05 outubro 2023

O alvo do Benfica para a defesa; Di María rotulado como "fantasma" e "flop" pelos italianos; Ainda os equívocos no Farense-Sporting e as decisões no clássico

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisa os principais casos que marcaram a 7.ª jornada da Liga Betclic, com destaque para o clássico entre Benfica e FC Porto disputado no Estádio da Luz. González comenta também a prestação do árbitro João Pinheiro no duelo entre águias e dragões, além de outros lances polémicos no Farense-Sporting.

Benfica-FC Porto: Expulsão de Fábio Cardoso (19’): "É cartão vermelho. Muito bem o árbitro. O vermelho não é pela ação, mas por ser uma oportunidade iminente de golo. Os defesas estão muito distantes. Se fosse numa zona mais lateral era apenas amarelo. Aqui, se os defesas não podem chegar, é sempre expulsão. O jogador do FC Porto vai ao chão e saca bem a bola com a perna esquerda, mas a falta é com a perna direita, porque a levanta. Daí vermelho direto. Muito bem a equipa de arbitragem, sem usar VAR nem nada. Excelente decisão."

Benfica-FC Porto: Lance entre Trubin e Taremi (29’): "Não há nada. Digo sempre que esta é a jogada mais difícil para um árbitro, quando um guarda-redes vai ao solo disputar uma bola dividida. Nunca sabes quem chega primeiro, se o avançado deixa as pernas para que o guarda-redes toque… Muito bem aqui o árbitro. O guarda-redes chega antes, tira bem a bola e o jogador do FC Porto deixa arrastar os pés para confundir o árbitro. Muito bem o guarda-redes neste caso e também o árbitro."

Benfica-FC Porto: Amarelo a David Carmo (34’): "É uma jogada parecida à do Fábio Cardoso. Com uma diferença. Aqui a bola vai na direção do canto e há um jogador do FC Porto que, pela esquerda, pode chegar para disputar a bola. É amarelo simplesmente, pela falta e por travar um ataque prometedor. Não é uma oportunidade manifesta de golo. Muito bem o árbitro novamente."

Balanço à atuação de João Pinheiro no clássico: "Num jogo tão forte mediaticamente – imagino como pode ser – há que destacar que, quando há razões para criticar, critica-se, mas também é preciso elogiar quando se justifica. Este árbitro tomou 3 decisões corretíssimas sem usar VAR. Muito bem, muito boas decisões. Dá alegria quando vês um árbitro acertar este tipo de decisões."

Farense-Sporting: Expulsão Gonçalo Silva (18’): "Este lance deixa-me muitas dúvidas. É penálti, pois é uma mão clara. Mas o vermelho deixa-me muitas, muitas dúvidas. Só podes dar vermelho quando é oportunidade clara de golo. Se tiras o guarda-redes da jogada, seria vermelho claríssimo, pois se o defesa não toca com a mão a bola ia direta à baliza. Mas creio que o guarda-redes aqui poderia defender a bola e já não seria vermelho. Só temos imagens laterais. Com uma câmera atrás da baliza, veríamos claramente se o guarda-redes ainda podia defender. A bola vem de um ressalto, não vem rápido… Eu creio que sim. É mão, é penálti, mas a dúvida é o vermelho."

Farense-Sporting: Falta de Huljmand sobre Fabrício Isidoro? (42’): "Devia ter levado o segundo cartão amarelo. Pode estar muito longe da baliza, mas a questão é que é uma entrada alta e à zona do joelho. É uma entrada temerária. Não podes entrar a disputar uma bola assim, tão alto…"

Farense-Sporting: Falta de Nuno Santos bem assinalada? (55’): "Falta muito bem assinalada e amarelo bem mostrado. Quando há um jogo perigoso sem contacto é livre indireto. Aqui é jogo perigoso com contacto, porque lhe toca com a perna direita, é livre direto e cartão. A chave é o contacto."

