29 setembro 2023

Sporting seduz CR7 para investir na SAD; Academia FC Porto vai nascer na Maia. As primeiras imagens; Benfica fecha Europa a Soares Dias por 3 anos. Dirigente sai da Luz com 1,5M€ de indemnização; Boca e Palmeiras empataram na Libertadores

A nova Academia FC Porto vai ser construída na Maia e resulta de uma articulação estratégica entre o clube e a autarquia. Com o arranque da empreitada previsto para o primeiro trimestre de 2024, o projeto, já com financiamento integralmente assegurado, pretende criar um espaço de desenvolvimento de Homens e atletas do Futebol Clube do Porto, segundo a filosofia de formação do clube.
O projeto inclui um estádio com características para acolher jogos da II Liga, que contará com cerca de 2.500 lugares cobertos, parque de estacionamento, zonas de imprensa e balneários. O novo estádio servirá para acolher os principais jogos dos escalões de formação.
O futuro complexo conta ainda com nove campos relvados com dimensões oficiais (quatro dos quais com bancadas com 400 lugares e aptos para a realização de jogos de diversos escalões das competições nacionais), iluminação e espaços de apoio. Soma-se ainda um campo relvado de futebol de 7.
O edifício principal será constituído por dois grandes espaços: a Casa do Dragão e uma zona técnica desportiva.
A Casa do Dragão, um espaço residencial reservado a atletas acolhidos pelo FC Porto, contará com cerca de 70 quartos duplos, áreas de estudo e lazer e uma zona de restauração com capacidade para 500 refeições diárias.
Além dos serviços administrativos, um auditório, salas de reuniões e espaços destinados às diversas áreas desportivas (scouting, team managers, psicologia, área pedagógica, etc.), a zona técnica desportiva dispõe de balneários para atletas e treinadores.
Nesta área estão ainda previstas zonas médicas, incluindo zonas de hidroterapia, gabinetes médicos e um ginásio com cerca de 1000 m2.
Todo o complexo contará com uma área de suporte logístico que assegurará a operação e manutenção.
Sob a condução do escritório de arquitetura Risco, do arquiteto Manuel Salgado, autor do Estádio do Dragão e do Dragão Arena, o projeto estende-se, aproximadamente, por 20 hectares e integra-se numa área natural, o Parque Metropolitano da Maia, uma mancha verde com cerca de 300 hectares, no qual coexistirão actividades agrícolas, florestais, desportivas e de lazer.
Segundo Manuel Salgado, “o desenvolvimento do projecto segue um programa que responde às melhores práticas na formação de jovens atletas. O tema da sustentabilidade ambiental, da eficiência energética e da contenção dos custos de construção e exploração futura foram uma preocupação constante.”
O autor do projeto sublinha ainda que “a atividade física e desportiva num ambiente com tão forte presença da natureza é uma mais valia para a formação de futuros atletas e foi um factor importante para a concepção do projecto. Trata-se de um complexo inserido num ambiente natural, longe do bulício da cidade.”
O Programa Estratégico do Parque Metropolitano da Maia, de que é parte integrante a futura Academia FC Porto, foi aprovado por unanimidade numa reunião de Câmara extraordinária realizada a 31 de julho e possibilita a integração do projeto nas valências de excelência definidas para este Parque.


