31 março 2023

Sonho de Schmidt para o Benfica custa...40M€; "O César Boaventura merecia uma estátua na Luz ao lado do grande King"

O Ministério Público não leva o Benfica a Tribunal no âmbito do caso César Boaventura, uma vez que não tem provas de que o empresário de futebol estivesse mandatado pelas águias para tentar corromper jogadores, na tentativa de que estes pudessem facilitar nas suas prestações em jogos contra o Benfica. 
De acordo com o despacho a que a CNN Portugal teve acesso, César Boaventura foi acusado de quatro crimes de corrupção ativa, um dos quais na forma tentada. E uma vez que o Benfica não viu o seu nome pronunciado para julgamento, Fernando Mendes, antigo jogador profissional de futebol, entende que a administração encarnada deveria mandar erguer uma estátua de César Boaventura ao lado de Eusébio no Estádio da Luz."Eu acho que este senhor [César Boaventura] merecia uma estátua no Estádio da Luz ao lado do grande King pelo prejuízo próprio que ele tentava, alegadamente, comprar jogadores em proveito do Benfica. Sinceramente, acho que ele merecia uma estátua ali no Estádio da Luz", indicou Fernando Mendes.
O antigo jogador, que falava em declarações na CMTV, realçou ainda que César Boaventura terá andado "anos e anos nisto, alegadamente, atenção, alegadamente".
"O dinheiro dele, que lhe deve custar tanto a ganhar na vida, para ir comprar jogadores. Acho que isto é extraordinário. Acho que é extraordinário", comentou Fernando Mendes, insistindo na ideia de que o Benfica deveria pensar numa forma de reconhecimento ao adepto.
"Uma estátua que ele merece ao lado do grande King", aconselhou Fernando Mendes, sublinhando ainda: "Não sabemos quanto tempo este senhor andou a gravitar nisto".
Os procuradores do Ministério Público que têm estado a investigar o caso, recorde-se, não encontraram ligação forte que pudesse conduzir o Benfica à barra dos tribunais.
César Boaventura não teve qualquer tipo de cargo dentro da estrutura do Benfica, nem era figura de destaque ou de liderança na hierarquia de chefia do Benfica.
Na base deste processo, recorde-se, estão alegados indícios recolhidos pelo Ministério Público de que César Boaventura terá tentado aliciar os então jogadores do Rio Ave Marcelo, Cássio e Lionn e o antigo guarda-redes do Marítimo Salin, isto na época 2015/16.

Sonho de Schmidt para o Benfica custa...40M€. Orkun Kokcu continua a ser apontado como alvo do Benfica para o próximo verão. Esta sexta-feira a imprensa neerlandesa coloca novamente o capitão do Feyernoord na rota da Luz, acrescentando a informação de que Roger Schmidt, treinador das águias, já fez saber que quer contar com o médio turco na próxima temporada. 
A informação está a ser avançada pelo portal 1908.nl, que também adianta que o Feyenoord quer um montante a rondar os 40 milhões de euros para libertar Kokcu. Ora, esse é um montante que pode assustar os responsáveis encarnados, ainda para mais quando na corrida pelo jogador de 22 anos estará, também, um clube da Premier League. 
O 1908.nl garante, ainda, que o Benfica tentou perceber quais as condições para contratar Orkun Kokcu em janeiro, no mercado de inverno, mas ouviu um 'não' informal por parte do Feyenoord. 
Refira-se que o internacional turco é uma das grandes figuras do atual líder do campeonato dos Países Baixos, acumulando um saldo de 12 golos e três assistências ao cabo de 35 jogos disputados. 

10 comentários:

  1. «O BENFICA É UMA RELIGIÃO EM PORTUGAL» (VÍDEO)

    Adel Taarabt guarda as melhores memórias da passagem pelo Benfica e por Lisboa. Em entrevista, o médio marroquino, atualmente no Al Nasr, recordou as águias com enorme carinho.

    «O BENFICA É OUTRO NÍVEL.
    As condições de treino, o centro de estágios, o estádio…
    O BENFICA É UMA RELIGIÃO em Portugal, há 11 milhões de pessoas e sete milhões são do Benfica.
    Tottenham, Milan…
    O Benfica está noutro patamar.
    O meu primeiro ano lá foi difícil, vinha com a mentalidade de jogador da Premier League, onde, desde que cumpras o teu trabalho em campo, fazes a tua vida normalmente.
    Em Lisboa não é assim, se algum adepto te vê às 23 horas no restaurante vai dizer-te que amanhã tens treino.
    Foi por isso que fui emprestado ao Génova, depois houve a mudança de treinador, correu bem e estive lá sete anos», disse o internacional por Marrocos, de 33 anos. (Veja o vídeo com parte das declarações de Taarabt (fonte YouTube/Maria Arreghini):

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «O BENFICA É UMA RELIGIÃO EM PORTUGAL» Por isso é que eu sou agnóstico! Ainda não cheguei a ateu, mas não desesperemos!

