15 setembro 2023

Não há negociações e a prioridade do Sporting é outra; Sporting já passou os 5M€ em vendas de merchandising; Falhou colocação e fica na equipa B do Sporting

O Sporting está concentrado em aumentar parte do capital social e a reestruturação financeira que Frederico Varandas levou a cabo a partir de 2018 é para manter.
Fonte oficial dos leões coloca como princípio fundamental e prioritário continuar a tendência e está prevista a negociação com o Novo Banco. O prazo está estabelecido até 2026 e a intenção está expressa no último Relatório e Contas, uma negociação que não se avizinha tão fácil como a realizada com o Millenium BCP, em vésperas de eleições em 2022, que permitiu à SAD ter agora 83% do capital social e garantir o controlo dos destinos do emblema e que valeu, na altura, a Frederico Varandas grandes elogios dos adeptos.
Essa reconversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis por um valor de 14 milhões de euros voltou a alimentar a possibilidade de o Sporting receber com maior tranquilidade abordagens por partes minoritárias da SAD porque, regularizando os 25% de capital social que podem ser do Novo Banco se até dezembro de 2026 se não for concretizado o processo, há margem para beneficiar de um investimento estrangeiro.
Para já, a hipótese não está colocada. Ao que o jornal O Jogo apurou, não existe abertura para uma negociação com o Chelsea. Não significa, porém, que os blues não possam atacar partes minoritárias de outros acionistas, como é o caso da Holdimo, por exemplo.
Esta sexta-feira, o The Telegraph fala dessa vontade dos dois principais rostos do consórcio que comprou o Chelsea a Roman Abramovich, Behdad Eghbali e Todd Boehly, estarem interessados em garantir uma posição na Sporting SAD. "O consórcio pode ainda comprar uma fatia do Sporting, um dos três grandes clubes de Portugal. Além disso, têm uma grande decisão para tomar em relação a Stamford Bridge e uma possível alternativa ao estádio. Tudo isto chega depois de já terem começado a executar uma estratégia na janela de transferências nos dois últimos mercados diferente do que era feito anteriormente", refere o jornal inglês.
"Existe a perceção de que o consórcio de Eghbali e Boehly se mexe tão depressa que outras grandes decisões podem estar ao virar da equina. Eles têm sérios planos para comprarem uma parte minoritária do Sporting depois de terem adquirido uma maioria do Estrasburgo por 65 milhões de libras [cerca de 75,7 milhões de euros] para ser o destino de jogadores jovens em desenvolvimento. O modelo de deter vários clubes é hoje uma base das maiores potências do futebol europeu mas para o Sporting ser um parceiro júnior é um grande salto. Já foram 19 vezes campeões nacionais e têm na história uma vitória na Taça dos Vencedores das Taças. Existe uma aceitação interna que, para o acordo com o Sporting poder ser uma realidade, terá de ser tratado com uma sensibilidade muito maior do que a aquisição habitual de um clube mais pequeno e que esteja desesperado por investimento", detalha o jornal The Telegraph.

Sporting já passou os 5M€ em vendas de merchandising. "Daqui a pouco tempo daremos números daquilo que foi essa jogada comercial, mas posso adiantar que o terceiro equipamento foi o mais vendido na história do Sporting." As palavras de Frederico Varandas, na passagem pelo Thinking Football Summit, já antecipavam a dimensão dos valores que o jornal Record adianta.
De acordo com a informação apurada pelo jornal, a reboque do sucesso do equipamento alternativo inspirado em Cristiano Ronaldo,  os leões conseguiram, em apenas 2 meses e 14 dias, ultrapassar a faturação registada em toda a época 2018/19, que foi a melhor antes de 2021/22, quando o Sporting foi campeão.
O que isto significa é que, desde o início desta temporada, o Sporting já faturou mais de 5,2 milhões de euros nas vendas de merchandising, valor alcançado no referido exercício de 2018/19, como pode consultar no gráfico que acompanha este artigo. Em 2021/22, na caminhada rumo à reconquista do título, as receitas atingiram os 8,9 milhões de euros, uma fasquia que deverá ser batida em 2023/24, a manter-se a atual trajetória de crescimento.
No caso concreto do terceiro equipamento, os dados a que o Record teve acesso confirmam o êxito absoluto revelado por Frederico Varandas, no passado fim-de-semana: em apenas 40 dias de vendas, a camisola que partilha a marca CR7 já superou o melhor registo de sempre de qualquer outro equipamento do Sporting… numa época completa!
Nesta altura, representa nada menos do que 64% do volume de vendas de camisolas e corresponde, por si só, a 42% da faturação efetuada desde o início da época 2023/24. Ora, considerando que o total de vendas de merchandising já passou os tais 5,2 milhões de euros de 2018/19 e usando esse valor como referência, isto quer dizer que, só a camisola CR7, já rendeu mais de 2,2 milhões de euros aos cofres da SAD.
Em termos parciais, o terceiro equipamento já vendeu três vezes mais em igual período do que o anterior melhor registo de camisolas principais; comparando com o melhor registo homólogo para a terceira ‘pele’ do leão, a camisola CR7 já vendeu neste momento nove vezes mais!

Falhou colocação e fica na equipa B do Sporting. Gonçalo Esteves foi um dos jogadores na porta de saída até final do mercado de verão, mas permanece em Alcochete. Mais concretamente na equipa B. O jogador de 19 anos está a trabalhar às ordens de Filipe Celikkaya e é por lá que vai continuar a evoluir.
Ainda sem jogos na temporada, o lateral tinha mesmo a intenção de dar um passo para uma equipa que jogasse numa divisão principal. Apesar dos convites, o Sporting preferiu mantê-lo em Alcochete, mesmo que Amorim não conte com o jogador para a equipa A, na qual tem Esgaio, Fresneda e Geny Catamo.

4 comentários:

  1. O defesa do penaltis tocou no pé do avançado do amadora , ficou um penalti por marcar. É o que diz o cartilheiro na sic "quando tocam no pé do taremi tem de ser penalti"

    ResponderEliminar
  2. Mais uma grande vitória do F C PORTO!!!! Vamos contra tudo e contra TODOS!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um hino ao gamanço queres tu dizer! Esta liga batatoon está entregue. Uma verdadeira palhaçada. Só mesmo neste país de terceiro mundo. Carrega Clube das Putas, rumo a mais um roubo de igreja.

      Eliminar
  3. Não digas mal das putas…. Foi assim que a tua mãe te sustentou meu parasita lampião

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...