Sporting seduz CR7 para investir na SAD.
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral, apresentou os quatro pontos a discussão na AG de 8 de outubro e na votação vai estar a atribuição do nome de Cristiano Ronaldo à porta 7, que, com a reformulação do José Alvalade passaram de sete a 12. “O Sporting está sempre atento às suas figuras e a poder homenageá-las. Uma das propostas da Direção foi essa atribuição da porta 7 a Cristiano Ronaldo”, explica o líder da Mesa, considerando, ainda antes da votação, que deverá ser “pacífica”, a concordância com a intenção da SAD, numa clara declaração de intenção de voto. Ora, este é mais um sinal de aproximação entre Frederico Varandas e o jogador formado em Alcochete, que já dá nome à Academia e também aos campos para as camadas jovens junto ao Pavilhão João Rocha. CR7 associou-se ao título do Sporting em 2020/21 e o líder da SAD vincou o “orgulho” por ter a ajuda do capitão das Quinas na “divulgação da marca”, estratégia que continuou em tempos recentes com campanhas de enorme sucesso: o equipamento de CR7 nos primeiros tempos de Sporting e a box de homenagem ao Bola de Ouro formado nos leões.
“Um dia, Ronaldo virá para o Sporting. Tem ajudado a reerguer o clube”, destacou Varandas em 2021, agradado com a participação do jogador na vida do clube. A operação de charme prossegue e as partes estão em contacto, até porque Dolores Aveiro, mãe do craque, marca presença regular em Alvalade. Segundo o jornal O Jogo, uma possível incursão de Ronaldo como acionista minoritário agrada a vários elementos da SAD, por garantir um possível encaixe financeiro importante que não vem de um fundo ou de um parceiro estrangeiro. Ao jornal, fonte oficial do Sporting reafirma que, por agora, é na reestruturação financeira que a SAD está focada.

Benfica fecha Europa a Soares Dias por 3 anos. O acordo entre Domingos Soares de Oliveira e o Benfica tendo em vista a rescisão de contrato do Co-CEO da SAD inclui uma cláusula que impede o gestor de assumir funções semelhantes em qualquer emblema europeu por um prazo de 3 anos, o período máximo que é permitido por lei nestas circunstâncias. Ao longo de quase 20 anos - DSO entrou na Luz em março de 2004 como administrador financeiro pela mão de Luís Filipe Vieira -, o dirigente acumulou informação privilegiada sobre assuntos sensíveis, como pormenores dos contratos dos jogadores, que os encarnados não querem ver chegar aos rivais internos e também na Ligados Campeões.
O futuro de Domingos Soares de Oliveira, de 63 anos, passa pelo Al Ittihad, campeão da Arábia Saudita, e a saída do Benfica está prestes a ser oficializada. Aliás, o seu último ato como Co-CEO foi na AG da SAD realizada ontem, onde apresentou as contas do exercício referente a 2022/23. Já que falamos de contas, o Record escreve que o gestor deixa as águias com uma indemnização superior a 1,5 milhões de euros.
Olhando para o futuro, que até já é presente, Luís Mendes assume a gestão e finanças sem, no entanto, suceder a DSO no cargo de Co-CEO da SAD, destinado em exclusivo ao presidente Rui Costa. Lourenço Pereira Coelho mantém-se como administrador responsável pelo futebol profissional, sendo que a estratégia empresarial e desportiva não terá alterações significativas.
Entretanto, Sara do Ó é a escolhida para ser cooptada para o lugar (não as funções) deixado vago na SAD pela saída de Soares de Oliveira.

Boca Juniors e Palmeiras empataram a zero no jogo da primeira mão das meias finais da Taça dos Libertadores da América, disputado na Bombonera, em Buenos Aires. A equipa de Abel Ferreira foi muito sólida defensivamente e anulou quase por completo as investidas do Boca Juniors, que contou com a estreia de Edinson Cavani.
O Palmeiras teve a melhor oportunidade de golo do jogo ainda nos primeiros minutos, com Artur a desperdiçar um remate na área. Com o aproximar do fim da partida, os argentinos carregaram, mas a defesa visitante segurou o empate.
Com este resultado, o Palmeiras fica em boa posição para alcançar a final da Taça dos Libertadores. Na próxima sexta-feira, as duas equipas voltam a encontrar-se, dessa vez no Allianz Parque, em São Paulo.

