23 setembro 2023

UEFA deverá castigar o Sporting; Diomande entre renovação e cobiça europeia; Cláusulas proibidas no negócio de Musa; Rui Costa e a saída de Vlachodimos: "Situação precipitou-se"; Rui Moreira isolado no Dragão. Voto de louvor proposto a Conceição aprovado por unanimidade e aclamação; Nova derrota para o Botafogo

O agora benfiquista Petar Musa está no centro de um processo disciplinar que ditou castigos para duas empresas portuguesas de intermediação de futebolistas. A Foot Expansion, de João Pinheiro, ficou impedida de se registar na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) durante um ano, além de uma multa de 1.122 euros; a Team of Future, de Bruno Carvalho Santos, foi multada em 1.020 euros.
A história começa ainda nos tempos do avançado croata no Boavista. A 25 de agosto de 2021, a Foot Expansion assinou com os axadrezados um contrato de intermediação para a contratação de Musa e, na mesma data, também foi parte do contrato de trabalho que vinculou o futebolista às panteras.
Nessa data, a Foot Expansion não se encontrava registada como intermediária na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o que fez com que o Conselho de Disciplinar (CD) a tenha agora condenado por “usurpação e burla”, ao abrigo do artigo 186 do Regulamento Disciplinar. Além disso, foi também condenada por incluir no contrato de intermediação uma “cláusula proibida”, que viola os regulamentos internacionais sobre partilha de passes com terceiros (TPO). “O intermediário terá ainda direito a 15% das mais valias referentes a uma futura venda do Jogador, na proporção e de acordo com o recebimento efetivo pela Boavista, SAD”, pode ler-se no referido vínculo. Foi uma cláusula semelhante que, meses mais tarde, levou também ao castigo à Team of Future.
A 13 de maio de 2002, a empresa assinou com o Boavista um “Mandato Exclusivo para Negociação de Direitos de Registo de Jogador”, para “promover o JOGADOR [Petar Musa] junto das suas redes de contatos tendo em vista a eventual alienação temporária e/ou definitiva dos referidos direitos de inscrição desportiva do JOGADOR ao clube português SPORT LISBOA E BENFICA”, como se pode ler.
Além de ter garantido 230 mil euros de comissão, “independentemente de a INTERMEDIÁRIA conseguir estabelecer um nexo de causalidade entre os seus serviços de intermediação e a concretização da transferência”, ficou com direito a um montante correspondente a 10% de qualquer montante que viesse a ser recebido pelo Boavista, a título de ‘sell-on fee’ [direitos sobre futura venda], “na eventualidade de concretização de uma transferência futura do JOGADOR pelo BENFICA a um clube terceiro”. Também esta cláusula foi considerada proibida por violar os regulamentos sobre TPO.

Sporting em sério risco de perder os adeptos na UEFA. O Sporting corre o sério risco de ser impedido de vender bilhetes para o jogo com o Raków, na Polónia, relativo à 3ª jornada da Liga Europa devido à utilização de material pirotécnico por parte das suas claques, anteontem, na Áustria. Já chegou a Alvalade o relatório preliminar da UEFA anunciando a abertura de um processo para apurar as infrações cometidas, após ter sido analisado o relatório do delegado de jogo, o belga Filips Dhont. Mediante este cenário, os dirigentes leoninos estão apreensivos pois já estavam sob alçada disciplinar na sequência dos acontecimentos do jogo com o com o Midtjylland, na época passada, onde se registaram feridos (um bombeiro e uma criança).
A UEFA penalizou o clube de Alvalade com a proibição de vender bilhetes para o próximo jogo fora de portas e uma multa de 50 mil €, um castigo entretanto suspenso pelo prazo de dois anos. Dado o sucedido, será preciso um verdadeiro milagre para que a equipa orientada por Rúben Amorim possa contar com o apoio dos seus adeptos na Polónia, e existe ainda o receio de que a penalização até possa ser agravada. Certa é mais uma multa originada pelo comportamento de uma pequena fação de adeptos que, já nos jogos no Estádio José Alvalade, insiste neste tipo de comportamento. Recorde-se que antes do jogo foi solicitado inúmeras vezes que os sportinguistas não utilizassem qualquer tipo de material pirotécnico, um pedido que foi mais uma vez ignorado. A única esperança da SAD reside agora no facto da infração ter sido cometida também pelos adeptos do Sturm Graz e, ao contrário do que sucedeu na Dinamarca, as tochas não foram atiradas para o relvado. Contudo, dado o historial recente é muito pouco provável que o órgão disciplinar da UEFA resolva o caso com nova coima.