Farense-Sporting: Penálti sobre Edwards (55’): "Não sei se é penálti ou não. É muito de critério. É daquelas jogadas que gosto sempre muito de ouvir os jogadores falarem, porque aprendes muito com eles. O árbitro apita porque há contacto. Parece-me mais que o avançado procura o contacto, sente-o e atira-se, do que realmente um derrube do defesa. O defesa deixa a perna, mas o avançado quando quer dar um passo, procura e inicia o contacto com a perna do defesa. Para mim, não é penálti. É um penálti que o avançado saca ao defesa. Em campo é das jogadas mais difíceis para o árbitro, pois o avançado fá-lo muito bem. Mas creio que saca o penálti.

O alvo do Benfica para a defesa. O Benfica identificou a lateral direita como uma lacuna do plantel a preencher já no mercado de janeiro e Pedro Malheiro, defesa de 22 anos do Boavista, está em cima da mesa, segundo avança O Jogo. A cobiça benfiquista pelo camisola 79 dos axadrezados levou mesmo a que tenham já existido contactos, no sentido de sondar as condições necessárias para um eventual negócio na reabertura do mercado de transferências, em janeiro próximo.
Face à saída no verão de Gilberto para o Bahia, Bah é o único jogador de raiz para esta posição entre os que estão às ordens de Roger Schmidt, que já adaptou três futebolistas àquele flanco defensivo: João Victor, Aursnes e até Tomás Araújo, central que entrou para a lateral direita diante do Inter face à lesão do internacional dinamarquês.
Apesar das várias adaptações, o plano encarnado passa por garantir uma opção de raiz para o posto, tal como o nosso jornal escreveu, até na sequência do caso ocorrido com João Victor, afastado por Roger Schmidt no treino do último sábado devido ao que o técnico considerou ser falta de empenho.
Com contrato até 2025 com o Boavista, que pretende fazer um encaixe superior a dois milhões de euros com a transferência, Malheiro, internacional sub-21 português, é um jogador muito cobiçado e referenciado por clubes como Atlético de Madrid, Real Sociedad e Villarreal. Aos 22 anos, o defesa está a realizar um excelente início de temporada. Com seis jogos disputados, e 483 minutos somados, o lateral direito contabiliza dois golos e uma assistência.
Além de Pedro Malheiro, também Villadsen, do Nordsjaelland, é outro nome referenciado pelos encarnados para a posição.

Di María rotulado como "fantasma" e "flop" pelos italianos. Muito vaiado pelos adeptos do Inter depois de ter passado uma temporada na Juventus, Di María viu a sua exibição ser bastante criticada pela imprensa de Itália. O argentino foi mesmo considerado o pior jogador do Benfica pelos três maiores jornais desportivos daquele país. A 'La Gazzetta dello Sport' atribuiu-lhe nota 5 numa escala de 1 a 10 e rotulou o extremo dos encarnados como "flop", mostrando que se esperava mais perigo vindo do camisola 11 dos encarnados.
"Ele era o jogador mais temido e foi muito vaiado em San Siro, mas foi um fantasma. Só se deu por ele na cobrança de um canto em que acertou com a bola na trave", lê-se no texto com as análises individuais de todos os jogadores.
O 'Corriere dello Sport' dá-lhe a mesma nota, lembrando que era o jogador mais temido pelos nerazzurri, até porque "iniciou a temporada como protagonista" nas águias. No entanto, escreve este diário, "só se deu por Di María durante meia hora". Depois, o extremo "desapareceu."
Sediado em Turim e habituado a dar uma grande preponderância à cobertura da Juventus, o 'Tuttosport' até foi o jornal mais duro com o ex-jogador da 'velha senhora' ao dar-lhe 4,5. "Andou à procura da magia em vão", escreveu.

18 comentários:

  1. "VoCêS qUeRiAm ErA uM pInHeIrO!"

    Ainda não houve um único árbitro, à excepção do vassalo Coroado do Apito Dourado, que não dissesse que não era vermelho claro e que a arbitragem do clássico tinha sido excelente. Podem tentar coagir, que não mais tornarão mentiras em verdades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó LAMPIÃO DAS 8:52!