      Eliminar
  2. O Fernando Cocaína Mendes não perde a oportunidade de mostrar ao mundo o seu QI de ameba! O Smerding nesse caso também deveria fazer uma estátua ao Pereira Cristóvão ao lado da do Ronalde!

    ResponderEliminar
  3. Caso não seja aceite, segue para o advogado, enviada já por email
    Direito de resposta ao abrigo do previsto pela Lei nº 2/99 de 13 de janeiro, Capítulo V, Dos Direitos à Informação, Secção 1, Do Direito de Resposta e Retificação
    Exmo(a). Senhor(a) Diretor(a) do Porto Canal,
    Venho por meio deste texto apresentar um direito de resposta referente à notícia
    ”Boaventura terá de devolver 1,6 milhões de euros ao Ministério Público”
    notícias publicadas sobre Cesar Boaventura.
    Em primeiro lugar, é importante salientar que todas as informações divulgadas pelo Porto Canal a respeito de Cesar Boaventura não são condizentes com a realidade. O Sr. Boaventura não foi condenado em nenhum processo, não tem “escutas telefónicas onde comprovam corrupção”, e possui a presunção de inocência, um direito fundamental garantido pela Constituição, de um cidadão que continua em Portugal e não em “VIGO”
    Ao contrário do que foi divulgado nas suas notícias, o Sr. Boaventura é um empresário respeitável e sério, que sempre atuou dentro da lei e dos mais altos padrões éticos. Todas as alegações feitas contra ele são infundadas e carecem de veracidade.
    Além disso, é importante destacar que a divulgação de informações falsas e inverídicas por parte do Porto Canal pode causar danos irreparáveis à imagem e à reputação do Sr. Boaventura. A imprensa tem o dever de apurar rigorosamente os fatos antes de divulgá-los, e a falta de cuidado na verificação das informações configura uma grave irresponsabilidade jornalística, sendo ainda mais difícil entender, que em 40 anos de corrupção desportiva em Portugal, se faça vista grossa aos “verdadeiros”.
    Por isso, solicito que o Porto Canal publique este direito de resposta na sua versão online e televisiva, no mesmo lugar e espaço, a fim de retificar as informações errôneas que foram divulgadas e reparar os danos causados à imagem do Sr. Boaventura. Espero contar com a mesma atenção e imparcialidade que nunca pautaram a atuação do Porto Canal nas suas publicações.
    Caso não seja reposta a verdade, o meu jurídico vai tomar as devidas diligências.
    Atenciosamente,
    César Boaventura

    ResponderEliminar
  4. In: 'A Bola'

    O agente César Boaventura foi formalmente acusado pelo Ministério Público (MP) de tentar corromper jogadores (três do Rio Ave e um do Marítimo) para perderem com o Benfica em jogos da reta final do campeonato de 2015-16, que o Benfica, treinado por Rui Vitória, ganhou com dois pontos de vantagem sobre o Sporting de Jorge Jesus. O agente Boaventura não fazia a coisa por menos: chegou a oferecer 100 mil euros por amarelo, penálti e vermelho - um dinheirão! – a um jogador do Rio Ave que não aceitou a sua primeira proposta, mais modesta («apenas» 80 mil).

    Felizmente, os jogadores em questão não se deixaram corromper e denunciaram o corruptor. A SAD do Benfica escapou à acusação porque o MP não encontrou indícios suficientes de que o agente «tenha sido incumbido de qualquer tarefa e, desde logo, por alguém com uma posição de liderança na estrutura do Benfica». Isto, a despeito de o agente Boaventura ter mencionado expressamente o nome de Luís Filipe Vieira (então presidente do Benfica) na abordagem que fez ao um jogador do Rio Ave (Lionn), dias antes do jogo com o Benfica: «(…) o presidente Luís Filipe Vieira quer pagar-lhe 80 mil euros para ser penalizado com um cartão amarelo na primeira parte, fazer propositadamente um penálti e ser expulso na segunda parte, batendo com a mão no chão», lê-se numa escuta constante do despacho de acusação.

    Temos então que o agente Boaventura, na ótica do MP, embora tenha agido em benefício do Benfica, não agiu em nome ou por conta do Benfica. Podemos então concluir, em face do que ficou apurado, que corromper futebolistas era um hobby pessoal e intransmissível do agente Boaventura, da mesma maneira que corromper funcionários judiciais era um hobby pessoal e intransmissível do antigo braço direito de Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves (foi, aliás, condenado por isso, ele e só ele).

    Caramba, que esquisitos eram os hobbies dos próximos de Luís Filipe Vieira!