Diomande entre renovação e cobiça europeia. O Sporting garantiu a contratação de Ousmane Diomandé no mercado de inverno da temporada passada e a verdade é que o defesa costa-marfinense não tardou em fixar-se como uma das principais referências da equipa, ficando agora entre uma eventual renovação e uma forte cobiça europeia.
Segundo escreve o jornal Record, o central que brilhou no Mafra por empréstimo do Midtjylland já estará a negociar um aumento salarial com a direção dos leões, que está disposta a compensar o seu crescimento com vista a um novo acordo de renovação, sendo que o atual contrato é válido até ao verão de 2027.
No entanto, o Sporting tem sido 'vítima' da forte cobiça europeia em torno de uma das suas mais recentes contratações, tendo já recusado uma proposta de 35 milhões de euros apresentada pelo Arsenal, embora outros clubes como Manchester City e West Ham estejam atentos.
Recorde-se que a direção liderada por Frederico Varandas investiu cerca de 7,5 milhões de euros junto da equipa dinamarquesa, com mais 5 milhões mediante objetivos, mas a aposta de Rúben Amorim parece ter-se revelado certeira e poderá levar o emblema de Alvalade a jogar na antecipação à forte cobiça europeia.
De referir que Ousmane Diomande, de 19 anos, apontou dois golos nos últimos dois jogos, frente a Moreirense (3-0) e Sturm Graz (1-2), sendo que neste último, na Liga Europa, acabou mesmo por ser decisivo, despertando, naturalmente, um maior interesse.

Rui Moreira isolado no Dragão. O Conselho Superior (CS) do FC Porto reuniu-se ontem ao final da tarde e aprovou um voto de louvor a Sérgio Conceição, por unanimidade e aclamação, como solução regimental para censurar as palavras polémicas que foram dirigidas ao treinador pelo vice-presidente daquele órgão consultivo e edil da cidade do Porto, Rui Moreira.
O autarca voltou a faltar à reunião convocada por Lourenço Pinto, continuando por se estrear no CS, não tendo sido comunicada aos conselheiros qualquer justificação para o efeito, que teria de ser apresentada até 24 horas antes da data agendada. Tendo sido o tema forte no período destinado à discussão de temas de interesse do clube, o diferendo aberto por Moreira em relação ao treinador foi merecedor de fortes críticas por parte de conselheiros de várias sensibilidades. Note-se que, sendo o único órgão do clube onde vigora o método de Hondt, entre os 20 membros eleitos estão elementos da lista de Pinto da Costa, mas também de José Fernando Rio e de uma candidatura independente que conseguiu designar três conselheiros. As intervenções, ao que o jornal Record apurou e a votação confirmou, foram consensuais no sentido de vincar o “desagrado e desconforto” provocado pela postura de Rui Moreira, alvo de fortes críticas por parte de vários conselheiros. Essa argumentação ficou plasmada em ata.

