23 setembro 2023

Sporting vai rever o futuro de Geny Catamo. Leões apenas tem 25% do passe; Bas Dost achava JJ estranho mas rende-se: "Aprendi muito com aquele homem"

O Sporting tem mais um jogador na carteira de renovações de contrato. Geny Catamo junta-se assim a Diomande e Morita, dois leões que vão também ser alvos de propostas para prolongarem os vínculos, escreve A Bola. O extremo moçambicano tem ligação aos verdes e brancos até junho de 2026 mas prepara-se para começar a falar sobre uma renovação de, pelo menos, mais uma temporada, ou seja, até 2027.
Geny Catamo, 22 anos, esteve na época passada, que ficou marcada por lesão, emprestado ao Marítimo — 11 jogos, um golo e uma assistência.
Este verão, com alguma surpresa, foi chamado por Rúben Amorim para fazer a pré-temporada, incluindo o estágio em Lagos, e foi depois do período passado no Algarve que convenceu definitivamente o treinador a apostar nele no plantel principal para a temporada 2023/2024 — não terão sido alheios a essa escolha os três golos que marcou em três jogos particulares, nomeadamente a Marítimo, Farense e Portimonense. Titular na primeira jornada, no 3-2 ao Vizela, repetiu a titularidade no jogo de quinta-feira, na Áustria, 2-1 com o Sturm Graz, na 1.ª jornada do grupo D da Liga Europa. Participou em todos os seis jogos do leão neste arranque de época, sempre como lateral-direito.
O moçambicano, que entretanto foi chamado à seleção do seu país, que ajudou a qualificar para o Campeonato Africano das Nações, vê assim a confiança do treinador reforçada, bem como a da SAD, que o incluiu no leque das próximas renovações. Além de aumento salarial, Geny Catamo deverá ver o contrato prolongado até 2027, mantendo a cláusula de rescisão nos 60 milhões de euros.
Por outro lado, os leões continuam a tentar adquirir a totalidade do passe do extremo. A SAD leonina detém apenas 25 por cento, resgatados ao Amora — Catamo chegou a Alvalade em 2019/2020, ainda com idade de júnior. A administração sportinguista decidiu não resgatar percentagem a cada ano, por 200 mil euros, tendo assim guardado 600 mil euros, mas agora, para adquirir os 75 por cento do Amora, terá de negociar. E os homens da margem sul vão querer mais do que esses 600 mil euros.

Bas Dost achava JJ estranho mas rende-se: "Aprendi muito com aquele homem". O NEC regressou, ao final da tarde deste sábado, aos triunfos, ao receber e bater o Utrecht, por categóricos 3-0, em encontro a contar para a sexta jornada da Eredivisie, cujo resultado ficou selado pelos pés de uma 'cara conhecida' do futebol português.
Bas Dost concretizou, à passagem dos 52 minutos, uma grande penalidade com mestria. Questionado pela estação televisiva ESPN quanto à forma como cobra este tipo de lances, recordou o Sporting, clube que representou, entre 2016 e 2019.
"Uma vez, tive um treinador no Sporting, Jorge Jesus, que treinava penáltis comigo. Na altura, pensava 'Que homem incrivelmente estranho que este é...'. Estou muito grato ao homem, ele estava sempre em cima de mim", começou por afirmar.
"Aprendi muito com aquele homem. Esperei muito tempo [pela reação do guarda-redes], e isso também se aprende com o treino. Devo-lhe isso [a Jorge Jesus]", completou o avançado de 34 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...