      E pagam-te quanto por iato? kkkkkkkk

      O teu querido Roi Bosta. continua com o gabinete da propaganda que herdou o Orelhas ladrão de camiões! E tu como outros, fazer parte dele!

      És um pelintra que precisa de passar fake news para viver!

      MISERÁVEL!!!

      Eliminar
  2. Tabela Anti-Lixívia
    Benfica.........18 (-3) = 21
    Sporting......19 (+8) = 11
    Braga..........13 (+2) = 11
    Corruptos.....16 (+9) = 7

    Mais uma ronda, no mundo do Tugão, onde as realidades alternativas continuam em grande, a intimidação continua, e as roubalheiras

    Rio e Tavares só têm razão no caso do scp. Realmente a classificação deles fruto de vergonhosas ofertas dos árbitros sportinguistas. Já quanto ao SLB estão redondamente enganados pois até o Sérgio Conceição aceitou a justa expulsão.

    Mas convém acrescentar que também a classificação do fcp está ainda mais inflacionada do que a do scp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tu acreditas nessa tabela...vermelha

      Eliminar
    2. não te interessa ver as análises do apitador espanhol
      na luz tudo bem
      e no algarve tudo mal

      confirma-se colinho ao sporting
      e
      o que vai o fcp fazer ao conselho de arbitragem

      a classificação da liga portuguesa neste momento é uma gigantesca fraude

      SÃO FACTOS
      O ÚNICO COM RAZÃO DE QUEIXA É O SLB NO BESSA ONDE FOI GAMADO POR DOIS APINTADORES VERDES, CURIOSAMENTE UM DELES VAI ESTAR NO ESTORIL X SLB

      Eliminar
    3. e quanto à expulsão do Bah, ninguém fala? era antes? Bah poh crlh minha senhora!

      Eliminar
    4. tas toda fdd dessa cabeça rapariga

      Eliminar
  3. E NA EUROPA O GAMANÇO CONTINUA
    NOS ÚLTIMOS QUATRO JOGOS QUATRO PENALTIS ROUBADOS AO SLB
    3 DELES CONTRA O INTER

    Outra vez roubados!
    Se há coisa que nunca fiz ou farei na vida é usar o Benfica para me achar um expert, coisa que nunca fui ou serei, em futebol. Outra coisa que nunca fiz ou farei é pegar na berraria das minhas frustrações e uni-la ao ulular de satisfação dos anti-Benfica. Quando me virem usar os mesmos argumentos dos Rodolfos e dos Otávios desta vida, como tantos benfiquistas gostam de fazer a seguir a uma derrota, internem-me ou afastem-me para sempre do teclado e das redes sociais. Quando me virem ignorar, ou aligeirar, retirando-lhe importância, o trabalhinho dos árbitros (no apito e no VAR) neerlandeses - esses sim verdadeiramente empenhados em defender os interesses dos seus compatriotas na UEFA ao invés de os achincalharem - por favor, mandem-me plantar batatas. Com uma enxada nas mãos todos os dias a cavar duramente pode ser que um dia me transforme num fantástico especialista do escravelho, sempre armado ao pingarelho.

    Três jogos de enfiada contra o Inter, três penaltis sonegados ao Benfica. Ontem aconteceu o mais claro. Mesmo que o derrube ostensivo de Neres na grande área dos italianos tenha escapado ao árbitro neerlandês do apito jamais podia passar despercebido ao neerlandês escolhido para o VAR. E no golo do Inter, Otamendi é claramente empurrado pelas costas. São factos. Qualquer equipa pode ter os seus momentos maus (o Benfica teve um de cerca de 45 minutos) durante um jogo e mesmo assim, com arbitragens que não adulterem o resultado final - recordo que o penalti sobre Neres aconteceu com o jogo empatado, ainda na primeira parte - ganhar ou, pelo menos, não perder. Não foi só o Benfica que foi roubado. Com os pontos que não fez perdeu todo o futebol português em favor do neerlandês.