    Depois há a questão bicuda da proveniência dos largos milhares que o agente Boaventura se dispôs a oferecer aos jogadores que tentou corromper (e aqui parto do principio de que, pelo menos nos negócios, ele era um homem de palavra: se propôs pagar-lhes aquelas verbas era porque tinha meios de o fazer). Era ele, caso os jogadores tivessem aceite os subornos, que pagava esses milhares do seu bolso? O seu, digamos, afeto pelo Benfica, chegava ao ponto de se dispor a pagar 480 mil euros (pelas contas do MP) a um quarteto de jogadores só para ver o seu clube ganhar jogos importantes para o título?

    Se assim foi, que extraordinário (embora ilícito) exemplo de amor clubístico deu o agente Boaventura a todos os benfiquistas, em particular ao presidente Luís Filipe Vieira, que, aparentemente, não suspeitava que o agente Boaventura tinha um hobby esquisito, muito semelhante ao de Paulo Gonçalves. Que raio de azar!

    Temos então de partir do princípio que esses largos milhares eram do agente Boaventura, da mesma forma que todo aqueles milhões do Eng.º Carlos Santos Silva eram mesmo dele e não, como a Justiça teimosamente continua a insistir, do primeiro-ministro José Sócrates.

    É que se o dinheiro não fosse do agente Boaventura, então estávamos a falar do quê?!?
    Pois.

    Temos, em conclusão, um agente reconhecidamente próximo do ex-presidente do Benfica com fortíssima simpatia pelo clube encarnado - doutra maneira não se explica a tentativa de corrupção de jogadores adversários em jogos cruciais para o título. Um agente certamente rico e generoso, como se infere do hobby invulgar e dispendioso de tentar corromper, por conta própria, jogadores para perderem com o Benfica. Um hobby ainda por cima arriscado - e se alguém desse com a língua nos dentes, como efetivamente veio a acontecer?

    (suspiro prolongado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cont...

      (suspiro prolongado)

      Todo este nojo faz parte do futebol português que acompanho vai para 40 anos. Um futebol que tendo indiscutivelmente gente boa, séria e civilizada a tentar tirá-lo do atoleiro, continua, por outro lado, povoado de traficantes, vigaristas e esbirros que continuam a prevaricar na mais completa impunidade. Este, meus caros leitores, é o futebol que também consumimos. O futebol do vale tudo. Do truque. Da moscambilha. Da deslealdade. Dos sistemas. Dos incendiários. Das histórias mal contadas e das tentativas de encobrimento, quantas vezes ridículas de tão óbvias, por parte de quem devia ter a coragem de chamar os bois pelos nomes, seja qual for a cor envolvida. Anoto também, com tristeza, a degradação pronunciada de um certo jornalismo (com letra pequena) cego pela clubite e por outros interesses inconfessáveis. Episódios como este do agente Boaventura dariam vontade de rir se não metessem nojo. Mas metem. Mesmo!... … e não há forma de os maquilhar. Ou diminuir.

      Em face de tudo isto, parece-me óbvio que Luís Filipe Vieira tem de vir a público esclarecer por que razãoo agente Boaventura utilizou o seu nome na abordagem aos jogadores que tentou corromper; assim como me parece óbvio que a direção do Benfica deve acionar judicialmente o agente Boaventura por danos reputacionais, já que este senhor tentou corromper jogadores em nome do clube — mais especificamente, em nome do próprio (ex--)presidente do Benfica!!! E deve fazê-lo imediatamente, em defesa da sua reputação, tão danificada pelo somatório de casos!..., e sem medo do que o agente possa vir a replicar.

      Se Vieira e o Benfica não fizerem isto num caso com esta gravidade, então há qualquer coisa que não bate certo.

      Aguardemos.

      Eliminar
    2. óbvio, mas só neste pobre país é que os responsáveis da investigação criminal, não conseguem vislumbrar qualquer ligação entre os césares boaventuras/paulos gonçalves e a a maior organização criminosa!!! Nem sequer extrair uma certidão para abrir novo inquérito e prosseguir as investigações!!! Incrível, será que fizeram tudo o que os indícios impunham???? E CORRUPTUS UNUM......

      Eliminar
    3. A ligação está na contratação dos referidos jogadores pelo Sporting Corrupto de Portugal. Depois veio o Brian Ruiz e...pum chutou por cima da barra.

      Eliminar
  5. O César Boaventura tem que fugir para Vigo. Cá não se safa.

    ResponderEliminar
  6. O nosso presidente da republica devia condecorar o Paulo Goncalves e o Cesar Boaventura no dia de Portugal com a ordem de mérito desportivo e mérito de amor ao próximo. O Goncalves como amante do desporto e querendo ver os amigos felizes até pagou do seu proprio bolso a viagem de aviao e hotel ao ex presidente do Conselho de Arbitragem para ver o Juventus-Benfica. O Boaventura querendo unicamente ver o universo benfiquista feliz, ele próprio decidiu pagar do seu proprio bolso uns bombons aos jogadores adversários do Benfica para não se cansarem muito em campo em corridas desnecessárias em jogos contra o Benfica.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...