08 outubro 2023

FC Porto ao ataque! Dragões apontam o dedo ao Conselho de Disciplina; Ficaram por marcar três penaltis no Estoril-Benfica? Bem revertido penálti por suposta falta sobre Chiquinho; Geny Catamo elogiado em Bérgamo; "Voto eletrónico? Será o fim das assembleias gerais"

Santiago Colombatto foi ilibado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol no caso de alegado insulto racista proferido a Pepe, central e capitão dos dragões, a 4 de maio de 2023, em encontro entre FC Porto e Famalicão, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Os dragões reagiram já este domingo através da sua Newsletter, apontando o dedo ao Conselho de Disciplina.

Leia a reação dos dragões: 

Contrariando o defendido pela instrutora do processo, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu por unanimidade absolver Colombatto, antigo jogador do Famalicão que na temporada passada dirigiu insultos racistas a Pepe durante um jogo da Taça de Portugal.

O acórdão dá conta da inexistência de “prova de que um jogador, durante um jogo oficial, tenha visado outro jogador com a expressão de teor claramente racista - e, por isso, discriminatória - mono”. O que é falso.

São prova do ocorrido as declarações e a reação espontânea e indignada de Pepe, capitão do FC Porto e um dos capitães da seleção de Portugal, que o Conselho de Disciplina liderado por Cláudia Santos optou por desconsiderar.

Este primeiro indício de que o Conselho de Disciplina não se empenhou na descoberta da verdade é atestado por outro facto. Segundo o acórdão, a instrutora “solicitou à direção de arbitragem da FPF (…) o envio das imagens/som do VAR (…), as quais, mesmo após insistência, não lhe foram facultadas”.

Uma vez que o incidente ocorreu perto do árbitro principal e que é provável que o registo sonoro permitisse descortinar o teor das palavras de Colombatto, é inusitado que o Conselho de Arbitragem não tenha aceitado colaborar com a justiça e que o Conselho de Disciplina não se tenha empenhado na obtenção do máximo de informação possível.

É falso, portanto, que não tenha havido provas. As que houve foram ignoradas e as que poderiam ter sido adicionadas não foram verdadeiramente procuradas por quem tem o poder de aplicar a justiça - curiosamente, os mesmos que sancionam os clubes quando por qualquer motivo não colaboram em situações semelhantes.

Aos 40 anos de idade e mais de duas décadas depois do arranque de uma carreira que o coloca no topo do futebol mundial, Pepe vê assim um insulto racista que lhe foi dirigido passar impune na sequência de uma decisão lamentável do Conselho de Disciplina da mesma federação de futebol que ele orgulhosamente representa desde 2007.

Geny Catamo elogiado em Bérgamo. Na análise ao jogo Sporting-Atalanta, o jornal “Eco di Bérgamo” valorizou a primeira parte dos italianos e admitiu que a derrota leonina pode ser “injusta”, olhando ao equilíbrio de forças no final e às várias oportunidades criadas. Nesse mesmo artigo, o periódico vincou a “capacidade de 1x1 de Geny Catamo”, um “desconhecido” que pode ter “surpreendido os de Bérgamo”.

"Voto eletrónico? Será o fim das assembleias gerais". A poucas horas do arranque de uma assembleia geral que, recorde-se, decorrerá hoje no dia da partida do Sporting com o Arouca, muitos associados vão esgrimindo argumentos relativamente a alguns dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos. A questão do voto universal eletrónico é aquela que, à partida, gerará maior discussão. Rui Morgado, advogado e ex-membro da Mesa da Assembleia Geral do Sporting e da SAD, foi taxativo. «E medida pouco pensada e nada discutida. Será o fim das assembleias gerais com este modelo. Ninguém mais irá a Alvalade. As pessoas votam sem informação e isto é terrível. Esta votação sem discussão é ilegal e viola os estatutos. Há uma precipitação, não falo no voto eletrónico para eleições, admito que isso possa acontecer no futuro, mas nas AG não... Se a assembleia for ao sábado até posso votar na sexta! Isto é absurdo. Para que é que um sócio vai votar no sábado se já votaram 50 por cento na sexta? Discutir o quê? Esse sócio fala para quem? Não vai lá estar ninguém.», aponta.

Ficaram por marcar três penaltis no Estoril-Benfica? Bem revertido penálti por suposta falta sobre Chiquinho.

10 comentários:

  1. Mudam-se as circunstâncias mudam-se as opiniões. Há uns meses atrás nos últimos instantes do Vizela-Benfica, Bah tocou num jogador do Vizela depois de ter tocado na bola. Lance para penalty segundo o louco e os 2 estarolas deste painel e também segundo outros estarolas ex-arbitros. Palhaços!...

    ResponderEliminar
  2. Ele faz mais do que macacadas, ele é um mau carater. Preto ou branco que faz macacadas é um macaco. FCP filho da ..... FCP ....filho.... dá discurso de odio

    ResponderEliminar
  3. hoje o sócio dos andrades joga no dragão e vai perder - mais um jogo de ódio ... quer dizer mais uma iligalidade

    ResponderEliminar
  4. Os de gondomar pagam bilhete para ver o jogo ah ah ahh ahhhh

    ResponderEliminar
  5. LAMPIÕES TOUPEIRAS CORRUPTAS

    ResponderEliminar
  6. Em cada lampião há um cabrao

    ResponderEliminar
  7. Mais uma grande vitória mas por números muito curtos em relação às imensas oportunidades que o F C Porto teve durante o jogo. Vamos F C PORTO contra tudo e contra todos!!!!!! pooooooooooorto

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...