínimo que se pode dizer é que foi um treinador inteligente. Pode ainda não arrasar nas conferências de imprensa, mas aposto que há algures um cretino a defender a peregrina ideia que não foi o Sporting que ganhou o jogo mas o Dumiense que o perdeu. Curriculum é coisa que não lhe falta. Saltou do Desportivo de Ronfe para adjunto de Vítor Pereira no Flamengo, ao lado de Rui Quinta (conhecedor do Calor da Noite como poucos) fiel serviçal do Bitó da mosca desde os tempos deste no clube da fruta, até tomar conta do Dumiense. Prevejo-lhe um futuro prospero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vimos como Tony Silva se apresentou najantas e o beija-mão (e eu sei lá mais o quê) que, na privacidade dos balneários, anunciou ter ido entregar ao boneco Ceição. Olhamos para o Casa Pia, que despediu o fruteiro Filipe Martins (perspicaz treinador português que foi à Luz dar uma lição ao alemão Roger Schmidt) tocando-o por Pedro Moreira com 7 anos na formação dos sapos até se tornar adjunto de Paulo Fonseca. Olhamos para as diversas ligas e só vemos antigos fruteiros ou sapos. O único treinador que se sabe ser benfiquista (era-o antes de se transformar no arrasador de conferência de imprensa que se conhece) é Rúben Amorim, que, vá lá saber-se porquê (há quem diga que por ter sido recusado pelo Benfica) se tornou o menino querido da mídia. Parece que a cada vitória pelos sapos toda a MDCSDQT se sente recompensada pelo facto.

      Ex-jogadores do Benfica desapareceram completamente do mapa. Ou a BTV lhes vai dando a mão (há lá um actualmente que merecia um pé no cu, mas isso sou eu que nunca esqueço o mal que fizeram ao SLB) ou pouco mais lhes resta que submeterem-se à ditadura e à linha editoria de algumas televisões se quiserem ganhar uns trocos a ouvir cobras e lagartos do Benfica. Ou são todos burros que nem uma porta, algo que ninguém acredita olhando aos tachos do Folha e do morcon Mota, ou são postos de lado só por cheiram a Benfica.

      Darwin, desde que entrou no Benfica, foi perseguido (até pelos verdadeiros verdadeiros) pela MDCSDQT que não lhe largou a braguilha mesmo depois de sair para Liverpool. De desajeitado que precisava passar pela formação b para aprender (Trubin já entrou na lista desses verdadeiros especialistas) a flop que o Benfica, apesar do prejuízos, conseguiu impingir aos ingleses. Todos os dias nos chegavam notícias dos seus fracassos e do gozo que era alvo em Inglaterra. Ano e meio depois, apesar das muitas lesões e castigos, impôs-se como titular (22 golos e 9 assistências) de um dos maiores clubes do mundo e da sua selecção. Além dos 75 milhões de euros iniciais, dos 25 por objectivos Darwin já deixou nos cofres do Benfica mais 10M. Daqui a 25 jogos entrarão mais 5 milhões, chegando-se à bonita quantia de 90M€. Outros 10M, que ainda podem chegar, prendem-se com objectivos individuais e coletivos. Contas feitas, qualquer verdadeiro verdadeiro dirá que foi vendido ao desbarato. Os especialistas das contas dirão que estes dez milhões não cobrem o papel higiénico que gastou no SLB. Eu, socorrendo-me da palavras sábias do grande Diego Maradona, digo somente "Que la chupen y sigan chupando".

      PS: O videógrafo dos sapos foi agredido, obviamente por infiltrados do Benfica, no alvalixo. Como são diferentes!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...