14 comentários:

  1. Cá estou eu de regresso depois de umas merecidas férias pagas com a avença que recebo do Bruno de Carvalho!!

    tinha saudades do pedrocas e das suas maravilhosas contradições e opiniões super assertivas consoante o momento.

    mal aterrei em Lisboa vindo de umas maravilhosas férias num País paradisíaco, porque o Bruno paga bem, fui percorrer o douto blog és a nossa fel em busca da opinião, principalmente do pedrocas e daquela, literalmente, abécula do luís lisboa, dos poucos cães que o pedrocas tem preso pela trela la no blog e ele até a patinha dá, sobre o mega processo cashball.

    qualquer anormal, repito, qualquer anormal, um gajo que até tenha um deficit de neurónios, percebia a marosca mal amanhada e feita em cima do joelho que era o caso cashball.

    mas, cego de ódio, o pedrocas queria la saber se era verdade ou mentira...

    essa noticia do cashball saiu no exato dia do ataque a Alcochete, mas nao passou de uma mera coincidência.

    vamos ver a opinião especializada do pedrocas

    O que Varandas herdou
    Pedro Correia
    03.10.18
    ..."Com um conflito aberto entre o clube e o principal accionista privado da SAD leonina. Com fortes suspeitas de desvio de verbas da SAD para financiar as modalidades. Com o nome do clube enlameado na chamada Operação Cashball. Com uma auditoria forense à equipa antecessora cujos resultados poderão condicionar a sua própria gestão."

    ahhhh maravilhoso....

    ja agora, quem seria o "principal accionista privado da SAD leonina."

    so faltavam dizer que pertencia ao grupo cofina...nãããããããããão!!!!

    mas espera, o grupo cofina? os mesmos que fizeram a capa do cashball e estavam de plantão à espera da saida dos jogadores mas que por milagre apareceram 50 gajos???

    pergunta para queijinho, em quantos canais, desportivos ou nao, ja assistiram à saida dos jogadores depois de um simples e rotineiro treino?? quantos???

    enfim, voltando ao raciocionio...

    ok o Bruno pôs o nome do Sporting na lama porque andava a pagar nao sei a quem para ganharmos nas modalidades(burro, devia ter pago logo era para o futebol, assim tínhamos sido campeoes e hoje o pedrocas tinha mais dificuldade em fazer os seus apanhados de titulos.

    mas........

    depois do Bruno ser corrido e o super trooper do varandas ter caido do ceu na presidencia do Sporting, quando a maquina que ja estava em andamento fez o seu trabalho e desligou o motor e toda a areia assentou, será que o pedrocas manteve a sua douta opinião?

    Fim de linha
    Pedro Correia
    16.11.20
    Sporting ilibado no processo Cashball, dois anos e meio depois.
    André Geraldes: «Que alguns abutres não tenham medo da justiça, porque ela funciona.»
    Só o "empresário" Paulo Silva, denunciante neste processo, será acusado de corrupção.

    ahhhh quase, pedrocas a ser pedrocas....mas a cereja no topo do bolo, mais uma, é esta:

    Pedro Correia 16.11.2020
    Este "caso" nunca teve pernas para andar, como aqui sempre se defendeu. Infelizmente serviu para decapitar a carreira ascendente de André Geraldes no Sporting.
    Já faltou mais para que toda a história seja enfim bem contada. Estou convicto que assim será, no tribunal ou fora dele.

    b-r-u-t-a-l é o que tenho a dizer.

    nunca teve pernas para andar, mas o jeito que deu insinuar que o Bruno enlameou o nome do Sporting com esse caso ridiculo e que era quase uma certeza para os próprios Sportinguistas (nao todos).

    mas o melhor, e para nao variar muito é o pedrocas ter aquela necessidade de estar sempre no lado certo(na cabeça dele) nem que para isso mude de opiniao de um dia para o outro....

    o gajo tem a lata de dizer "Este "caso" nunca teve pernas para andar, como aqui sempre se defendeu"

    se o pedrocas defendeu SEMPRE, nem quero imaginar se tivesse atacado....ui ui...

    latidos em 3...2...1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse pedro coisa bonita de se ver é o estilo humilde.