    Bem podem atacar o treinador campeão nacional - isto é como acaba e não como começa - por não ter metido este ou aquele ou porque substitui aquele e não este que é da sua (sempre a oposta do treinador) preferência. Eu sei que para os catedráticos da chincha não há treinador que sirva para o Benfica. Todos inventam e nenhum lhes faz todas as vontades. E também sei que só essa meia dúzia de privilegiados é que detém a fórmula mágica de ganhar por goleadas (vantagens mínimas e empates ao intervalo não são de todo admissíveis) todos os jogos em disputa. Por mim sempre foi assim: quando o Benfica é derrotado, perdemos todos, direcção, adeptos, treinadores e jogadores. Quando o Benfica ganha, ganhamos todos, direcção, adeptos, treinadores, jogadores. As vitórias, garanto-vos, não acontecem por obra e graça do divino Espirito Santo e muito menos por acção da berraria dos infalíveis catedráticos.

    E se o Benfica é derrotado de quando vez, erros dos árbitros a parte, talvez seja porque os adversários são ou foram melhores no momento. Mais vale aceitar que não somos os melhores do mundo (e ainda que fôssemos, os maus resultados aconteceriam inexoravelmente) que dói menos. Foda-se pá, já não tenho paciência para indivíduos com a puta da mania que sabem tudo. Desde quando perder por margem tangencial com o vice campeão da Europa em sua casa é um drama? Vão plantar batatas, pá, ferrem as canelas aos árbitros e a quem, estrategicamente, os nomeou e 'deslarguem' por um momento a braguilha do treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NOS TRES ULTIMOS JOGOS CONTRA O INTER
      EM QUE GAMARAM AO SLB
      TRES PENALTIS
      DOIS DOS JOGOS FORAM APITADOS
      POR ARBITROS HOLANDESES

      EHEHEH
      HOLANDESES
      QUE DISPUTAM COM PORTUGAL
      OS LUGARES NA LIGA DOS CAMPEÕES

      FONTELAS
      PROENÇA
      E FERNANDO GOMES A DORMIREM

      Eliminar
  4. O Porto x barcelona parecia apitado pela dupla de lampiões corruptos Pinheiro e Soares dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois era. Era melhor ser pelos sportinguistas António Nobre, Hugo Miguel ou Luís Godinho... Não achas Cavinato?

      Eliminar
  5. Deve-nos ter passado. Alguém nos arranja os artigos desta semana e da semana passada do "especialista" Roberto Rivelino no novo jornal A BURLA sobre Anatoliy Trubin? É que há duas semanas atrás era dia sim dia não que A BURLA nos brindava com a opinião deste prestigiado especialista em Guarda Redes.

    Para quem não sabe, publicamos a enorme carreira acima de qualquer suspeita de Roberto Rivelino como treinador de Guarda Redes:

    3 anos no Alpendroada na distrital AF Porto;
    1 ano nos juvenis do Boavista;
    1 ano nos juvenis do Coimbrões;
    1 ano na AD Oliveirense no Campeonato de Portugal;
    1 ano no Felgueiras no Campeonato de Portugal;
    1 ano no Vilaverdense no Campeonato de Portugal;
    1 ano no Sanjoanense na Liga 3;
    1 ano no HIFK da Finlândia, clube que ficou em último lugar e foi despromovido;

    Ou seja, em 10 anos de carreira teve mais clubes que o Zezé Camarinha teve bifas no Verão de 69, e não aguenta uma relação mais tempo que um casal do Big Brother depois de sair da casa.

    Sem clube há mais de um ano, a nova A BURLA decidiu trazer-nos a todos esta figurinha, identificando-o como "ESPECIALISTA"! Ah, um pequeno pormenor que deve ter sido mera coincidência na escolha do jornal A BURLA deste Rivelino: é um adepto fanático do Calor da Noite. Quem diria!

    ResponderEliminar
  6. Aquilo não é uma tabela de classificação, mas sim o comprimento das cornadoras dos encornados

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...