28 abril 2023

Sporting exige no mínimo 20M€; "Venda de atletas do Sporting não foi por necessidade, mas por outros critérios. Porventura, o critério dos empresários ou dos interesses particulares da Direção e do treinador"; "Benfiquistas ficarão aflitos com ponta final do campeonato do FC Porto"

O Sporting termina a temporada apenas focado no campeonato e com a complicada missão de tentar sair do quarto lugar, procurando ascender na classificação que lhe possa permitir um apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, cenário que Hélder Amaral, antigo deputado e ex-dirigente leonino, não antevê como realista dado o contexto atual. E quanto a culpas, Hélder Amaral diz que a Direção e Rúben Amorim não podem falar de arbitragens ou de outros fatores externos.
"Normalmente, os adeptos queixam-se das arbitragens ou das más práticas à margem da lei dos adversários, mas esta época talvez seja das pouquíssimas em que a culpa só pode ser imputável a Frederico Varandas e Rúben Amorim", afirmou o antigo membro do Conselho Leonino.Para Hélder Amaral, em relação à época 2022/23 do Sporting, "tudo o que aconteceu de mal foi por incompetência, por incapacidade, por incúria, por falta de discernimento da direção e treinador".
A época ficou marcada por várias saídas de Alvalade como foram os casos de João Palhinha e Matheus Nunes, este nas vésperas do clássico contra o FC Porto no Estádio do Dragão, e Hélder Amaral diz que essas situações a juntar à não contratação de um avançado representam algo de "indesculpável".
Além disso, Hélder Amaral critica a gestão de Frederico Varandas e diz mesmo que "a venda de jogadores não foi ditada por necessidade financeira, mas por outros critérios".
E Hélder Amaral, em declarações ao portal Leonino, lança hipóteses. "Porventura, o critério dos empresários ou dos interesses particulares da Direção e do treinador", admitiu Hélder Amaral.
Vendo como "inaceitável" o Sporting terminar em quarto lugar, como aconteceria se o campeonato terminasse hoje, Hélder Amaral sustenta que "o clube quase que regressa aos tempos de Godinho Lopes."
O antigo deputado na Assembleia da República, que no último ato eleitoral fez parte da lista de Nuno Sousa, que concorreu contra Frederico Varandas, mostra-se preocupado com o futuro do Sporting, uma vez que uma não ida à Champions reduz o orçamento verde e branco.
"A não ida a Liga dos Campeões levanta um problema financeiro grave. Não só pusemos em causa o presente como pusemos em causa o futuro", lamentou o conhecido adepto dos leões Hélder Amaral, ele que tem sido uma das vozes mais críticas em relação à gestão de Frederico Varandas na liderança do emblema verde e branco.

Nuno Santos só sai a partir dos 20 milhões de euros. A temporada que Nuno Santos está a fazer no Sporting já não é indiferente para o mercado europeu: Oito golos e sete assistências em 44 jogos, naquela que é a sua terceira época em Alvalade, depois de ter chegado do Rio Ave.
As exibições dentro e fora de portas - nomeadamente na Liga Europa, onde o Sporting caiu nos quartos de final - colocam vários clubes interessados no jogador e as mais recentes notícias apontam para Torino (Itália), Nice (França) e Eintracht Frankfurt (Alemanha). Ainda assim, a estrutura liderada por Frederico Varandas mantém-se intrasigente nas negociações e aponta apenas à fasquia de 20 milhões de euros para abrir mão do jogador.
Além disso, de acordo com o jornal A Bola, em caso de permanência, Nuno Santos deverá aumentar a faixa salarial para um milhão de euros por temporada - motivos que mostram a confiança do Sporting no ala português de 28 anos.
O próximo mercado pode ser assim decisivo para Nuno Santos que, recorde-se, tem contrato com os Leões até 2025 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

"Os benfiquistas ficarão aflitos". O Benfica já teve 13 pontos de vantagem sobre o FC Porto a dado momento do atual campeonato, quando, na Luz, estava a vencer os dragões por 1-0 no clássico, que os azuis e brancos acabariam por reverter e vencer por 2-1, reduzindo para sete os pontos de desvantagem para a liderança encarnada.
Só que a margem ficou ainda mais curta para as águias quando foram derrotadas na deslocação ao terreno do Desportivo de Chaves e viram o FC Porto ficar a quatro pontos de distância, algo que terá deixado a nação encarnada "aflita", essa é pelo menos a ideia de Manuel Cajuda, um dos 'senadores' do treino em Portugal.
"O FC Porto, que não tem tido um nível exibicional muito relevante, tem acima de tudo conseguido bons resultados e consegue vencer. E sabendo da história, do ADN, como se costuma dizer agora, do FC Porto, é evidente que os benfiquistas ficarão aflitos em função daquilo que é a ponta final do campeonato do FC Porto", reconhece Manuel Cajuda.
Em declarações na Renascença, o algarvio nota, porém, que a equipa liderada por Roger Schmidt será capaz de segurar a liderança do campeonato até ao final.
"O Benfica já teve 10 pontos de avanço e agora tem quatro, mas aquilo que é a tão propalada crise do Benfica não me parece que seja assim tão forte que não seja capaz de gerir quatro pontos de diferença", admite Manuel Cajuda, que não coloca de parte o SC Braga, que já treinou, na equação das contas finais da I Liga.
"Embora o SC Braga já tenha um segundo lugar, com o Domingos [Paciência, em 2009/2010], nesta altura este SC Braga parece-me mais forte do que esse".
Deste modo, Manuel Cajuda realça que benfiquistas e portistas devem contar até ao final com a equipa liderada por António Salvador. "Como se diz na gíria, que as pessoas assim entendem melhor: ‘Vão ter que levar com o SC Braga, lá isso vão ter’".
Por outro lado, Manuel Cajuda destaca que os adeptos portugueses podem dar-se por satisfeitos por terem três equipas na luta até ao final do campeonato.
"A cinco jornadas do fim, aqueles que são os amantes do futebol devem sentir-se felizes porque há três equipas – para não dizer quatro, porque o Sporting é muito mais difícil – que podem matematicamente lutar pelo título".
Ainda assim, Cajuda diz que vê o Benfica com reais chances de acabar em primeiro lugar, não fossem as águias o único clube que depende de si mesmo para ser campeão.
"Perspetivando estas situações, digo sempre: Quem está em primeiro tem vantagens porque é muito melhor ter quatro pontos de vantagem, que ter quatro ou seis de desvantagem", concluiu.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...