      Eliminar
    2. Sim,o tal que se auto-denomina de "grande repórter,não passa de uma besta🤦‍♂️

      Eliminar
  2. Cashball foi uma armadilha que fizeram ao Sporting...para abafar o caso dos emails, dos vauchers, posteriormente das toupeiras, mala xau-xau, Cesar maleiro! Nunca acreditei que alguém no Sporting se metesse num caso destes e então quando ouvi dizer que os pagamentos eram feitos em dinheiro vivo dentro dum envelope com o emblema do Sporting, percebi que alguém lá do outro lado queria festa e a comunicação social que 95% é benfiquista fez-lhes a festa! Só um ladrão muito burro se lembraria de pagar uma encomenda ilícita com o envelope da própria empresa ou empresa onde trabalhasse a fim de ser logo descoberto! Mas nisto tudo o que ainda me custa mais é ver nos mais diversos canais parolos que se dizem jornalistas independentes estarem sempre a bajular um clube que já tem alguém condenado por corrupção e se for preciso ainda lhes fazem vénias...vejam lá não se tornem como eles! Só porque o meu vizinho é forçosamente eu não terei de o ser...mas os jornalistas pensam que sim!

    ResponderEliminar
  3. O condenado por corrupção é corrupto...apanhou 2 anos de domiciliaria!
    Deveria durante os 2 anos ter alguém a toda a hora a todo o minuto a todo o segundo, a gritar-lhe aos ouvidos " Corrupto, corrupto, corrupto " até o palhaço resolver dizer que agiu, não por conta própria mas por conta da entidade que lhe dava emprego! Como se alguém acreditasse que assim não foi! Portugal nisto é uma anedota, uma tristeza, uma vergonha!

    ResponderEliminar
  4. Fechar a Europa a Soares Dias era realmente uma bela ideia. Mas Soares Oliveira também não é má opção...

    ResponderEliminar
  5. É a Liga Batatoon, meus senhores. Onde duas faltas grosseiras para cartão amarelo nem assinaladas são sequer. Como é que explicam isto? Mas alguém quer consumir este produto completamente adulterado? Bem fizeram a França, o Brasil e os EUA. Transmitir esta farsa para quê e para quem? Estão a matar o futebol em Portugal e ninguém parece interessado em saber. Desde que se garanta a sobrevivência do Porto, está tudo bem. Essa é a grande prioridade, custe o que custar. Esquecem-se é que a médio prazo, se continuarem com esta farsa, está tudo falido e sem mama. Continuamos sem perceber o silêncio do Benfica como maior e mais importante instituição desportiva do País perante tudo o que se está a passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que os fruteiros estão contentes e para os sapos o importante é marrar no Benfica, o resto não interessa para nada. Se fosse o Benfica a protagonizar o escândalo que foi o jogo com o Arouca.. jasuuuuuuuus, o que não gritaria a lagartada, mas como foram os amiguinhos do Altis não se passa nada. Está mais que provado que em Portugal só existem dois clubes: o Glorioso Benfica e o pequeno AntiBenfica.

      Eliminar
    2. A Lagartada só sabe que tens um assessor jurídico e que participava em muitas transferências que está condenado por corrupção...e que afinal de contas para a justiça portuguesa nem sequer no benfica trabalhava e tudo o que fez foi para interesse próprio...E eu sou o Pai de Natal e até acredito nisso! Brincadeira que fazem aos Portugueses aos outros 4 milhões, porque lampiões são 6 e esses sim tendem em marrar numa mentira em que o futebol português está mergulhado á muitos anos, mas para quem tem a mania que é dono disto tudo...marrem para aí a vontade, pode ser que um dia a verdade vos parta os cornos!

      Eliminar
    3. Pois é Palhinha! O Sporting sempre vai descer de divisão?

      Eliminar
  6. O principal prejudicado com a ascensão do FCPorto foi o SCPortugal.
    Em 50 anos irá ganhar meia dúzia de esmolas.
    A tática foi clara, em primeiro lugar ultrapassar o SCPortugal, para depois enfrentar o SLBenfica o resto são pormaiores ou conversas de café.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...