Rui Costa e a saída de Vlachodimos: "Situação precipitou-se". Rui Costa, presidente do Benfica, marcou presença na Assembleia Geral desta sexta-feira, na aprovação do Relatório e Contas do clube com 82,27% de votos a favor, tendo sido confrontado com vários temas em torno da atualidade do emblema da Luz.
Desde as saídas de Gonçalo Ramos e de Odysseas Vlachodimos, para Paris SG e Nottingham Forest, respetivamente, às situações dos rivais FC Porto e Sporting em relação à arbitragem, o presidente do Benfica acabou por responder a praticamente tudo.
"A decisão de transferir Gonçalo Ramos não foi tomada dois dias antes da Supertaça. A proposta chega ao Benfica bem antes e a situação arrastou-se até dois dias da Supertaça. Quando chegámos àquela altura nem a equipa estava pronta para o Gonçalo Ramos nem o Gonçalo Ramos estava preparado para a equipa. Acreditem que é muito difícil manter a cabeça do jogador no clube com uma proposta destas. Não tinha a menor condição de jogar, ele admitiu isso. Não errámos nessa decisão", começou por contar, em declarações citadas na edição impressa deste sábado do jornal A Bola.
Já no caso de Odysseas Vlachodimos, o presidente das águias contou que a sua saída não estava prevista, mas tudo mudou após a polémica que se seguiu à derrota no Bessa, diante do Boavista (3-2), na ronda inaugural da I Liga. "Já o Odysseas nem estava para ser vendido, a situação precipitou-se e foi preciso resolver o problema", contou.
Rui Costa reconheceu ainda que perspetivava um "impacto imediato de um ou outro jogador" entre os vários que reforçaram o clube este verão, mas pediu contenção no julgamento das respetivas movimentações, tendo ainda garantido estar atento aos momentos em que os rivais são beneficiados e principalmente aos que a sua equipa sair prejudicada, negando qualquer tipo de silêncio.
"A responsabilidade da comunicação, de quando se fala ou não, é minha. É a mesma estratégia do ano passado. Não disparo balas só por disparar, percebo que é mais agradável para o sócio disparar contra o mundo inteiro. Não estamos distraídos. Saberei o momento certo para fazer isso de maneira a que não entre no balneário. Não estamos desatentos, sabemos o que vale o campeonato e não iremos ficar calados. Não vale a pena evidenciar o que toda a gente está a ver e falar", vincou sobre o assunto.

O Botafogo, treinado por Bruno Lage, perdeu, na madrugada deste sábado, com o Corinthians, por 0-1, na 24.ª jornada do Brasileirão. O fogão, que desperdiçou a oportunidade de aumentar para 10 os pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que perdeu com o Grêmio nesta ronda, jogou com menos um desde cedo. Marçal, que passou por Torreense, Nacional e Benfica, viu cartão vermelho aos 21 minutos.
O único golo da partida foi apontado por Gil, aos 59’.
Com este resultado, o Botafogo, que sofreu a terceira derrota seguida no Brasileirão – a quarta em todas as competições –, mantém a liderança, com 51 pontos, mais sete que o Palmeiras, segundo colocado. O Corinthians sobe ao 10.º posto, com 30 pontos. 

4 comentários:

  1. ESCÂNDALO

    Faz hoje exatamente 100 dias, da condenação de dois funcionários do FC Porto EM TRIBUNAL

    Lembra-se de quando este Conselho de Disciplina abriu processo ao Benfica com base em notícias?

    É o mesmo que não abre processos ao FC Porto com base em decisões de tribunal

    ESCÂNDALO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os operacionais Paulo toupeira, César maleiro, o Zé Carriço, ou o comercial do doping, vão todos regressar á Organização Criminosa que já foi um clube? O Bruno que apitava com_Paixão já encontrou o saco azul?

      E CORRUPTUS UNUM

      Eliminar
  2. O BOTAFOGO TEM FRACA EQUIPA
    CHEGOU AO PRIMEIRO LUGAR POR MILAGRE

    ResponderEliminar
  3. ESCÂNDALO!!!! tanta demora para sair os julgamentos dos casos: MALAS DO CÉSAR. TOUPEIRAS. SUBORNOS A JOGADORES. EMAILS. PADRES. DOPING. será pelos juizes serem LAMPIÕES e sentarem se ao lado do Rui Bosta????? ESCÂNDALO!!!! ESCÂNDALO!!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...